quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos realiza exames preventivos gratuitos em parceria com PSF

Osmar Marchi Filho (motorista da Unidade Móvel), Geraldo Duarte e José Onofre Mariano (pacientes) e o médico Dr. Carlos Eduardo Silveira.

Rosa Maria V. Quintiliano (PSF), Cleide A. P. Ferreira (Coordenadora de eventos) e Ana Paula Barbosa Duarte (PSF).






Arceburgo: Um número de pessoas foi ao PSF II – Dr. Nickson Russo, no jardim São José, na manhã do dia 17 último, para a realização de exames preventivos , na unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos. Estacionada em frente a Unidade Básica de Saúde (PSF II), a carreta da saúde é equipada para realizar até 150 atendimentos por dia. São 40 exames de próstata, 50 exames de colo de útero (papanicolau) e 40 exames para diagnóstico de câncer de pele. A Unidade Móvel ainda possui:
Um pequeno Centro Cirúrgico; Ambulatório para exames de próstata; Sala para coleta de material para exame de papanicolau com exame de colo de útero (colposcopia). A equipe que visita 8 estados brasileiros é formada por um médico, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um motorista. Segundo a coordenadora de eventos, Cleide A. P. Ferreira, ligada ao Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII, declarou, “Tudo começou com uma festa beneficente que realizamos em abril de 2011, Direito de Viver, que com a arrecadação do Bingo realizado, somada a subvenção da Prefeitura Municipal, permitiu a vinda da carreta da saúde a Arceburgo.”, concluiu.
Muitos munícipes puderam fazer os exames preventivos oferecidos. Do Asilo Paroquial “Francisco de Lima de Souza Dias” vieram 3 homens para o exame de próstata e 13 internos para exames dermatológicos.
A sala de espera ficou lotada, sendo todos atendidos primeiramente pela equipe do PSF II, e depois eram encaminhados para a realização dos exames preventivos.
O Hospital de Câncer de Barretos é referência nacional na prevenção e combate a essa terrível doença que atinge milhões de vidas no planeta. Portanto, a prevenção é a melhor forma de combater a doença.

0 comentários:

Postar um comentário