quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A fé e a devoção nos três Reis Santos são preservadas em Monte Santo

A companhia se retira para visitar outra residência

A família, ao final da visita da companhia, devolve a bandeira

Dentro da casa as cantorias são de louvores ao Menino Jesus


Monte Santo: O mês de dezembro é de grande movimentação das Companhias de Reis de Monte Santo de Minas, que percorrem toda a cidade e zona rural em apresentações para atender aos devotos dos três Reis Santos: Baltazar, Melchior e Gaspar. Esta movimentação tem o seu ápice no dia 6 de janeiro, Dia dos Três Reis Magos, quando as companhias fazem a chegada na Capela de Santos Reis. 
As Companhias de Reis fazem suas peregrinações em atendimento às famílias devotas, que as convidam para se apresentarem em suas residências sob forte comoção de religiosidade e de fé, como também de festa, pois os donos das casas oferecem aos membros das companhias e convidados um farto almoço (ou jantar), regado com lindas cantorias. Mantendo viva a tradição, as companhias percorrem os bairros da cidade e da zona rural sob a batuta de seus mestres, com os seus músicos, cantores e com os alegres bastiões (palhaços guardiões da bandeira). 
É emocionante a chegada de uma Companhia de Reis em uma residência, a família devota recebe a companhia na porta da casa onde é oferecida ao chefe da família a bandeira dos três Reis Santos e os membros da companhia cantando pedem licença para entrar. As letras dos versos e a musicalidade são de grande profundidade e calam forte nos corações de todos os presentes. Dentro da casa são entoadas musicas em louvor ao Menino Jesus e, novamente, a emoção fala mais alto. Depois que o almoço (ou jantar) foi servido para todos, na saída, o dono da casa e sua família levam a bandeira até a porta onde a Companhia de Reis se despede e agradece com mais uma linda cantoria. Foi assim que a família do casal Sarah e Arlindo Paschoal, na quarta-feira passada, 4, recebeu em sua residência uma Companhia de Reis com todo o aparato, devoção e fé.

0 comentários:

Postar um comentário