quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Secretaria de Esportes e Cultura faz balanço das atividades folclóricas do ciclo natalino 2011/2012

S.S.do Paraíso: Entre as muitas festividades do período do fim de ano e entre as várias comemorações de fim de ano temos a questão festiva que oscila entre o ponto religioso e profano, envolvendo todas as pessoas independentemente da raça, cor, credo ou cultura. No município de São Sebastião do Paraíso, situado no sudoeste do Estado de Minas Gerais, o folclore é marcante nessa parte do ano, haja vista que o meio urbano é envolvido com a Festa da Congada e Moçambique, sendo uma manifestação folclórica secular dentro de uma comarca com 190 anos. Entretanto para a comunidade rural o ciclo do Natal – Ano Novo – Dia de Reis, concentra-se principalmente no Natal e Dia de Reis, sendo totalmente direcionado para as tradicionais Festas dos Reis Magos do Oriente.
Bela Vista campeão da Congada 2011 em São Sebastião do Paraíso
A festa da Congada e Moçambique, registrada como patrimônio imaterial de São Sebastião do Paraíso, terminou no dia 31 de dezembro com a descida das bandeiras com resultado surpreendente em relação ao respeito ao Folclore e inovação/criatividade dos ternos de Congo e Moçambique. Cerca de 25.000 pessoas passaram pela Praça da Matriz durante os cinco dias de festa. Em destaque fica o desempenho do trabalho conjunto da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro, dos Ternos de Congo e Moçambique e da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. De acordo com o levantamento da Policia Militar não foi registrada nenhuma ocorrência neste ano. Em 2011 os ternos de moçambique optaram por não participarem do concurso, contudo desfilaram com a mesma religiosidade e beleza de todos os anos, abrilhantando ainda mais a festa.
Já os Ternos de Congo, exceto o União, mantiveram a disputa pelo 1° lugar. Este ano com 1,0 ponto a frente do 2° colocado o terno de Congo Bela Vista levou o título. Confira a classificação: 1° lugar: Bela Vista, 2° lugar: Ipiranga, 3° lugar: Sabiá. O concurso entre os Ternos de Congo é simbólico, uma vez que a premiação são troféus, oferecidos pelo município, mas que os ternos recebem como grande valor representativo de suas tradições folclórico religiosas. Este ano a Prefeitura Municipal ofereceu R$500,00 como incentivo ao terno Campeão, de acordo com o regulamento, para ser incluído na verba de 2012. A festa contou com a presença maciça da população paraisense, visitantes e diversas autoridades que demonstraram uma vez mais a valorização e o respeito a esta tradicional e quase bicentenária cultura popular paraisense.
Segundo Lucas Cândido do Departamento de Cultura “a festa de 2011 foi inovadora por trazer novos ritmos e evolução na passarela, o nível das apresentações folclóricas aumentaram muito, haja vista que todos os ternos podem ser vistos no sentido de igualdade, pois os capitães estão procurando valorizar o quesito folclórico resgatando a tradição pela rima e conteúdo”. O Secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo Mariano Bícego parabeniza todos os ternos de Congo e Moçambique que desfilaram nas noites de 26 a 30 de dezembro, demonstrando a garra pela defesa do folclore paraisense. 
Festas de Santos Reis reúnem centenas de pessoas no município
O ciclo natalino de 24 a 06 de janeiro é palco das tradicionais Companhias de Santos Reis. A tradição folclórico-religiosa demonstra que a Companhia de Santos Reis é repleta de rituais e traz consigo uma riqueza simbólica impressionante. A organização de uma Companhia é a principal fórmula para o bom andamento no trajeto de 24 de dezembro a 06 de janeiro. Os gerentes se reúnem com os foliões em torno do mes de novembro para decidirem o “giro” (trajeto) a ser percorrido durante as visitações. Os pontos de almoço, janta e pouso da Bandeira são definidos para garantir que o giro seja desenvolvido com sucesso. Ao oficializar o percurso, as residências escolhidas para servir refeição aos componentes, se destacam perante a comunidade, e a partir daí, o impacto é permanente e torna-se irreversível. Através dos depoimentos, nota-se que a característica fundamental dessa manifestação folclórica está em torno da Fé do povo, principalmente dos foliões, porque todos trabalham e têm sua família, mas deixam tudo para segundo plano, em um período de confraternização entre os amigos, para seguirem a jornada da Folia de Reis, sendo um trabalho voluntário. Destaca-se as dificuldades enfrentadas durante a caminhada como o perigo, a magia, a Fé, as estórias, tudo isso dentro de uma única manifestação.
Segundo Lucas Candido do Departamento de Cultura e pesquisador sobre o tema “o município de São Sebastião do Paraíso consegue apresentar à comunidade a tradição folclórico-religiosa em diversos pontos da sua área geográfica, em torno de dez festas no dia 06 de janeiro, além das outras durante o ciclo do Natal”. Todas as festas conseguem reunir centenas de pessoas que prestigiam o canto da Folia de Reis. Em algumas festas são oferecidos pãezinhos recheados com carne moída e refrigerante outras oferecem os tradicionais doces de leite e frutas, além de biscoitinhos e roscas. O ponto diferencial das Festas de Reis é a confraternização entre a comunidade, visto que tudo é oferecido gratuito, sem nenhum custo ao devoto. As ofertas que os foliões ganham durante o trajeto são reunidas e devolvidas para os devotos no dia da festa através da alimentação. Com isso a Festa de Reis consegue este título de festa popular, pois não exclui nenhuma pessoa.

0 comentários:

Postar um comentário