quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fé, devoção e tradição marcam a Companhia de Reis em Arceburgo




Arceburgo: Comemorada nos 12 dias que antecedem a Epifania (manifestação da presença do Senhor Jesus), no dia 6 de janeiro, conforme tradição,  CHEGADA A Belém dos três Reis Magos anunciando a chegada do Menino Deus. Em Mateus 2 vc 1, no texto bíblico: “tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do Rei Herodes, eis que vieram uns magos do oriente a Jerusalém”. Os magos eram astrólogos do oriente, mas não devem encarados com o mesmo espírito da astrologia moderna. Afirmar a fé, a devoção e a adoração a Jesus que significa “Javé é a salvação”. A estrela que os guiou indica que todas as criaturas, como a própria natureza devem se curvar diante do Menino Iluminado que acabara de nascer. Os magos oferecem presentes “pois do tesouro de seu espírito tira o ouro, aquele que reconhece o Cristo como Rei de toda criatura oferece a mirra, aquele que crê que o Filho Único de Deus assumiu uma verdadeira natureza de homem e exprime sua reverência oferecendo incenso, aquele que o confessa igual ao Pai, absolutamente. 
Em Arceburgo, são quatro Companhias de Reis. Depois da peregrinação pelas casas dos devotos, onde levam a música em versos cantados, e a bandeira dos magos, os visitados servem um almoço (ou jantar) a todos os componentes da companhia. A chegada aconteceu no dia 6 de janeiro na Capela dos Santos Reis, com a celebração de uma missa pelo monsenhor Enoque Donizetti de Oliveira. Após, aos membros da comunidade é servido um delicioso lanche, dando a celebração um clima de festa. 
Representação da companhia: Bandeira: desenho dos Reis Magos visitando o Menino Jesus. Bastião ou Camponês: defensores da Bandeira. Capitão ou Embaixador: chefe da companhia. Respondão, Ajudante, Caceteiro, Tala, Tipi, Contrato: são os cantadores que acompanham o Embaixador. Instrumentos Utilizados: viola, violão, caixa, pandeiro e sanfona.    

0 comentários:

Postar um comentário