domingo, 29 de janeiro de 2012

Paraíso receberá Unidade de Pronto Atendimento

S.S.do Paraíso: Reunião entre representantes do Ministério da Saúde, Coordenação Estadual de Urgência e Emergência e 16 municípios mineiros, realizada em Brasília na terça-feira (24), definiu que São Sebastião do Paraíso será uma das dez cidades do Estado a receber ama Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os recursos para as obras, orçadas em R$ 2 milhões, serão destinados pelo Ministério da Casa Civil, através do Programa de Aceleração do Desenvolvimento – PAC 2.
As UPA’s 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Nos próximos dias, o município apresentará um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para a adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas (Cisgem), que possibilitou a chegada do Samu à região. A sede do consórcio, localizada em Varginha, está em fase de construção.
O secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, enaltece o emprenho e a dedicação do prefeito Mauro Zanin, que estruturou o município e deu condições para que a administração pudesse apoiar a Saúde de forma mais ativa e, também, de sua equipe, que elaborou o pré-projeto para tal conquista. “Nossa proposta foi aceita em meio a mais de 180 apresentadas por outros municípios, sendo que muitos deles têm poder econômico maior que o nosso”, comemora.
De acordo com o responsável pela gestão da saúde pública municipal, Paraíso havia sido contemplado com uma UPA porte 1, apta para atender municípios com até 100 mil habitantes. Para uma estrutura desse porte, o governo federal investiria cerca de R$ 1,4 milhão. No entanto, o fato de receber pacientes de municípios vizinhos, fez com que o Estado decidisse que a cidade deveria ser agraciada com uma unidade de porte 2, para até 200 mil habitantes. Atualmente, nossa microrregião é habitada por 125 mil pessoas.
A intenção da Prefeitura é começar a construir a UPA de Paraíso antes do início do período eleitoral, porém, existem trâmites de níveis Federal e Estadual que podem inviabilizar o desejo do município.
 A nova estrutura trazida pela UPA oferecerá aos usuários da rede de saúde pública maior conforto, qualidade e, principalmente, eficiência nos atendimentos de Urgência e Emergência. “O objetivo dentro da rede de Urgência e Emergência é salvar vidas. Teremos mais condições de atender um caso mais grave e fazer o pronto atendimento”, declara o secretário. O local onde será construída a Unidade de Pronto Atendimento será definido em breve.
Ralph Diniz

0 comentários:

Postar um comentário