domingo, 29 de janeiro de 2012

Departamento de Vigilância Epidemiológica dá início à campanha de combate à dengue em Paraíso


Foto: arquivo ASSCOM



S.S.do Paraíso: Preocupada com a possibilidade de uma epidemia de dengue, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, deu início ao combate ao mosquito Aedes Aegypti em todo o município.
     Gustavo José Bernardino, responsável pelo departamento, informa que os 34 agentes de combate à dengue já concluíram Levantamento de Índice (LI), que identifica possíveis focos e coletam as larvas do mosquito transmissor. Esse procedimento foi realizado em 10% das casas de Paraíso.
     Após a finalização da primeira etapa, deu-se início à fase de tratamento, onde todas as residências são visitadas pelos agentes da Vigilância, que atiram veneno em locais propícios para a multiplicação do Aedes Aegypti. Pontos estratégicos, como o cemitério municipal, ferro-velhos e curtumes foram visitados pela equipe da Prefeitura.
     O cuidado e a preocupação do município têm fundamento. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas diagnosticadas com dengue no Brasil deve ser maior que o do último ano. Em 2011, 51 casos foram registrados em Paraíso. Não houve nenhuma morte. Outro fator que deixa Bernardino apreensivo diz respeito ao descuido de parte das pessoas durante o período de férias escolares. Segundo ele, muitos proprietários de residências deixam o cuidado com os possíveis focos do mosquito de lado durante essa época.
     A prefeitura informa que continuará com os mutirões de coleta de entulho e pneus usados em quintais e terrenos baldios em todos os bairros da cidade em 2012. No ano passado, 74 caminhões abarrotados de materiais foram recolhidos pela equipe de combate à dengue. Destes, 30 caminhões foram lotados com pneus e outros 30 destinados à Associação dos Coletores com material reciclável.
Outra ação que será mantida neste ano será a entrada dos agentes em imóveis fechados ou onde houver rejeição por parte dos moradores através de alvará emitido pela Justiça. Esse procedimento contará com o apoio de chaveiros, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
     O Departamento de Vigilância Epidemiológica solicita que a população se empenhe na luta contra o mosquito. “A ação do agente é fundamental, mas é momentânea. Ele joga o veneno e vai embora e só vai voltar naquela casa após 30 ou 40 dias. É nesse período que a população tem que nos ajudar. Por isso é importante que a população seja nossa maior parceira, porque se não for, o risco de morte por dengue será muito grande”.
Ralph Diniz

0 comentários:

Postar um comentário