domingo, 29 de janeiro de 2012

Prefeitura e Copasa anunciam vencedora da licitação para segunda etapa das obras do sistema de tratamento de esgoto

Foto: Vandeir Naves



S. S. do Paraíso: O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, e representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 26, para anunciar que a empresa Prefisan Ltda., de Belo Horizonte/MG, é a vencedora da licitação para a segunda etapa das obras de instalação do sistema de tratamento de esgoto sanitário do município.
     Estiveram presentes ao evento o gerente distrital da Copasa, Vasco Drázio Gil, os engenheiros Edson Luiz Duarte e Marlon Cesar Aguiar, e o secretário municipal de Planejamento Urbano, Cassius Malaguti.
     O valor do contrato a ser assinado no próximo mês entre a companhia e a construtora especializada em obras de saneamento é de R$ 21,6 milhões. A Prefisan foi a responsável pela construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) do município de Alfenas.
     A próxima etapa das obras de instalação do sistema em Paraíso, que deverá ser iniciada em dois meses, concluirá a instalação dos interceptores, coletores-tronco, estações elevatórias e construirá as três ETE’s responsáveis pelo tratamento e disposição final do esgoto sanitário.
     Até o final de 2011, a Copasa já havia implantado mais de 120 novas ligações de esgoto; instalou novos 200 ramais e a substituiu outros 80; instalou de 55 postos de visita e recuperou mais 60. Também efetuou a limpeza de 50 redes coletoras com equipamento hidrovácuo. Além disso, 1.726 metros de interceptores já foram construídos em várias regiões do município.
     O secretário Cassius explica que o esgoto sanitário é um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios no que diz respeito à degradação do Meio Ambiente e declara que Paraíso segue a passos largos para acabar de vez com o impacto negativo causado pela disposição irregular dos dejetos. “Nossos córregos são considerados os mais poluídos de Minas Gerais e nós somos os responsáveis por isso. Com esse plano, vamos cumprir as leis ambientais estaduais, federais e, também, o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público”.
     Malaguti ressalta ainda a importância do trabalho efetuado pela Copasa antes mesmo da conclusão da obra. De acordo com ele, a retirada do esgoto a céu aberto das proximidades das residências diminuirá os casos de doenças virais causadas pelo contato com a água contaminada. O mau cheiro e os insetos também deixarão de incomodar centenas de moradores que vivem próximos aos córregos. “Esse ganho é imediato”, completa.
     A Copasa espera entregar 100% das obras das Estações de Tratamento de Esgoto até maio de 2014.
Ralph Diniz

0 comentários:

Postar um comentário