quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Companhia de Reis uma tradição que se mantém viva em Guaranésia

Companhia de Reis coordenada por Célio Brito 

Dona Maria segurando a bandeira dos Três Reis Santos, cumprindo a promessa de uma graça alcançada 


Guaranésia: Os Reis Magos na tradição Cristã são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe 3 presentes sendo que Melquior ofereceu ouro; Baltasar incenso e Gaspar mirra. Eles são mencionados no Evangelho segundo Mateus. Nos dias atuais, a cultura e a tradição já se acostumaram em todos os anos, no mês de dezembro, mês do nascimento do Menino Jesus tempo de Natal, abnegados seguidores dos três Reis Magos, juntam seus instrumentos e vão para a peregrinação que se encerra no dia 6 de Janeiro do ano seguinte, data que é comemorado o Dia dos Santos Reis. 
Este ano em Guaranésia não foi diferente, os foliões da companhia coordenada por Célio Brito deu o tom da devoção e passaram vários dias em cantoria homenageando a vinda de Jesus neste mundo, há cerca de 2011 anos atrás. Muito bem organizado e afinado deu gosto de ver os foliões cantarem, por aonde chegou foi só alegria e foguetório. Destacamos nesta edição a casa da moradora Maria Moenda da Silva, bairro Vila Nunes, onde para contemplar a bandeira dos Reis Magos foi servido um gostoso jantar e também pagando a promessa por ela alcançada. Em conversa com dona Maria ela disse que “tenho muita fé no Três Reis e é graças a eles que venci na vida. Esta janta é uma singela homenagem a aqueles que tanto fizeram e fazem para mim e minha família neste mundão de Deus”. O organizador e folião Célio de Brito, por sua vez disse que “é uma honra envergar a bandeira dos Reis Magos, eu estou em função desta prazerosa incursão desde os 6 anos de idade. Nesta época eu saio pulando e  cantando  com a maior alegria, assim vou até quando Deus me permitir”, finalizou. A chegada da companhia foi na Fazenda Catitó onde, como sempre, é mais um espetáculo a parte. Um agradecimento especial as cozinheiras Nina, Lurdes, Fátima e Joana sem elas o jantar não teria acontecido com tanta harmonia.

0 comentários:

Postar um comentário