quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasil deve se tornar 3º mercado mundial de veículos em 2016


Fabrica Chevrolet Brasil


Brasil: Com 3,6 milhões de veículos (automóveis e comerciais leves) comercializados em 2011, o Brasil fechou o ano como o quinto maior mercado mundial de veículos em 2011, atrás apenas da China, EUA, Japão e Alemanha. Consultoria prevê que País alcançará 3ª posição até 2016.
Segundo levantamento da consultoria KPMG, o Brasil deve chegar a 2016 com vendas de 4 milhões a 6 milhões de veículos. A China seguirá na primeira posição, enquanto os Estados Unidos ocuparão o segundo posto no ranking.
A pesquisa, que contou com a participação de 200 executivos de várias partes do mundo, mostra também que a expectativa é a de que até 2017 o Brasil esteja exportando mais de 1 milhão de veículos ao ano. As vendas externas brasileiras em 2011 devem ficar em 540 mil unidades, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Sob o ponto de vista econômico, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) avalia que o investimento na área contribuirá com a geração de empregos e o desenvolvimento da indústria nacional. Citando a abertura de uma montadora da chinesa JAC Motors na Bahia, o parlamentar acredita que a China deve ganhar mercado no setor. “Os carros chineses são mais baratos e não podemos ignorar essa tendência. A instalação de uma fábrica na Bahia é um passo para abrir o nosso mercado, gerando empregos e um ganho expressivo para a economia do Brasil”, afirmou Teixeira.
Por outro lado, o aumento de veículos em circulação representará um desafio para a mobilidade urbana, considera o deputado Márcio Macedo (PT-SE). “É indiscutível a geração de empregos e a comodidade dos veículos para os trabalhadores, mas teremos que lidar também com o impacto ambiental que esse aumento da frota de automóveis causará. Precisamos estimular o transporte coletivo, melhorar os sistemas de mobilidade, desenvolver as tecnologias desta área, consorciar os vários meios de transportes disponíveis, como o rodoviário, o ferroviário, o metrô, o fluvial, o marítimo e o lacustre, entre outras medidas. Este é um grande desafio para a humanidade e para o Brasil”, ponderou Macedo, autor do projeto de lei (PL 1093/11) que institui o “Dia Nacional sem Carro”.
Bahia
Com investimento de 900 milhões de reais, a JAC Motors vai instalar uma fábrica no polo de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. As obras de construção da montadora – que terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano – terão início este ano e o projeto deve gerar 3,5 mil empregos diretos.

0 comentários:

Postar um comentário