quinta-feira, 15 de setembro de 2011

WB: FEICC 2011

“Grandes feitos que revolucionaram a humanidade”



Monte Santo: Aconteceu no WB nos dias 16 e 17/08 a IX Feira Cientifica e Cultural WB (FEICC) que teve como tema “Grandes invenções que revolucionaram a humanidade”.
               Professores e alunos envolveram-se no tema e assim confeccionaram e/ou prepararam atividades que levavam a todos, participantes e visitantes, conhecerem e compreenderem ainda melhor os resultados de grandes inventos e descobertas que causaram uma revolução no desenvolvimento da humanidade ao longo dos tempos no campo cientifico e cultural.
              Além de despertar a consciência do papel de cada um na construção de um mundo melhor, a feira promoveu aos alunos a oportunidade de um crescimento integral, visto que através do contato dos mesmos com outras pessoas, eles tiveram a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula, além de desenvolver sua oralidade e interiorizar conteúdos trabalhados.
Ciências e Laboratório
               Na área de Ciências, alunos dos 6° anos, sob orientação das professoras Reny e Célia apresentaram trabalhos sobre a Revolução Verde; alunos dos 7° anos, sob orientação das professoras Reny, Célia e Nerci, trabalharam os inventos que revolucionaram a agricultura; alunos dos 8º anos, sob orientação das professoras Ivonete, Janete e Naiara, os trabalhos expostos foram sobre os inventos que revolucionaram a Biologia: invenção do microscópio, dos anticoncepcionais que libertaram a mulher, da vacina, esta exposta sob a forma de encenação e paródia e sobre a descoberta dos antibióticos; os alunos dos 9º anos, sob a orientação da professora Ivonete trabalharam as invenções no campo da Física que revolucionaram as telecomunicações e motor elétrico e sob a orientação da professora Estela, a descoberta da pipoca e invenção da Tabela Periódica de classificação dos elementos químicos.
Estação Informática rumo ao desenvolvimento da Língua Portuguesa
               Mais uma vez a equipe de Língua Portuguesa e Inglês do WB inovou e surpreendeu os visitantes da IX FEICC. Dentro do tema proposto, a equipe selecionou a escrita e o computador como as duas invenções que, de fato, revolucionaram o mundo. Foi utilizada a sala de informática como um grande trem e os computadores divididos em estações: jogos, scraps, criação de endereços eletrônicos (e-mails). É a escola no mundo informatizado. A equipe mostrou ainda como é possível trabalhar os conteúdos escolares tendo o computador como recurso didático.
Geografia


Acreditamos que o papel da Geografia escolar e a visão que os alunos têm dela vem sofrendo mudanças, buscando cada vez mais construir uma ciência que dialogue com o espaço mais próximo do aluno, seja local ou global. Os alunos dos 6ºs anos apresentaram as bússolas construídas por eles com material proposto e representaram o GPS, utilizando sucata. Os alunos dos 7ºs anos fizeram mapas da evolução dos mapas brasileiros, maquetes dos meios de produção de energia elétrica. Os alunos dos 8ºs anos apresentaram um jogral sobre os objetivos do desenvolvimento do milênio. Os alunos dos 9ºs anos fizeram maquetes sobre o aquecimento global e fontes de energia. Os alunos da EJA apresentaram a pesquisa feita sobre o destino dado ao lixo e a coleta seletiva em nossa cidade.

Educação Física – Slow Motion

As professoras de Educação Física, Joice, Márcia e Simoninha, utilizando data show, apresentaram para a FEICC o Slow Motion - a Super Câmera Lenta - recurso tecnológico utilizado hoje para melhorar a performance e o rendimento dos atletas e  com isso corrigir possíveis erros na execução dos movimentos,  melhorando o desempenho durante uma competição. Um público expressivo mostrou interesse e interagiu com a apresentação dos vídeos, admirando a superação e o limite dos atletas durante as competições, surpreendendo-se com as possíveis lesões que o atleta pode sofrer sendo por algum erro de execução ou por agressão física. 

HISTÓRIA... Descobertas e invenções que
revolucionaram o Mundo!

Os professores de História abordaram na IX Feira Científica e Cultural da Escola Estadual “Dr. Wenceslau Braz”, algumas invenções e descobertas que revolucionaram a humanidade, durante os quatro grandes períodos históricos. 
Idade Antiga: Roda: alunos dos 6º Anos.
Idade Média: Vidro: alunos dos 7º Anos.
Idade Moderna: Imprensa: alunos dos 8º Anos.
Idade Contemporânea: Plástico: alunos dos 9º Anos.
Em outra parte da sala, foram apresentadas algumas curiosidades a respeito de algumas invenções. Os objetos expostos foram trazidos pelos alunos dos diferentes anos. Destacam-se alguns objetos: rádio, relógio, ferro à brasa, discos de vinil, telefone antigo, estribos, utensílios domésticos, máquinas fotográficas e filmadoras, canetas entre tantos outros.Complementando a sala, abordaram-se algumas invenções negativas desenvolvidas pelo ser humano ao longo da História como: a bomba atômica, fornos crematórios da II Guerra Mundial, etc.
Finalizando, a Sala de História contou com um número expressivo de alunos e convidados, sendo oferecida aos mesmos uma pequena lembrança – um lápis – criação do século XVIII. Foram totalizadas aproximadamente 800 assinaturas no Livro de Visitas.

Artes – O homem: um ser de arte e de fé
Com o intuito de utilizar a arte para expressar a dimensão artística e a religiosa do ser humano, as professoras trabalharam a sensibilidade dos alunos através de músicas e filmes e por meio de técnicas diversificadas, estimularam a livre expressão na arte em vidro. O ambiente em que foram expostos os trabalhos estava muito “clean”, como deve ser um espaço onde a arte e a fé se encontram.

Matemática – Formas geométricas revolucionando o dia-a-dia

O tema escolhido pela área de matemática foi a geometria, com o objetivo de desenvolver o espírito de observação das formas geométricas no nosso dia – a – dia. A sala também propiciou ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras, incentivando o gosto pela matemática e o desenvolvimento do raciocínio.

I Sarau WB

A FEICC também proporcionou a descoberta de talentos musicais e a integração da sociedade à escola através de um belíssimo sarau composto por alunos, pais e membros da sociedade. Dessa forma deu-se inicio ao I Sarau WB, que foi um sucesso. “A música envolve, contagia, renova, cria e emociona. Só o homem tem esta capacidade de criar e emocionar. Isso é humano. Humanize-se!”
           E foi nesse clima gostoso e cheio de emoção provocado pelas apresentações do Sarau que todos puderam se encaminhar até a quadra e apreciar a brilhante apresentação de patinação artística dos alunos Pablo e Tainá. Logo depois saborear delicioso chá, oferecido pela escola.
          Abrimos e fechamos nosso evento com chave de ouro: responsabilidade, compromisso educacional, envolvimento, criatividade, conscientização, música, dança, patinação e, é claro, um delicioso “cafezinho”.



0 comentários:

Postar um comentário