sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Esporte, Turismo e Cultura: Uma aliança para o futuro

Seleção de Futsal inaugura o uniformenovo na COPA TVD


 Treino das categorias de base

 Copa Lance legal de Futebol de Campo


 Presidenta do Balaio Mineiro visita o Cidadão das Artes 

 Treino da Equipe Monte Santo de Mountain Bike no Circuito Califórnia


Uniforme da Equipe Monte Santo de Mountain Bike



Monte Santo: A atual gestão do novo Departamento Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, liderada por André Barbosa de Oliveira, completa nesse início de outubro somente 5 meses de atividades. O DME tem obtido apoio total e irrestrito do Prefeito Municipal, apreciador e entusiástico incentivador do esporte, e da Secretária da Educação e Cultura, a educadora Maria Ângela Dias Flauzino, que também tem batalhado pela consolidação desta ferramenta sócio educacional em nossa sociedade. 
O DME conseguiu organizar uma pequena equipe que tem a obrigação de gerar idéias e soluções para o desenvolvimento sustentável desse setor em nossa cidade. O DME tem acumulado também a agenda municipal do turismo e, da mesma forma, vem buscando solidificá-lo com ações concretas e que visem o fortalecimento desse setor econômico na cidade e a geração de renda através do mesmo. Foi assim que nasceu o ESPAÇO CIDADÃO DAS ARTES, que é um centro de desenvolvimento sociocultural e de turismo. 
Acreditando nesse modelo de gestão apoiada em um trabalho técnico e desprovido de interesses políticos, o DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E TURISMO hoje conta pela primeira vez na história de nossa cidade com sua sede, estrategicamente montada no CIDADÃO DAS ARTES, conciliando as mais eficazes ferramentas sociabilização e socialização existentes: o esporte, o turismo e a cultura. Podemos dizer então, que Monte Santo conta com um espaço cultural, turístico e esportivo. O resultado do esforço do DME originou uma agenda de trabalho ampla, acelerada e complexa.
Conheça as ações do DME: A COPA LANCE LEGAL DE FUTSAL, realizada em julho, com participação de 12 cidades. Administração da COPA LANCE LEGAL DE FUTEBOL RURAL DE CAMPO, em andamento desde agosto no Estádio do América, com participação de 10 equipes; Realização do 1º MONTE SANTO DE MINAS XCO DE MOUNTAIN BIKE com organização da EQUIPE MONTE SANTO DE MTB, que será realizado no dia 02 de outubro no Sítio Califórnia, com a participação de cerca de 200 ciclistas de alto nível das mais diversas cidades; Realização dos 1º JOGOS ESTUDANTIS de Monte Santo de Minas que acontecerá no Poliesportivo Giovani Tortorelli, dos dias 03 a 09 de outubro, nos períodos da manhã, tarde e noite com participação de 7 escolas de Monte Santo e Milagre e uma extensa tabela de jogos com mais de 70 partidas em 4 modalidades; Realização da COPA LANCE LEGAL DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA, que será realizada a partir do mês de novembro, no Poliesportivo Giovani Tortorelli; Participação da SELEÇÃO DE FUTSAL ADULTO, supervisionada pelo técnico e educador físico Celinho, em 6 campeonatos, entre eles: a Copa Lance Legal, Copa EPTV, Copa Alterosa e Copa TVD de Futsal, obtendo resultados expressivos; Formação de mais de 4 seleções esportivas, com a meta de chegarmos a mais de 10 seleções que num futuro próximo representarão Monte Santo em jogos e copas regionais; Implantação do PROJETO LANCE LEGAL DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPORTE, com a meta de levar 1º modalidades do esporte para mais de 1000 crianças, jovens, adultos e idosos de Monte Santo de Minas. Incentivo a participação de atletas monte-santenses em jogos Paradesportivos. Incentivo a participação de atletas em amistosos, copas, campeonatos, olimpíadas regionais, estaduais e nacionais em mais de 5 categorias.
Aliado a isso existe o esforço para a estruturação de nossas quadras e a aquisição de material esportivo. Veja o que nesse setor o DME conquistou junto Prefeitura Municipal: A aquisição de mais de 150 bolas e material esportivo para Monte Santo e Milagre (ainda em processo licitatório); Uniformização completa das equipes de futsal adulto, feminino adulto, e categorias sub 15 e sub 13; Uniformização completa da Equipe Monte Santo de Mountain Bike.
Já o ESPAÇO CIDADÃO DAS ARTES tem agenda cultural e de turismo paralela e já abriga as seguintes ações: CURSO DE BORDADO promovido pela Secretaria da Assistência Social com quase 100 artesãs, as segundas e sextas, durante todo dia; AULAS DE DANÇA do Pró-Jovem com mais de 100 alunas e alunos as terças, quartas e quintas; AULAS DE TEATRO E EXPRESSÃO CORPORAL, do Pró-jovem também nesses mesmos dias, à noite; Apoio na administração da CRIART - ASSOCIAÇÃO MONTE-SANTENSSE DE ARTESÃOS e da nossa participação no CIRCUITO BALAIO MINEIRO DE ARTESANATO, com feira marcada já para a primeira semana de outubro em S. Sebastião do Paraíso - MG.
Já estão programadas a partir do mês de outubro as seguintes ações: Cursos de Pintura em Cerâmica “Corda Seca”; Passeio Ecológico e Turístico; Oficina de Poesia; Formação da Ação Jovem de Criação e Apoio Cultural;
O Diretor do DME afirma que isso tudo só é possível com o apoio e confiança do Prefeito Militão e de todos os setores da Prefeitura, das Associações, Entidades e da sociedade, dentre eles André Oliveira destaca o esforço da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Obras e Transporte: “Essas Secretarias, o apoio do Prefeito e dos nossos jovens motivam e fazem com que os projetos do DME e do Cidadão das Artes se tornem realidade”.

0 comentários:

Postar um comentário