sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Debate sobre Agricultura Familiar promovido por Arantes é sucesso de público em Paraíso

Produtores tiraram dúvidas e debateram melhorias para o setor


Foto: Assessoria
Arantes falou sobre a importância da valorização da agricultura  familiar em São Sebastião do Paraíso para um bom público que marcou  presença no Teatro do município.


S.S. do Paraíso: Mais de 250 pessoas participaram do debate publico “O papel da Agricultura Familiar na realização do direito à alimentação saudável” na última quinta-feira (08/09), no Teatro Municipal da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O evento foi organizado pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) e contou com a presença de prefeitos, vereadores, presidentes e integrantes de sindicatos rurais, agricultores familiares, diretoras e professoras de escolas. “O tema é de extrema importância para o Brasil e para Minas, ainda mais quando o debate tem foco na melhoria da qualidade de vida do produtor rural e no combate à fome. Daí a necessidade de se unir forças independente do viés político de cada um. Hoje, saímos daqui com o desafio de que nenhuma criança na nossa região passe fome”, afirmou o parlamentar.


Antônio Carlos falou a respeito do projeto de sua autoria que começará a tramitar na Assembléia Legislativa, o PAAFamiliar. Ele institui a Política Estadual de Aquisição Direta da Agricultura Familiar em Minas com o objetivo de estimular a produção e favorecer a aquisição dos produtos provenientes da agricultura familiar nas compras realizadas pelos órgãos públicos estaduais. “Um projeto de extrema importância, por exemplo, para agregar mais qualidade à merenda escolar. Combater a fome e a desnutrição é oferecer alimentação saudável. Ao mesmo tempo, a Agricultura Familiar recebe mais incentivo, gerando mais emprego e renda para toda região”, explicou Arantes.
Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir explicações sobre as diversas modalidades do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Governo Federal graças à presença do superintendente regional do Banco do Brasil, Sérvio Túlio de Carvalho. Na avaliação do superintendente, encontros como esse são fundamentais para o desenvolvimento do homem do campo. “O Governo oferece diversas linhas de crédito com juros diferenciados e acessíveis, carência maior para o início dos pagamentos e financiamento de anos. O produtor deve procurar ajuda junto aos sindicatos, cooperativas e técnicos da Emater para escolher o melhor programa para o seu caso”, explicou Sérvio, que, ao final da palestra, se colocou à disposição de todos para o esclarecimento de dúvidas e ajuda na solução de problemas burocráticos junto ao Banco do Brasil.
Um exemplo de vida dedicada aos mais necessitados que emocionou a todos, Dom Mauro Morelli, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), falou sobre a importância da produção vinda da Agricultura Familiar nos projetos do Governo de combate à fome no Estado. “A alimentação é um direito, por isso, quando vemos uma criança passando fome não devemos sentir compaixão, devemos sentir vergonha. Dar comida não é um ato de caridade, é uma obrigação do Governo e das instituições”, afirmou o bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias (RJ). Na visão de Dom Mauro Morelli, faz parte do mandato político dialogar com o povo e por isso debates públicos como esse promovido por Arantes tem muita importância. “Saímos daqui com o desafio de trabalhar mais, de sermos mais competentes”, concluiu o bispo.
Público elogia iniciativa
de Arantes
O prefeito de Paraíso, Mauro Zanin (DEM), avaliou que o debate foi muito proveitoso para todos. “É muito bom trazer a discussão desse assunto aqui na região. São as nossas necessidades e a realidade da nossa região que Arantes leva para Assembleia”, considerou Zanin.
“Foi ótimo, maravilhoso. Teve tudo que a gente estava precisando, um espaço para gente ouvir e falar. É preciso fazer outros encontros como esse. Antônio Carlos é um mediador que veio para ficar. Com seu jeito humilde de falar agrega as pessoas. Ele faz a diferença”, avaliou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiraci, Gaspar Reis Tavares.
Para a produtora rural Maria do Carmo Soares de Souza, o encontro foi muito bom porque esclareceu muitas dúvidas que ela tinha. Sobre o trabalho de Arantes junto ao setor, ela foi só elogios. “Se eu pudesse dar mais de dez, eu dava. Ele veio para somar, e um exemplo para nós. Está de parabéns pelo evento”, disse Maria do Carmo.
O deputado agradeceu a presença esclarecedora e incentivadora de cada um dos palestrantes e a contribuição de cada um dos presentes com perguntas e colocações. “É muito gratificante saber que eventos como esse vão trazer bons resultados para o homem do campo. Isso só nos estimula a trabalhar mais e batalhar por mais direitos para os produtores rurais como sempre temos feito. Fico feliz de ver que a parceria com o secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles tem trazido resultados positivos para a região e para os produtores rurais”, concluiu Arantes.
Participaram do debate os prefeitos de São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Jacuí, Cabo Verde, Ilicínea e Fortaleza de Minas, além do bispo da região Dom José Lanza e diversos padres. 

0 comentários:

Postar um comentário