sexta-feira, 23 de setembro de 2011

97 anos de Ensino de qualidade e Educação



Monte Santo: Nosso coração se enche de júbilo ao ensejo das festividades de aniversário da Escola Estadual “Dr. Wenceslau Braz” (1914 – 2011) templo de instrução e educação.
     Bem haja àqueles que não pouparam esforços para proporcionar às crianças, aos jovens e adultos desta querida terra o pão do saber.
     Esta escola, porém, qual farol a iluminar as trevas projetar – lhe – á na alma dos educandos as luzes do saber e no coração o sentimento do dever.
     Aceitem, pois, diretora Rosana, professores, funcionários, pais, alunos e a nossa sociedade os meus aplausos pela obra dignificante de que fizeram criadores, levantando dique a ignorância, concorrendo para tornar os alunos de hoje, o homem cidadão do amanhã. 
     Nossa Monte Santo lhe é reconhecida por essa benemerência.
     A constituição de 1988 estabeleceu como princípio o pluralismo de ideias, concepções pedagógicas e a gestão democrática do ensino, princípios estes vivenciados nesta Unidade de Educação e como temas centrais esta escola desenvolve a compreensão da autonomia da escola com projetos que visam à atualização da aprendizagem.
     Aplicando e empenhando com muito entusiasmo sentimos nos professores e alunos a grande alegria de aprender pela participação efetiva, mútua que conduzem à acentuada mudança de sentimento e comportamento dos educandos.
     Os projetos vigentes desta Unidade de Educação são:
•Projeto cidadão: visa a assimilação dos valores éticos e de cidadania durante o ano todo.
•Projeto Estrela: faz análise dos alunos e premia aqueles que se destacaram tanto nas notas quanto na postura como cidadãos.
•FEEIC – Feira Científica e Cultural: que incentiva à pesquisa e uso de tecnologia atualizada.
•Projeto Teatro na Escola: objetivo divertir e corrigir costumes.
•Música - Sarau: apresentação de talentos da escola no canto, instrumentação musical, dança e poesia.
•Música - Coral: enfoca harmonizar, fraternizar professores e educandos.
•Projeto Esportes: educação de corpo são em mente sã.
Projeto Fanfarra: com 84 instrumentos – verba adquirida pelo deputado Ivair Nogueira bem como máquina de xerox, data – show, filmadora com a intermediação do professor Jairo Jerônimo.
•Gincana – Agita Galera: desenvolve os aspectos lúdico, desportivo, cultural e beneficente.
•Patinação Artística: com destaque acentuado dos alunos Tainá e Pablo.
•Ginástica Artística Desportiva: abrilhantando com fitas, bolas, arco, etc.
•Excursões: viagens culturais e de lazer, para ampliar a visão de mundo dos educandos.
•Fotógrafos amadores da Escola: Sérgio – professor de História e Isabella Ramalho Grotto.
     E todos os anos temos o prazer da formatura do 9º ano, da EJA e do PAV, realizada com muito capricho e beleza, valorizando a conquista do saber.
     Parabéns a todos que amam e desenvolvem o progresso deste lindo rincão encravado nas Montanhas Altaneiras de Minas Gerais. 


     Pelo exposto pode-se perceber que o principio de que a educação é dever do Estado não implica no imobilismo da população e de cada indivíduo: a educação também é dever de todos: pais, alunos, comunidade. Com esta mobilização da população em defesa do ensino público, é possível pressionar ainda mais o Estado para que cumpra o seu dever de garantir a educação pública, gratuita e de bom nível para toda a população: nossos cidadãos merecem receber um bom serviço e para tanto continuará a mobilizar-se para tê-los. 
     Podemos destacar nestes projetos três elementos comuns que o Governo poderia levar em consideração:
1.Ampliação da jornada de trabalho tanto para professores quanto para alunos.
2.Atendimento integral aos educandos.
3.Participação comunitária.
Que Deus ilumine os líderes.    


Adhemar Cecíliode Medeiros 

0 comentários:

Postar um comentário