quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Escola Nova “Criança & Cia.” simula julgamento sobre adoção para conscientizar seus alunos



Monte Santo: Os alunos do 9º ano da Escola Nova “Criança & Cia.”, realizaram durante algumas semanas, nas aulas de Filosofia, uma simulação de um julgamento sobre a adoção de uma criança por um casal transexual.  
       O objetivo do projeto foi conscientizar todos os alunos envolvidos sobre a atual discussão moral e ética que envolve o preconceito e a discriminação de homossexual, transexual, negros, indígenas, indigentes, entre outros.
      O julgamento envolveu todos os alunos, que ocuparam os cargos de juiz, promotores, advogados, testemunhas, e até o casal. Para que o trabalho tivesse sucesso os alunos estudaram a Constituição Federal, a legislação sobre o assunto, o código civil e inclusive foram ao fórum da cidade conhecer mais sobre o poder judiciário.
      Segundo a aluna Sabrina Ribeiro “o trabalho foi muito importante, pois antes da apresentação eu pensava de outra forma sobre o preconceito, e depois do trabalho comecei a ver tudo de outra maneira, com mais tolerância e respeito às diferenças”. 
      A aluna Bruna Borges ainda reiterou a importância do projeto ao discorrer sobre o assunto dizendo que “a apresentação do trabalho foi importante não só para mim, mas também para todos os presentes que assistiram. Pois não devemos julgar as pessoas pela sua opção sexual, mas sim pelo que elas realmente são, enquanto seres humanos”.
Atividades como essa levam os alunos à reflexão e ao exercício da cidadania, uma vez que também é fazendo que se aprende. A Escola Nova está de parabéns por mais uma vez se preocupar com a formação moral e ética de seus alunos, incentivando-os a respeitar a diversidade e a construir um mundo com mais respeito e compreensão.
Profº Heraldo Bello da Silva Junior
Filosofia e Ética
Escola Nova “Criança & Cia.”

0 comentários:

Postar um comentário