quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Arantes participa de Seminário de Agricultura Familiar e defende alimentação escolar com qualidade


Deputado Antônio Carlos conversa com um dos grandes defensores da alimentação escolar com qualidade no País, Dom Mauro Morelli.

O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) participou nesta segunda-feira, 29, da Abertura do 1º Seminário Estadual de Agricultura Familiar, que irá acontecer até nesta quarta, 31, no Sesc de Venda Nova na capital mineira. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Subsecretaria de Agricultura Familiar e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) e tem por objetivo analisar a conjuntura da Agricultura Familiar do Estado e construir estratégias para implementação e consolidação de políticas publicas para o fortalecimento deste seguimento em Minas. Arantes defendeu a alimentação escolar com qualidade. “É importante que a alimentação seja nutritiva para que se reflita no desenvolvimento escolar dos alunos, e principalmente na prevenção de doenças e contribuição na saúde destas crianças. Além da necessidade de medidas assistenciais do Governo para que garanta também as famílias esse tipo de alimentação, que é um direito de todos”, disse o parlamentar.
Segundo o presidente do Consea, Dom Mauro Morelli, que trabalha em defesa da alimentação e nutrição desde 1992, é importante que haja uma participação maior das universidades para o fortalecimento dos programas de segurança alimentar. Destacou também a necessidade de desenvolver ações para garantir alimentação diversificada com maior inclusão da agricultura familiar no fortalecimento para merenda escolar.
Além de Antônio Carlos e Dom Mauro Morelli, compuseram a mesa de honra o secretário Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Romano; o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha e o secretário de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Laudemir Miller, além de outras autoridades.
Projeto de Arantes também mostra atenção a agricultura familiar
Foi protocolado no dia 17 de agosto, o projeto de lei Nº 2337 /20011 do deputado estadual Antônio Carlos que tem o objetivo de fomentar e potencializar a comercialização da produção agrícola de assentados, quilombolas e agricultores familiares tradicionais, explorando oportunidades dentro do próprio Governo do Estado e alinhavando parcerias. A intenção é que o Governo se comprometa a comprar parte da produção dos beneficiados pelo projeto.
O projeto é semelhante ao Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) do Governo Federal, que busca o incentivo a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e a formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. O PPA constitui-se em mais um mecanismo de apoio à agricultura familiar.

Arantes (à esquerda) ouve atentamente as palavras de Dom  Mauro Morelli.



0 comentários:

Postar um comentário