sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dengue: As chuvas estão chegando... “Se você agir podemos evitar”



Monte Santo: A doença
A dengue é uma virose causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti.A doença se apresenta sob duas formas: clássica ou hemorrágica, que é uma forma menos freqüente, porém pode ser fatal. 
A dengue apresenta sintomas em 3 a 15 dias após a contaminação. Para o tipo clássico da doença, o doente apresenta dores de cabeça, febre elevada, dores musculares e nas articulações e manchas avermelhadas pelo corpo. Podem ocorrer, ainda, sangramentos nas gengivas e no nariz. A dengue hemorrágica, que na maioria das vezes ocorre em uma segunda contaminação, apresenta os mesmos sintomas, porém, com maior gravidade. 
Ao apresentar estes sinais, é importante procurar o serviço de saúde e evitar medicamentos à base de ácido acetil salicílico, pois aumenta o risco de sangramento. A dengue não tem tratamento específico, devendo o doente ficar em repouso, ingerir bastante líquido e tomar os medicamentos receitados pelo médico, geralmente remédios para baixar a febre e diminuir a dor. 
Situação Epidemiológica
Até o momento foram notificados 54.588 casos de dengue em Minas Gerais. Até o momento foram notificados ao serviço de vigilancia epidemiológica de Monte santo de Minas 211 casos , sendo 123 positivos. A secretaria de saude/serviço de epidemiologia/Unidades de Saude da Família tem executado ações constantes para orientação e cuidados que a população deve ter para evitar a dengue por meio de: Arrastões  nos bairros da cidade com todos os Agentes Comunitários da Saúde, Agente de Controle de endemias e coordenação de epidemiologia com apoio do setor de obras retirando os inservíveis e orientando a população (veja as fotos). - Visita domiciliar mensal pelas equipes de saúde da família levando orientações sobre criadouros e cuidados que devem ser observados para evitar a procriação de mosquitos transmissores da dengue dentro e fora das residencias. - Orientação e alerta aos profissionais que atendem no município sobre sinais, sintomas,condutas, tratamento e reabilitação de pessoas com suspeita da doença disponibilizando em todas as Unidades de Saúde do municipio a linha guia sobre dengue da Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais. - Mutirões de limpeza nos bairros pelos Agentes de Controle de Endemias  em parceria com os setor de obras e serviços da prefeitura municipal. - Orientação e alerta a população por meio dos meios de comunicação do municipio ( Rádio saude , jornal de circulação local). - Parcerias com empresas estimulando a participação da população por meio de troca de inservíveis por leite. - Limpeza pública frequente de praças e terrenos baldios. - Atendimento de denuncias de locais em situação de risco para dengue. - Visita a cada 2 meses nas residencias pelos Agentes de Controle de Endemias , fazendo tratamento,orientando como proceder e alertando o morador para evitar tudo que possa ser criadouros do mosquito no local. - Distribuição de panfletos levando conhecimento sobre a doença e como evitar a proliferação do mosquito. - Bloqueio de focos através de aplicação de inseticida por meio de UBV costal e carro fumacê (quando indicado).
Como posso prevenir?
Não deixe água acumulada sobre a laje. - Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana - Manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito. - Manter bem tampados tonéis e barris d’água. - Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. - Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. - Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana. - Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. - Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc. - Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. - Vasilhas de água dos animais(cães, gatos, galinhas, entre outros) devem ser lavadas com água, sabão e bucha, pelo menos 1 vez na semana. - Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. - Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc. 
É importante manter as caixas d’água, poços e cisternas tampados, pois o mosquito prefere águas limpas para depositar os ovos. Além disso, uma limpeza periódica na caixa d’água também é importante não só para combater a dengue, como para evitar outras viroses que podem ser causadas pela ingestão de água contaminada. 
Todas as medidas contra a dengue são, na verdade, coletivas, pois envolvem toda a sociedade e o poder público. Por esse motivo, a vigilância tem que ser permanente para evitar ambientes propícios à reprodução do mosquito transmissor da doença.
A dengue é uma doença que requer diagnóstico rápido e hidratação intensa para evitar que o paciente tenha complicações e possa chegar a óbito. Portanto, aos primeiros sintomas é importantíssimo procurar atendimento médico e ingerir água. 
A SES-MG reitera a importância das ações de controle e prevenção por parte do poder público e da população. Todas devem ser mantidas e intensificadas, uma vez que em Minas já circulam os demais sorotipos (DEN 1, 2 e 3) e agora  confirma o primeiro caso de Dengue pelo vírus Dengue 4 no Estado. Quaisquer dúvidas ou informações ligue para (35) 3591-5100



0 comentários:

Postar um comentário