quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Auto JFP - DICAS DE VENDA


Para realizar uma venda tranqüila e com sucesso veja nossas recomendações:
Jamais forneça seus dados pessoais. Faça isto apenas na presença do comprador.
Para os interessados em conhecer o veículo, estabeleça visitas em horário comercial. Dê preferência aos locais públicos.
Ao combinar o encontro, peça ao possível comprador: nome completo, telefones de contato e nome da empresa em que trabalha.
Acorde plenamente a forma de pagamento com o comprador e apenas passe o veículo para o nome dele depois de ter recebido o valor completo, ou na forma acordada (vale fazer um contrato se o pagamento for parcelado).
Ao fechar a venda, preencha o CRV (Certificado de Registro do Veículo) com os dados do comprador e assine.
Providencie duas cópias autenticadas e reconhecidas em firma e, só então, entregue o documento original ao novo dono. Uma das cópias deverá ser encaminhada ao DETRAN, em até 30 dias contados a partir da data da negociação, para que seja feita a comunicação de venda.
Atenção ao prazo! Se a comunicação de venda não for encaminhada ao DETRAN em 30 dias, o vendedor está sujeito à multa de até 50 UFIR além de ser responsabilizado com o comprador por infrações cometidas e passíveis das penalidades impostas.
Cabe ao novo dono do veículo realizar a transferência de propriedade, no prazo de 30 dias. Porém, se ele não o fizer a partir da comunicação de venda, o ex-proprietário do veículo estará isento de qualquer responsabilidade quanto a multas e a pontos negativos.
Pagamento com cheque 
Para vender é necessário saber se o cheque tem fundos. O ideal é que o pagamento seja feito à vista ou depósito em conta corrente. Cheques administrativos diminuem o risco, que só existe se forem falsificados. É bom checar a validade do cheque administrativo, ligando para o banco com o cheque em mãos. Só entregue o veículo depois de acertada a documentação e o dinheiro já estiver na conta!
Guarde os documentos 
Todos os documentos que envolvem a transação, recibos e comprovantes devem ser guardados.
Para fazer uma venda que atenda as suas expectativas coloque-se no lugar do comprador. Procure facilitar os procedimentos em todas as etapas.
Avalie seu veículo e compare os preços médios, mas leve em consideração as condições reais do seu veículo: peças originais de fábrica; acessórios colocados depois; serviços que precisam ser feitos entre outros.
Crie um anúncio atraente e objetivo. Ressalte uma ou mais características de seu veículo.
Seja gentil ao atender os contatos, mesmo com as pessoas que só estão fazendo pesquisa de preço.
Não esconda os problemas do veículo, mesmo aqueles mais sérios. Diga o que precisa ser feito e ofereça um desconto justo, se este já não estiver embutido no preço.
Disponha-se a ir com o interessado até uma oficina mecânica. Para sua segurança vá com alguém de sua confiança. Encontre aqui oficinas credenciadas e faça um check-up gratuito.
Certifique-se de que todos os equipamentos de segurança obrigatórios estejam em ordem em seu veículo: extintor de incêndio, macaco hidráulico, cinto de segurança, triângulo de sinalização, chave de roda e estepe.
A documentação está em “dia” DUT, IPVA, Seguro Obrigatório? Evite dores de cabeça e tenha em mãos os documentos originais do veículo para que você e o comprador façam um bom negócio com tranqüilidade.
Pague as multas se houver. Se você não concorda com a multa, conteste-a legalmente. Depois de tudo resolvido, você pode vender seu veículo.
Assim que você receber o pagamento do veículo e o documento de transferência for preenchido solicite ao DETRAN, que o próximo licenciamento seja feito depois da transferência de propriedade.
Regularize a documentação após fechar negócio. Faça a transferência o mais rápido possível para evitar problemas como multas de terceiros, acidentes e roubos.
Prepare um recibo que conste de maneira esclarecedora que a pessoa que está comprando o veículo sabe de todos os problemas que o veículo apresenta. Este documento, de acordo com o PROCON, protege o vendedor de futuras reclamações.
Tire uma cópia autenticada do documento de transferência, que servirá caso precise comprovar cobranças indevidas, por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário