quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem lucra com a cana-de-açúcar?


Haja vista aos danos causados pela fuligem vinda da queima da palha da cana-de-açúcar poluindo a atmosfera, matando microorganismos da terra que a equilibra, gastando água em excesso para limpeza de nossas casas e surgindo sérios danos à saúde com o aumento de doenças respiratórias...
Minha Netinha de onze anos que é versada no estudo de Ecologia ficou indignada com as pessoas conceituadas como finas, equilibradas e produtoras de cana possam fazer tanta catástrofe a todos os cidadãos da nossa querida Monte Santo de Minas.
Mas não é nesta época do ano (período sem chuvas) que a COPASA solicita usar a água para as necessidades prementes tendo em vista que nos mananciais diminuem a produção de água?
Sugerimos a todos estes produtores, desculpando nossa ingenuidade, que deixem de danificar o meio ambiente, que indenizem cada cidadão pelos sofridos reais gastos a mais para limpar a fuligem- fruto do comodismo e do lucro imediato sem medir consequências dos males causados ao ecossistema.
Substituir a antiquada prática da queimada pelo investimento em tecnologia adequada e saudável que visa à recuperação do solo será um grande exemplo para os filhos que vamos deixar para o mundo futuro, fazendo com que acreditem na educação ora recebida na escola.
Todos têm direito ao meio ambiente equilibrado bem como o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Olhei para cima e vi o preço do álcool na estratosfera; mais abaixo a fuligem na atmosfera e apesar de a cana ser plantada na litosfera na superfície da terra senti saudade do petróleo abaixo, abaixo da superfície e fiquei deslumbrado com a coragem dos investidores para extrair petróleo lá das profundezas da terra.
E os senhores produtores como estão de saúde e a saúde de seus filhos como está, vai continuar assim... até quando? 
Esperamos uma mudança radical nas atividades canavieiras porque o Senhor Deus os iluminará com o fogo de sua onisciência.


Adhemar Cecílio de Medeiros

0 comentários:

Postar um comentário