quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Olimpíadas no Brasil

Como era previsto, as Olimpíadas de Londres mereceram nota 10! Segundo o ex-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional): Juan Antonio Saramanch, “estes foram os melhores jogos de todos os tempos”.
Pois é, e pensar que os próximos serão no Brasil, ou seja, no Rio de Janeiro! Como cenário, não precisa lugar mais lindo! Mas e a estrutura? Nem digo estrutura em questão de quadras, piscinas, pistas, estádios, etc. O mais preocupante, na minha opinião (e quem sou eu para opinar?), é a segurança. Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver nos jornais ou nos telejornais, a incidência de assaltos, trombadinhas, crimes, enfim, uma segurança bastante precária, pelo menos por enquanto, para recepcionar um evento de tal magnitude. E outra questão que preocupa é a do transporte urbano.
E na questão do esporte, propriamente, também precisamos melhorar muito, porque foi bastante decepcionante, como já prevíamos, a atuação dos brasileiros, principalmente nos esportes individuais. Tivemos o ouro inédito na ginástica com Arthur Zanetti e do judô feminino com Sarah Menezes, que valeram muito! Mas somos capazes de fazer mais!
O governo, o COB, as confederações e os clubes estão traçando um planejamento de integração e para promover uma assistência melhor aos atletas, além de uma infraestrutura esportiva melhor, ou seja, melhoria de equipamentos, por exemplo. O fato de que as competições vão ser realizadas em quatro regiões (Copacabana, Maracanã, Barra da Tijuca e Deodoro), obras interligarão e facilitarão o deslocamento de atletas, turistas e moradores.
Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo também serão pontos de apoio para a disputa do futebol olímpico. Das 34 instalações olímpicas, 18 já estão prontas. Até o Riocentro (centro de convenções) terá alguns de seus pavilhões adaptados para o boxe, tênis de mesa, halterofilismo e levantamento de pesos. Enfim, se tivermos uma boa infraestrutura (incluindo o policiamento) e atletas bem assistidos e bem treinados, até podemos mostrar ao mundo que também somos capazes. Ao todo serão 34 instalações, das quais 18 já estão prontas. Vamos acreditar que o Brasil vai fazer bonito no quesito “recepção”, porque belezas naturais nós temos bastante para mostrar ao mundo, e um povo muito hospitaleiro para receber os esportistas e os turistas também! Mas que dá um medinho, isso dá! Principalmente, depois desse sucesso em Londres!

Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário