terça-feira, 21 de agosto de 2012

"Lei da mordaça"

Presidente da Câmara de Vereadores de Monte Santo de Minas "Cala a boca" do povo!





[UPDATE 23/08/2012]
Monte Santo:- O presidente da Câmara de Vereadores, José Francisco Leandro, o Chico do Mercado, na sessão ordinária de segunda-feira última, 20 de agosto, se utilizando do uso da força através de policiais militares mandou retirar do plenário do legislativo o jovem Pedro Granchamp Neto, porque este questionou a Mesa Diretora pela não votação de um Projeto de Lei que prevê a construção de casas para mais de 70 famílias no bairro do Coeté. Pedro Neto é um dos líderes do movimento “Acorda Monte Santo”, que vem se manifestando contra o aumento abusivo dos salários dos vereadores para a próxima legislatura, além de outras manifestações. Este Projeto de Lei terá um grande alcance social, uma vez que todo o bairro do Coeté será reurbanizado com toda a infraestrutura, incluindo asfalto, praça, rede de esgoto, estação de tratamento de esgoto, creche, além das mais de 70 novas moradias. 
Indignado pela não votação deste Projeto de Lei, que vem se arrastando na Câmara já há algum tempo, Pedro Neto procurou se inteirar sobre o teor desta matéria e verificou que os vereadores do PTB, que detém a maioria e o comando do legislativo monte-santense, estariam protelando a votação sem um bom motivo aparente e, com isso, prejudicando o desenvolvimento burocrático da documentação necessária para a Prefeitura efetuar a licitação e iniciar as obras de construções das casas para as famílias do Coeté. Diga-se de passagem, a reurbanização do bairro Coeté é um convênio com o Governo Federal através do PAC II, com um valor superior a R$5 milhões (já reajustado) conseguido pelo prefeito Militão Paulino de Paiva em meados de 2010, portanto não cabe especulação de que se trata de um aproveitamento político em época de eleição municipal, como apregoam os vereadores do PTB, uma vez que o convênio foi assinado em 2010. Mas, segundo informações, para retardar a votação e aprovação do Projeto de Lei, os vereadores petebistas solicitaram uma consulta a um profissional especializado em administração pública radicado na cidade de Elói Mendes e de acordo com o parecer deste profissional e do aval do Ministério Público de Monte Santo, o Projeto de Lei seria colocado em votação. Pelo menos foi desta maneira que alguns moradores do Coeté informaram, depois de participarem de uma reunião com os vereadores do PTB, após a sessão ordinária de segunda-feira passada, 20.
Esta protelação foi o estopim que desencadeou a expulsão do jovem Pedro Neto do recinto da Câmara, pela Polícia Militar. Segundo os militares, eles estavam cumprindo uma ordem de seu superior que havia recebido um ofício do vereador Chico do Mercado solicitando a interferência da PM, no caso de Pedro Neto se manifestar durante a sessão ordinária. A determinação foi cumprida à risca e o jovem foi colocado para fora do plenário da Câmara, apesar das vaias aos policiais e palavras de apoio ao jovem Pedro Neto.

2 comentários:

Pensei que Monte Santo havia evoluido na política, mas como vejo pelo vídeo acima, continua tudo igual...que pena que as pessoas ainda não aprenderam a votar..é lamentável essa situação.

Parabéns ao jovem Pedro Neto pela luta.

Postar um comentário