terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brasil: o mesmo fracasso de sempre nas olimpíadas!


O que acontece? Qual é a causa de tantos fracassos dos brasileiros nas olimpíadas? Acho que a única coisa que não falta é torcida, mas pára por aí.
O Diego Hipólito, já um veterano, está mais para uma aposentadoria. Mas quem surge na ginástica? Há novas esperanças? Temos o vôlei que nos dá alegria. Tanto o masculino como o feminino mostram garra. O vôlei masculino é a seleção maior vencedora dos campeonatos da liga mundial desde 2000. 
Temos o futebol, que sempre foi nossa paixão, mas que ultimamente tem sido menos paixão e garra para ser mais um “comércio” e lucro.
Mas o que acontece, de maneira geral, com nossos esportes? Será que falta investimento por parte do governo ou empresas? Ou falta “vestir a camisa” por parte dos atletas?
Sabemos que os Estados Unidos, França e Inglaterra são países ricos e que investem nos esportes, portanto justifica o sucesso nas Olimpíadas. Mas o que dizer da China? A China continua tendo boa parte da população pobre, vivendo em condições precárias e piores do que o Brasil, mas, nas últimas olimpíadas (2008), tivemos apenas três medalhas de ouro, contra cinquenta, isso mês, cinquenta, dos chineses e trinta e seis dos americanos. E o que isso prova? Garra! Essa é uma palavra-chave para qualquer um que queira “vestir a camisa” do seu país e ser um verdadeiro vencedor. Já que somos a sexta economia do mundo, poderíamos também estar, pelo menos, na sexta posição nas olimpíadas. Mas, infelizmente, deixamos de ser uma seleção verde-amarela, para ser só “amarela”, ou seja, sempre “amarelamos”! Como estou fazendo esse comentário antes de terminar as Olimpíadas, espero que eu tenha de “morder na língua”! Mas morderei com prazer se conseguirmos um número  de medalhas que nos encherá de orgulho. Vamos torcer e aguardar!


Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário