sexta-feira, 10 de agosto de 2012

AMAI OS POLÍTICOS OS VOSSOS INIMIGOS

A vez primeira que ouvi a expressão: amai os vossos inimigos, fiquei muito surpreendido e sinceramente, achei uma calamidade. Como é possível amar os inimigos?  Fazia quando muito dois dias que havia brigado com meu colega de classe – o Newton, isto há 61 anos. Nós o chamávamos de Pinta Roxo. Não é roxa, é roxo. Naquele tempo, eu ainda não entendia os valores, os sentimentos do Cristianismo, talvez, por isto, achei que não podia amar a pessoa de Newton, pois o considerava um inimigo e inimigo naquele meu pequeno mundo não podia ser amado. 
Mais tarde, entendi os grandes valores do Cristianismo e como não podia deixar de ser, deparei-me com outro problema: como amar os políticos, ou melhor, como amar os políticos corruptos se eles são os piores inimigos da sociedade?
Acontece que certa noite sonhei um sonho enternecedor. Nele, eu odiava alguns políticos pelas suas afirmações falsas, errôneas, fraudulentas e ilusórias e eis senão quando, mesmo dormindo turbulentamente, tirei grande lição daqueles desencontros, isto é, como aqueles procedimentos nos ensinama proceder conforme nãodevemos proceder. E o primeiro grande passo, nesta jornada, foi aprender a perdoar o meu semelhante. Perdoar não virar as costas e tentar se esquecer da injúria, a injustiça, os desafetos, as mágoas e sim não tentar se vingar do que já passou, dar nova oportunidadea quem nos achincalhou e prejudicou, sabendo, entretanto administrar com prudência o novo relacionamento. E na medida do possível acolher o velho inimigo que não é mais inimigo. Com isto, estamos mostrando ao corrupto, ao inimigo do povo a nossa outra face incendiada de afeição, discernimento e amor para ensinar, também, o ex- inimigo a amar.   Aquele solilóquio onírico continuou, talvez, muitas horas mal dormidas...
O inimigo corrupto é um fraco, caiu na tentação, chafurdou na lama e precisamos de lhe dar a mão para tirá- lo do barro, da imundícia dos vícios e especialmente o da ganância.
Políticos corruptos, ecoou uma espécie de voz vinda da imensidão do mundo, eu os amo como Cristão de todo o meu coração, mas o que não posso amar e suportar é a maldita corrupção, este veneno letal da sociedade contemporânea
.Que alívio, que alegria, que bem-estar é o não carregar mais o peso do ódio, da vingança e da raiva. Como é bom se sentir mais leve para ir mais longe além dos olhos  da carne para que possamos nos direcionar e nos auxiliar a levantar nas nossas fraquezas. O perdão é, para mim, a maior ascensão a que se pode chegar o ser humano. O corrupto errou, descumpriu a lei, traiu os concidadãos, deveria ser altamente punido, mas quer maior punição que se colocar ao lado dele e dar-lhe a oportunidade de se reerguer, arrepender-se e ser outro homem. Odiar os corruptos é comportar-se como eles que, provavelmente, odeiam a quem lhes deu apoio, força e poder. Odiar, também, é um sentimento de corrupção dos nossos bons sentimentos e ao reconhecer nossas falhas aprendemos a amar os nossos inimigos perdoando-lhes e dando-lhes as mãos para retirá-los do abismo, da escuridão e da ignomínia. 
Jesus pediu que amássemos os nossos inimigos, e não que os amassemos com trocas de olho por olho e dente por dente.
Ao acordar banhado de suor, senti que uma energia poderosa me perguntou se eu estava disposto a amar os inimigos- especialmente os políticos corruptos. Levantei-me, fiz minhas orações e fiquei pensando muito naquele sonho e resolvi transmitir aos meus amigos leitores tal incidente nirvânico.   


Professor Adhemar

0 comentários:

Postar um comentário