terça-feira, 21 de agosto de 2012

Campanha de vacinação levada a sério em Arceburgo

Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Arceburgo

Arceburgo: Neste Sábado, dia 18 de agosto, o Centro de Saúde de Arceburgo ficou aberto das 08 às 16 horas para a CAMPANHA NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO DO ESQUEMA VACINAL. A campanha de vacinação começou no dia 18 e vai até dia 24 de agosto. TODAS AS CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS DEVERÃO SER VACINADAS.***Não esquecer o cartão de vacinas das crianças. “Leve seu super herói ao posto de vacinação”.
A campanha tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal das crianças de 0 a 4 anos de idade, aumentando as coberturas vacinais, mantendo a eliminação do sarampo e poliomielite e reduzindo a incidência das doenças imunopreveníveis, conforme calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a um Posto de Vacinação para que a caderneta de vacinação da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. O Sistema Único de Saúde – SUS altera o Calendário Básico de Vacinação da criança com a substituição da vacina tetravalente (DTP+Hib) pela vacina Pentavalente que previne contra difteria, tétano, pertussis, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e, com a introdução da vacina inativada poliomielite que protege contra a poliomielite. Estas serão administradas para as crianças que estão iniciando o esquema de vacinação a partir do segundo semestre.



Vacina Poliomielite
Poliomielite: Doença infecto contagiosa causada por três tipos de Poliovírus. Período de incubação é de 14 dias para as formas paralíticas, com variação de 3 a 35 dias. O vírus permanece na garganta por cerca de uma semana e nas fezes por mais de 2 semanas 90 a 95% das infecções são subclínicas. A forma menígea ocorre em 1% a 2% dos casos com sinais de irritação menígea. A forma paralítica ocorre em 0,1% a 1% das infecções por poliovírus. 
Minas Gerais - último caso = 1987 - Brasil - último caso = 1989 - Peru - último caso = 1991(última nação americana que registra caso autóctone). Em 1994 o continente americano recebeu o certificado de Erradicação da Poliomielite, seguido pelo Pacífico Ocidental (2000) e Europa (2002). Embora a erradicação global esteja avançando, países livres da Poliomielite precisam não só ter uma adequada vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA), como manter altas e homogêneas coberturas vacinais contra a Poliomielite.
Cenário Epidemiológico: 2012- Índia sai do quadro de países endêmicos, por estar 1 ano livre da circulação autóctone do Poliovírus Selvagem. Período de 2007 a 2012: 35 países registraram casos de Poliomielite sendo 3 deles endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Dois restabeleceram as transmissões: Chade e República Democrática do Congo. Os outros apresentaram surtos de Poliovírus Selvagem devido à importação. CENÁRIO ATUAL: No 1º trimestre de 2012 ocorreram 64 casos de Poliomielite. Endêmicos: 61 - Não endêmicos: 03
VACINA INATIVADA DE POLIOMIELITE – VIP – Apresentação: Forma líquida em frasco com 10 doses – Indicação: Imunização ativa contra poliomielite (três sorotipos) para crianças a partir de 2 meses - Dose: Esquema  Sequencial: 1ª e 2ª dose aos 2 e 4 meses. Quem deve receber a vacina: Toda criança à partir de 2 meses de idade que não recebeu nenhuma dose válida da vacina Pólio oral. Dose válida: Toda dose da vacina Pólio oral administrada à partir de 2 meses de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao longo de sua história vem adotando estratégias diferenciadas para alcançar adequadas coberturas vacinais, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis. Quem ama cuida!

0 comentários:

Postar um comentário