sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Impostos no Brasil

É revoltante o que nós, brasileiros, pagamos de impostos. Somos o segundo país do mundo a pagar mais impostos, pois o primeiro é a Suécia, com a diferença que a economia sueca é considerada uma ilha de prosperidade em relação aos demais países da União Europeia _ $ 2800 milhões por minuto, ou seja,  $ 169 milhões por hora*. Mas são impostos aplicados, totalmente, na economia e bem-estar da população. A educação é gratuita, além de os alunos receberem material escolar, alimentação e uniformes. Enfim, economia de país desenvolvido. A Suécia é o país que mais investe em educação e saúde no mundo.
  O Brasil tem a décima quinta maior carga tributária do planeta. Mas para onde vai todo esse tributo arrecadado? Porque, na verdade, se quisermos uma boa escola para nossos filhos, temos de colocá-los numa escola particular. Se quisermos boas estradas, temos de pagar pedágio, se quisermos um bom plano de saúde, temos de pagar, caso contrário, dependendo da gravidade da doença, morremos no SUS.
E isso que é revoltante: a classificação da carga tributária é a segunda do mundo, mas os serviços oferecidos pelo governo, educação, saúde, estradas, entre outros, são de péssima qualidade. 
Infelizmente, como se dizia em um programa humorístico de televisão: “brasileiro é tão bonzinho!” para não dizer “tão bobinho!”.
E continuamos votando, continuamos trabalhando para comer, continuamos sem ter um dinheirinho extra para fazer um turismo ou para trocar o carro, ou, pior ainda, para comprar um carrinho usado. Enfim, não temos dinheiro, muitas vezes, para comprar o remédio para o filho doente. Mas o pouco que se tem, ainda vai para os impostos que estão embutidos, seja sobre o alimento ou sobre o remédio, ou qualquer outro produto que se compra.
Que bom seria se o Brasil tivesse também a segunda maior economia do mundo, só perdendo da Suécia! Eu nem importaria de pagar os mesmos impostos que os suecos pagam! (risos)

Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário