As Escolas de Samba do Braz e do Belém fecharam o carnaval monte-santense...

Membros de uma comissão da prefeitura de São Sebastião do Paraíso conseguiram com que representantes da Feam...

Dos dias 28 a 30 de janeiro, foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas...

Na manhã deste domingo, 3 de fevereiro de 2013, dezenas de moradores do distrito de Milagre fizeram uma manifestação em frente ao quartel da PM de Monte Santo de Minas...

Veja as fotos do Carnaval 2013 no site do Belém e do Bráz...

Aconteceu na sexta-feira, 1º de fevereiro, a cerimônia de inauguração do trevo de acesso a Guaxupé, com saída para Guaranésia e São Pedro da União...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Natação paraisense tem bom desempenho no JOJUNINHO

A técnica Silmara Queiroz celebrou o feito de seus nadadores


S.S. do Paraíso: A equipe de natação do SESI/ACISP representou o município de São Sebastião do Paraíso na disputa da modalidade nos Jogos Infantis de Minas Gerais - JOJUNINHO e conseguiu um bom resultado. Ao todo foram conquistadas pelos jovens paraisnses 13 medalhas, sendo 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 5 medalhas de bronze. Com estas conquistas, município iniciou a disputa do JOJUNINHO com 9 pontos conquistados, sendo que a natação masculina ficou em 5º lugar e feminina no 4º lugar, somando 4 e 5 pontos respectivamente no quadro geral do JOJUNINHO 2011. As próximas modalidades a competirem nos Jogos Infantis serão o Judô e o Atletismo, entre os dias 4 a 6 de novembro. 
A técnica Silmara Queiroz acompanhou sua equipe na disputa em Varginha no último final de semana, 22 e 23 de outubro, e se mostrou muito feliz com o resultado obtido pelos seus atletas, principalmente pelo fato de a maioria deles serem de idade bem abaixo do limite dos jogos: “A nossa equipe tinha vários atletas com idade abaixo dos 13 anos que conseguiram medalhas, como João Felipe, que foi ouro e bronze com apenas 11 anos e Barbara Carolina Godoy, prata e bronze, também com 11 anos. É bom lembrar que a competição é para atletas até 15 anos, o que torna o feito deles respeitável. O sucesso deles é fruto da dedicação de todos durante os treinamentos”, concluiu Simara.
 Confira as medalhas paraisenses na natação do JOJUNINHO:
Ouro:  100 metros livre masculino - Bruno Tobias, 50 metros costa feminino - Bruna Rodrigues Araújo, 100 metros borboleta masculino - Bruno Tobias, 4 x 50 metros livre masculino -Vinicius Bozelli Pereira, João Felipe Santos, Vinicius Vara Aparecido e Henrique Lima Rosa
Prata: 50 metros costa masculino - Vinicius Bozelli Pereira, 100 metros borboleta feminino - Barbara Carolina Godoy, 50 metros peito masculino - Henrique Lima Rosa, 800 metros livre masculino - Bruno Tobias
Bronze: 50 metros costa masculino - João Felipe Santos, 50 metros livre masculino - Luiz Tenório, 100 metros peito feminino - Karen Quiteria Gonçalves, 50 metros borboleta feminino - Barbara Carolina Godoy, 4 x 100 medley masculino  Henrique Lima Rosa, Vinicius Bozelli Pereira, Bruno Tobias e Marcelo Carvalhaes Martins

Copa Paulinho Sports de Futebol Regional terá seu inicio em novembro

Equipe do Paulinho Sports

Guaranésia: No dia 5 de novembro próximo, a Copa Paulinho Sports vai ter seu inicio de disputa. O evento esportivo está sendo organizado pelo Cruzeiro Esporte Clube de Guaranésia, contando com apoio incondicional do Departamento Municipal de Esporte. A empresa de material esportivo, a Loja Paulinho Sports, está trabalhando em parceria dando um suporte a premiação. Os jogos serão realizados no campo do Cruzeirinho (Estádio Marinho Ribeiro Lima). Participarão equipes do município e da região, com previsão para a sua finalização no dia 10 de dezembro de 2011. Certamente deverá ser a última competição esportiva do ano, não tendo nenhuma outra realização paralela a esta disputa.

Alunos participam da 1ª Gincana do CEC

Candidatos na E. E. Cel. Lucas Magalhães checando
a listagem do concurso



Arceburgo: Norteado com o compromisso de formar cidadãos socialmente responsáveis, o Centro Educacional da Cory (CEC) realizou a 1ª Gincana Cultural (GINCCEC). A exemplo de atividades desenvolvidas pela escola como a Festa do Milharal, Doação de Brinquedos e Ovos de Páscoa, ações que promovem a interação entre alunos e comunidade, esta gincana também se propõe a este objetivo. 
          Na gincana participaram alunos do 3º a 8º anos, na faixa etária dos 8 aos 12 anos, que foram distribuídos em quatro turmas: Branca, Azul, Amarela e Vermelha, com dois líderes por equipe. “O objetivo da gincana é a promoção da união, interação e o comprometimento com as provas que funcionaram como desafios entre as equipes”, explicou a coordenadora pedagógica Ioni Magri Peixoto Barreto. Entre as provas, a que chamou mais a atenção, foi à atividade cidadã onde os participantes coletaram materiais de higiene pessoal, que foram doados para o Asilo Paroquial Francisco Lima Souza Dias. A entrega do material angariado pelas quatro equipes foi na manhã de terça-feira, 18 de outubro, quando um grupo de alunos representando todos os participantes da gincana foi entregar os mais de 900 produtos arrecadados (sabonetes, pastas dentais, papeis higiênicos, entre outros itens). Na contagem de pontos da prova cidadã a vencedora foi a equipe Vermelha, com 319 unidades arrecadadas. Na classificação geral da gincana o 1º lugar ficou com a equipe Branca, seguida na ordem pela Vermelha, Amarela e Azul. 
            O CEC, fundado em 2003, faz parte do Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC), criado em 25 de setembro de 2009, entidade privada sem fins lucrativos, oferece através do Centro Educacional Cory educação infantil e ensino fundamental, do maternal (2 anos de idade) ao 8º ano. Além de disciplinas da base nacional comum tem, ainda, informática, língua inglesa e espanhola, [ética, filosofia e oficina de dança. Diariamente é oferecida a todos os alunos refeição balanceada, elaborada por nutricionista. Há também projetos com objetivos específicos que contemplam temas como leitura, meio ambiente, sustentabilidade, solidariedade e formação pessoal. Tem vários parceiros privados e públicos como a Prefeitura Municipal de Arceburgo nas áreas de Transporte e Saúde, que realiza a aplicação de flúor semanalmente nas crianças a partir de 5 anos. O ICEC tem como principal mantenedora a Indústria de Produtos Alimentícios Cory Ltda. e apresenta, ainda, o título de Utilidade Pública Municipal, Lei 1.577/2010 e Estadual PL nº 1668/2011.
           O total de alunos atendidos são 152, entre filhos de colaboradores e comunidade (vagas disponibilizadas por sorteio). Conta com uma equipe de 31 colaboradores entre profissionais da Educação e Administração.             

Construção do Centro de Recuperação e Inclusão Social segue a todo vapor


Arceburgo: A construção do Centro de Recuperação e Inclusão Social, localizado na Rua “J” esquina com a Rua “A”, no Conjunto Habitacional Nova Arceburgo, segue em ritmo acelerado. O prédio será em único pavimento com área de 339,67 metros quadrados, e o valor total da obra é de R$276.354,57 e teve início em 10 de agosto de 2011. Os recursos são provenientes da parceria celebrada entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Arceburgo através do prefeito Antônio Roberto da Costa.
         A empresa responsável pela construção é a SEG – Serviços Gerais Ltda., vencedora do processo de licitação. As fotos tiradas em 17 de outubro último mostram a colocação da estrutura de madeira sobre a laje, para a colocação das telhas. As janelas em esquadrias metálicas, já assentadas na alvenaria. Na parte interna, as divisões que separam os cômodos estão sendo preparadas para receber o reboco e o muro externo também está pronto para receber o acabamento.
        O prazo previsto para a entrega da obra é de seis meses, ou seja, no início de 2012. Porém, segundo os responsáveis pela construção, pretendem através de um ritmo acelerado, entregar o prédio acabado antes do prazo determinado. 

Jesus Salva - Edição 494

Arceburgo: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. Para que o nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra”. Esta declaração contida em Filipenses 2 vc 9 e 10, foi escrita pelo apóstolo Paulo aos irmãos da igreja de Filipo no ano 61 D.C., ele declara a exaltação de Cristo na sua redenção absoluta, sua autoridade é universal. Exaltar e honrar o Senhor Jesus é nossa fonte de poder na aplicação da fé. A nossa confissão que Ele é o Senhor convida e recebe sua presença e poder sobre o mal toda vez que resistimos a ele. A maldição do pecado trazida ao mundo pela desobediência de Adão, permitia ao maligno matar, roubar e destruir. Enquanto o Senhor Jesus veio trazer-nos a vida eterna, por meio de seu sacrifício na cruz. Ele enfrentou satanás e suas legiões no próprio território deles e os venceu. Ele deixou voluntariamente de lado sua glória para vir ao mundo e morrer por nós, para apresentar-nos o plano de salvação. Por mais perdido e corrompido que o mundo esteja você pode fazer a diferença, com o Senhor Jesus reinando no seu coração. “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”, Filipenses 2 vc 15. Graça e paz a todos! 

Vereador Diego de Castro informa a Prefeitura conquista de equipamentos para Academia ao Ar Livre

Diego de Castro e o prefeito João Carlos Minchillo


Guaranésia: Na tarde de segunda feira, 17 de outubro, o vereador Diego de Castro se reuniu com o prefeito João Carlos Minchillo e informou da conquista de um conjunto de equipamentos para Academia de Ginástica ao Ar Livre. Diego de Castro revelou que esta conquista é doação de uma empresa parceira da Siac do Brasil.
O vereador disse que estes equipamentos estão previstos para ser entregue a Prefeitura ainda neste ano. “Essa é mais uma parceria que viabilizamos em favor da qualidade de vida do guaranesiano, esse é o compromisso que temos com a população do município”, destacou Diego de Castro que complementou dizendo, “para a realização deste tipo de iniciativa somente é possível numa gestão que tem como pilares: a honestidade, a seriedade e a competência administrativa”.

Espaço Memória - A velhinha contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava na fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha. Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela: 
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? 
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu: 
- É areia! 
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás. 
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. 
Diz que foi aí que o fiscal se chateou: 
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com quarenta anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. 
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs: 
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias? 
- O senhor promete que não “espáia”? - quis saber a velhinha. 
- Juro - respondeu o fiscal. 
- É lambreta. 
Stanislaw Ponte Preta
HR

Relembrar Faz Bem - 494



Guaranésia: A foto é do ano de 1994, o time em questão é o aspirante de futebol de salão da 7º série do Alice Autran. Vemos os jogadores Marquinho da Curva, Cilirio Noronha (Ambrósio), técnico Luciano (Balachita), Alexandre do Gás (Dizioli), ausente tirando a foto o goleiro João Correia. Este time faturou o campeonato de salão daquele ano de forma invicta.

Monte Santo: Polícia Federal deflagra “Operação Reis do Monte”

A PF apreendeu 500 caixas de cigarros avaliadas em R$300 mil, na fazenda do vereador Chico do Mercado 
O caminhão frigorífico apreendido na Fazenda Barra Grande, de propriedade do vereador Chico do Mercado

As caixas de cigarros estavam escondidas atrás da carga de peixes congelados



Monte Santo: Na quarta-feira passada, 26 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a “Operação Reis do Monte”, ou “Hollywood”, para desarticular uma quadrilha responsável por adquirir e distribuir cigarros contrabandeados do Paraguai. De acordo com as investigações, há indícios de que a quadrilha é chefiada pelos irmãos Wilson Donizete Soares (Zoinho), Ailton Leandro Soares e José Francisco Leandro (que é vereador e conhecido como Chico do Mercado), que tinham toda uma rede de compra e distribuição de cigarros contrabandeados. Os cigarros eram adquiridos no Paraguai e transportados até a Fazenda Barra Grande (propriedade do vereador Chico do Mercado) na zona rural de Monte Santo de Minas, sendo que as cargas eram descarregadas de madrugada. Posteriormente, os cigarros eram distribuídos por várias cidades do Estado de Minas e São Paulo. 
             Segundo informações da PF, a quadrilha recebia por semana uma média de duas cargas de cigarros contrabandeados, com aproximadamente quinhentas caixas cada. Cada caixa possui cinquenta pacotes com dez maços cada. Ou seja, cada carga tinha aproximadamente 250 mil maços de cigarro de origem estrangeira. Nesta apreensão os cigarros eram transportados em caminhão frigorífico, junto com 3 toneladas de peixe congelado. A carga era escondida atrás dos produtos alimentícios, que possuíam nota fiscal aparentemente regular.
            Nesta data agentes da Delegacia de Polícia Federal de Divinópolis conseguiram efetuar a prisão em flagrante de Dolvina Machado da Silva, responsável por receber a carga na fazenda e do motorista Adevanir Souza, que dirigia o caminhão frigorífico, placa APX – 9040, de Foz do Iguaçu/PR. A prisão foi realizada quando o motorista Adevanir chegou com uma nova carga de cigarros contrabandeados. Também foi apreendido cerca de R$50.000,00(cinquenta mil reais) em dinheiro, que seria utilizado para pagar parte da carga. Durante a abordagem, que foi realizada na madrugada, vários envolvidos no crime conseguiram evadir pelo mato, mas ainda estão sendo procurados. A carga de cigarros contrabandeados foi avaliada em R$300 mil.
             Os presos e o caminhão foram encaminhados até a Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso, onde foram realizados os procedimentos de lavratura do flagrante. O caminhão frigorífico foi encaminhado para um depósito da Receita Federal de São Sebastião do Paraíso, juntamente com a carga de cigarros apreendidos. Foi arbitrada fiança para Dolvina Machado da Silva no valor de 200 salários mínimos e para o motorista Adevanir Souza no valor de 5 salários mínimos.  A mulher foi encaminhada para o presídio de São Sebastião do Paraíso e o motorista foi liberado após pagar a fiança arbitrada. Eles foram indiciados no art. 334 do Código Penal, com pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão.
Fonte: Delegacia de Polícia Federal de Divinópolis
Agentes da Polícia Federal descarregando as caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai

Agência do Bradesco já funciona em Monte Santo de Minas

Da esquerda para a direita: André gerente do Bradesco de Guaxupé, Vanderlei gerente do Bradesco de Monte Santo, Antonio Carlos do Antoninho Supermercados, prefeito Militão e Juscelo gerente Regional do Bradesco



Monte Santo: Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira última, 26 de outubro, a agência do Bradesco em Monte Santo de Minas, e contou com a presença de autoridades, empresários,  pessoas da sociedade monte-santense, além, é claro, de funcionários desta instituição financeira. A cerimônia inaugural foi aberta por Juscelo Lopes Eleutério, gerente Regional do Bradesco sediado em Varginha, que depois de realçar a gama de produtos e falar sobre as expectativas do banco na cidade, passou a palavra para o padre Elias Zago, pároco da Igreja Matriz de São Francisco de Paula, que realizou a benção de abertura da nova agência bancária. 
Em seguida, foi a vez do gerente do Bradesco monte-santense, Vanderlei Caproni, fazer uso da palavra salientando que “o banco estará lado a lado com o povo de Monte Santo de Minas”. Por sua vez, o vereador José Francisco Leandro, o Chico do Mercado, em nome da Câmara Municipal deu as boas vindas para a nova agência bancária. A empresária Helen Fichina asseverou que “a abertura de uma nova agência bancária na cidade é sinal de crescimento”.
Falando para a nossa “Folha”, o prefeito Militão Paulino de Paiva ao comemorar a abertura do Bradesco na cidade, disse que “trata-se de um dos principais bancos do país, com grande tradição e com produtos que poderão alavancar, ainda mais, a economia do nosso município. Estou feliz com esta inauguração e espero que, de fato, esta agência do Bradesco possa colaborar com as nossas indústrias, comércios, produtores rurais, enfim, com a sociedade monte-santense de modo geral”. Além do prefeito Militão, do vereador Chico do Mercado, também estiveram presentes na inauguração os secretários municipais Mário Luz Neto, Régis Moretti, Adriana Farres, o presidente do Sindicato Rural de Monte Santo Olintho Paulino da Costa, e representando a Associação Comercial estava o comerciante Antonio Carlos Vieira, 1º tesoureiro da ACIMS e proprietário do Antoninho Supermercados.
Padre Elias no momento em que realizava a benção da nova agência bancária 

Marcha dos indignados

A semana que passou foi encerrada com protestos pelo mundo afora. Um protesto global, com as mesmas reivindicações. Atenas, Lisboa, Bruxelas, Roma, Manila, Nova York, Berlim foram algumas das cidades que protestaram contra o capitalismo, injustiças econômicas, desigualdades sociais e falta de empregos.
Os manifestantes, indignados, acabam partindo para a violência, causando prejuízos materiais e, principalmente, o que é pior, prejuízos humanos, confrontos que terminam em luta armada, polícia versus povo.
O povo protesta contra o sistema econômico, manifestando a indignação pelos sistemas de governo. Liberdade, justiça e ética são as palavras-chave para um sistema ideal e digno. 
O que se vê é uma nova época surgindo no mundo todo, inclusive no Brasil, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. Houve protestos também na região Sul, no Paraná e no Rio Grande do Sul, onde os manifestantes mostraram a insatisfação com a crise econômica e reivindicam a lei da ficha limpa.               
Estamos vivendo um momento histórico. O povo tem voz! E só a voz do povo tem a força necessária para reivindicar, para cobrar e, se preciso for, para lutar! Assim seja!


Professora Nilzinha

Observando... A profissão

Estou atravessando uma deliciosa fase profissional, tranquila e saborosa. Acho que quando fazemos aquilo que gostamos a tendência é dar certo. Estava lendo Bill Gates hoje e uma participante de suas palestras pergunta o que fazer para ficar bilionário como ele e a resposta foi: “Tanto faz ter milhões ou bilhões, o que importa é fazer o que se gosta”. Gostar do que se faz e fazer o que gosta é um trocadilho divino, porque é através desta colocação que os medos se esvaem e a segurança da sua alma faz que aconteça a felicidade. Até pode ser que tenhamos várias habilidades e vocações, o importante é acertar. Encerrando o mês de outubro aqui vai mais uma mensagem àquela função imprescindível no mundo.
(Ser) Humano
Há pessoas que cultivam o conhecimento,
 e o cultivam com outros seres, pois 
têm sabedoria: “Só poderemos superar-nos através do conhecimento e ao compartilharmos dele com outros seres.”
Há pessoas que carregam dentro de si,
o pensamento Criador,
Iluminadas,
colaboram com Ele na humanização dos homens.  
Há pessoas sempre dispostas a aprender...
Aquelas que reconhecem seus limites,
e atuam como facilitadores da aprendizagem dos demais.
A arte de ensinar está na capacidade de aprender.
Há pessoas que conquistam,
não pelo temor ou por oprimir,
e sim pelo cultivo de valores superiores:
ética, respeito às idiossincrasias da pessoa humana, valores morais, amor...
no amor não há temor.
Há pessoas que amam,
que são amadas...
por que fazem sentir o seu amor.
Há pessoas que são exemplo,
nelas depositamos toda nossa confiança,
a elas confiamos nossos maiores bens,
a elas confiamos nossos filhos.
São pessoas especiais,
Que amamos,
Que respeitamos...
Estes são professores.

Cida Heluany - cidadã monte-santense

ARCEARTE recebe importante premiação


Arceburgo: Foi no teatro Capitólio, no coração da cidade de Varginha, na noite de 4 de outubro, durante o VIII Fórum Regional de Responsabilidade Social, onde pela primeira vez participou a Associação dos Artesãos de Arceburgo (ARCEARTE), sendo classificada entre os 20 finalistas do projeto realizado pela TV Alterosa, a NETSU e a Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). A ARCEARTE com o apoio da Prefeitura Municipal recebeu, nesta bonita solenidade, o prêmio Assis Chateaubriand (jornalista, fundador do ex-Diários Associados) como a instituição com projeto de maior relevância social regional do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Participantes da ACEARTE, presentes na cerimônia, comemoraram com alegria vibrante com a premiação recebida e ainda ganharam um diploma de participação, que registrou a memorável conquista. 

Plano de Carreira é uma realidade em Monte Santo de Minas

O prefeito Militão ao lado da secretária de Educação, Lilinha, quando
sancionava a Lei do Plano de Carreira do Magistério



Monte Santo: Após anos de luta para conseguir o Plano de Carreira do Magistério, os professores da rede municipal de Monte Santo de Minas viram tornar-se realidade este direito que deveria ter sido implantado em 2009. Por isso, o mês de outubro torna-se inesquecível, pois após muito estudo e negociações o plano foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Militão Paulino de Paiva.
Desde o início de sua gestão o prefeito Militão, juntamente com a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Ângela Dias Flausino, a Lilinha, se mostraram sensíveis e abertos à negociação com os professores para a efetivação de seus direitos. O processo, para que chegasse nesta aprovação, foi democrático e muito debatido entre todos os lados envolvidos e interessados. O início oficial deu-se no dia 11 de novembro de 2010 com a assinatura da Portaria 190/2010 nomeando a Comissão de Gestão do Plano de Carreira do Magistério, composta por quatro professores como membros efetivos e outros dois suplentes, todos eleitos pelos seus pares. Esta comissão ainda era composta pela presidente na figura da secretária Municipal de Educação e Cultura, pelo Procurador Municipal, pelos diretores de Departamentos de Contabilidade e Recursos Humanos do município de Monte Santo de Minas e uma servidora representando o Poder Executivo. 
Esta comissão, durante este ano de negociações, se reuniu por 13 vezes para estudar e debater os direitos, as necessidades e os anseios da classe envolvida sem se esquecer das responsabilidades do impacto financeiro que isto causaria aos cofres públicos. Para isso, os departamentos envolvidos (Contabilidade e Recursos Humanos) fizeram vários estudos e propostas. Todas as reuniões foram lavradas em atas e assinadas por todos os participantes. Após cada reunião da comissão e a cada passo dado fazia-se a comunicação ao professorado que se pronunciava contra, a favor ou sugeria modificações. Foi, realmente, um exercício de vivência democrática que muitos professores nunca tinham experimentado e que só foi possível com a abertura e apoio demonstrado pela atual administração. Vale lembrar, que o poder Legislativo esteve aberto às discussões e presente nesta caminhada árdua, longa, mas vitoriosa por parte dos professores. É importante ressaltar também, que desde o início dos trabalhos a comissão foi assessorada por dois membros da UNIFEG, a professora Cristina Lúcia Calicchio Gonçalves Cruvinel – presente em todas as reuniões – e a advogada Dra. Fabiana Maria Martins J. de Castro. Foram feitas consultas a outros advogados como o Dr. Armando Cândido da Cruz Júnior, representante jurídico da Câmara Municipal, que acompanhou e interveio na elaboração do plano, revisando o texto.
No dia 3 de outubro de 2011 – momento histórico – em reunião ordinária na Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, com a presença maciça dos professores foi aprovado por unanimidade o Plano de Carreira do Magistério para a rede municipal de nossa cidade. No dia 14 de outubro de 2011 o prefeito Militão, assessorado, apoiado e estimulado pela atual secretária Municipal de Educação e Cultura, Lilinha, sancionou o plano. É importante ressaltar a participação de todos os segmentos envolvidos representados pelo prefeito Militão Paulino de Paiva (que abriu espaços e deu apoio), a secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Ângela Dias Flausino (incansável nesta luta), todos os vereadores, a comissão de estudos, os chefes dos departamentos já citados e toda a classe do magistério público municipal. 
A sociedade, em geral, ficou ciente dos momentos que o magistério de nossa cidade viveu através de faixas, com dizeres sobre o assunto, colocadas em pontos estratégicos nos logradouros públicos: Ruas e Praças. O importante para todos, além desta conquista, é acreditar que é possível a concretização dos direitos já assegurados em lei, mas que não estavam sendo assegurados aos professores. Espera-se que desta caminhada fique a semente que foi plantada: a democracia e a participação. Com a certeza que as raízes fincadas darão sustentação aos frutos que sobreviverão a possíveis vendavais futuros. O exercício da cidadania nos aponta o caminho de uma sociedade mais justa. Parabéns a todos os que souberam lutar com a verdade e paciência necessárias para esta vitória!
Neuza Maria R. de Oliveira – pela Comissão de Gestão do Plano de Carreira

Os professores se mobilizaram e participaram das sessões no Legislativo monte-santense

Guaranésia recebeu Carreta Energia Para a Vida da CEMIG

Alunos do Alternativo junto as professoras Viviane Fonseca e Cristiane Vilas Boas e o vereador Felipe


Guaranésia: Atendendo ao pedido feito pelo vereador Felipe Laudade, no último dia a 25 de outubro veio até Guaranésia a Carreta “Energia Para a Vida”, uma vertente da empresa da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). A iniciativa tem como objetivo levar à população informações e dicas que esclareçam sobre a forma de economizar energia elétrica e o uso seguro da eletricidade para os dias atuais. A carreta da Cemig ficou de plantão atendendo as escolas e visitação pública das 08 às 18 horas, na Praça da Saudade. A palestra foi assistida em um monitor de plasma, nos quais foram veiculados vídeos educativos sobre meio ambiente, segurança, alternativas de energia e sobre os negócios da Cemig. Através de um míni telão a criançada pode aprender e simular situações de consumo da eletricidade, vislumbrar dicas de energia e de segurança, saber como é o caminho físico que a eletricidade percorre até chegar a nossos lares. O palestrante Evanir Araujo Bueno, da Gerência de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público da Distribuição da CEMIG, foi solicito a qualquer duvida que as crianças apresentassem, respondendo a altura uma a uma das perguntas feita pelos alunos das escolas de Guaranésia.

Prefeitura inicia obras de calçamentos de ruas no distrito de Milagre

Prefeito Militão e o secretário de Obras Mário Luz Neto quando visitavam as obras de calçamentos no distrito de Milagre 

Monte Santo: Moradores do distrito de Milagres ficaram satisfeitos e entusiasmados com o início das obras de calçamento da avenida que dá acesso ao distrito. Felizes com toda movimentação, eles tem a certeza de que agora a qualidade de vida no distrito começa a mudar para melhor. Conforme a nossa “Folha’ apurou junto ao secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Mário Luz Neto, “não temos um número exato, mas iremos calçar com bloquetes diversas ruas de Milagre”, afirmou.
             Moradores das imediações do início das obras manifestaram satisfação declarando que “só temos que agradecer ao prefeito Militão por esta importante obra para nós, agora não vamos ter problemas com poeira ou lama e nossas casas serão mais valorizadas”, comemoraram. O secretário de Obras, Mário Luz Neto, também comemorou ao lado dos moradores por mais esta conquista. “Primeiramente temos que agradecer a Deus por nos dar forças para continuarmos trabalhando, apesar das dificuldades que estamos enfrentando e, em segundo lugar, temos que enaltecer a administração do prefeito Militão, que não tem medido esforços para atender aos anseios da população e, com certeza, as obras de calçamentos das ruas do distrito de Milagre têm um significado importante para os moradores e para a administração do prefeito Militão”, salientou. 
            Por sua vez, Militão asseverou que além de melhorar a vida dos moradores e trazer mais desenvolvimento econômico para o distrito de Milagre, os moradores, de agora em diante, terão um diferencial a mais para o crescimento do distrito. “O acesso está sendo facilitado e isso possibilitará uma maior e melhor visibilidade para o distrito de Milagre, no que diz respeito na incrementação de ações quer do setor público ou privado. Ganha com isso a nossa querida população de Milagre”. Em seguida o prefeito salientou que “o calçamento com bloquetes mudará completamente o visual dessas ruas, propiciando uma melhor condição de vida e valorização dos imóveis aqui edificados. Quero também frisar, que tenho muito respeito e um grande carinho pela população de Milagre”, finalizou.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Juíza indefere pedido de afastamento do prefeito João Carlos Minchillo e demais servidores

Prefeito João Carlos Minchillo teve indeferido o pedido de afastamento do cargo feito pelo Promotor de Justiça, Dr. Thales Tácito


Guaranésia: Na segunda-feira, 10 de outubro, a Juíza de Direito da comarca de Guaranésia, Dra. Cristiane Vieira Tavares Zampar indeferiu o pedido de afastamento (180 dias) do prefeito João Carlos Minchillo e demais servidores. A recomendação do afastamento partiu do Promotor de Justiça, Dr. Thales Tácito, depois de analisar as denúncias feitas pelo vereador Érico Queiroz Neto, o Gordo, apontando supostas irregularidades na administração municipal. Na denúncia, além do prefeito João Carlos Minchillo, figuram também as servidoras municipais Juliana Aparecida da Costa, Flávia Scardazzi Porto e Valquíria Correa da Silva. Na ação civil ajuizada, a promotoria sugere também a quebra de sigilo bancário e fiscal dos réus. 
Depois de alguns dias de suspense, que deixou a cidade toda na expectativa com surgimentos de vários boatos e informações desencontradas sobre o episódio, a Juíza decidiu por não afastar o prefeito e as servidoras. A magistrada, Dra. Cristiane, fundamentou sua decisão no artigo 20 da Lei 8.429/92, que em sua redação diz que o afastamento do Servidor Municipal e de Agente Político só pode ocorrer quando houver elementos significativos de provas, que demonstrem que sua permanência no cargo poderá obstar a instrução processual. “Tais circunstâncias, entretanto, com todo respeito ao nobre Promotor de Justiça, até o presente momento não se revelaram. Observo que nada há nos autos que indique que, efetivamente, os agentes públicos envolvidos na demanda tenham tomado qualquer atitude para prejudicar ou dificultar a apuração dos fatos ou a instrução processual. Assim, não verificada a existência de circunstâncias prejudiciais à instrução processual, o pedido deve ser indeferido”, decidiu. Desta forma o pedido feito pelo Promotor foi indeferido. Outro ponto é a quebra de sigilo bancário e fiscal, a Juíza postergou a quebra destes dois itens apoiada em que não há demonstração concreta de prejuízo, nem elementos suficientes que evidencie o desvio patrimonial que prejudiquem o erário público.

Monte Santo de Minas finalmente entra para o Balaio Mineiro

Apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem sido fundamental para o desenvolvimento do artesanato monte-santense

Lilinha, secretária Municipal de Educação e Cultura, observando as peças de artesanato no stand da Criart    


Monte Santo: E foi em São Sebastião do Paraíso que os artesãos monte-santenses puderam provar o gosto doce do fruto do trabalho bem feito, da possibilidade da geração de renda e do crescimento sustentável através de sua arte. De 8 a 12 de outubro Paraíso recebeu uma edição do Balaio Mineiro na Praça do Fórum (ou Praça da Fonte). Desta vez Monte Santo de Minas, através da CRIART – Associação dos Artesãos de Monte Santo de Minas era uma das orgulhosas expositoras, com seu próprio stand e direito a faixa. “É uma conquista memorável para o produtor artesanal e servirá como ferramenta poderosa para a geração de renda e fomento do artesanato, cultura e turismo em nossa Monte Santo de Minas”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Ângela Dias Flauzino (Lilinha), toda orgulhosa e satisfeita durante visita ao Balaio nessa segunda-feira, dia 10 de outubro, juntamente com o Diretor do Departamento de Esporte, Lazer e Turismo, André Barbosa de Oliveira. “Assistir os artesãos de Monte Santo trabalhando de forma associativa, coordenada, irmanados por um objetivo maior e numa feira deste porte é uma benção e dá sentido a criação do Cidadão das Artes”, diz André Oliveira. No stand de Monte Santo estavam a Sra. Maria Celeste Marcelino, contratada da Secretaria de Assistência Social e uma das mentoras do processo todo, e artesãs monte-santenses, membros da Associação. 
                  A Presidenta da Criart, Rosa Pelicer, chama a atenção para a importância da participação no Balaio e acredita que a Associação, apesar do potencial imenso, ainda tem muito a caminhar: “As artesãs devem entender o tamanho do compromisso assumido e da necessidade de garantir uma produção vendável e de qualidade, já que de 25 em 25 dias temos a obrigação da participação em uma feira vultuosa e com grande público”. Monte Santo fez muito bonito entre as suas colegas de Balaio, uma vez que nossa cidade possui peculiaridades não encontradas em outras comunidades. O bordado refinado e criativo de nossas artesãs dificilmente é visto em outros stands. Mas não será só com o bordado que Monte Santo pretende enriquecer o Balaio. Teremos artesanatos em fibras naturais, em madeira, em bambu, obras de artistas plásticos, esculturas em gesso, etc. 
                  O Balaio Mineiro Uai é uma federação de associações de artesãos e produtos caseiros do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.  Os municípios participam de maneira itinerante com exposições de uma grande gama de produtos. O projeto está mudando a vida de muitos trabalhadores do ramo. A Associação de Artesãos de Monte Santo participará daqui para frente de todas as feiras do Balaio. As artesãs e artesãos se reúnem todas as segundas e sextas-feiras no Espaço Cidadão das Artes, sob orientação de Maria Celeste. As meninas já estão produzindo em ritmo acelerado, já de olho nas próximas exposições.  A Secretária Lilinha garante que em breve teremos uma edição do Balaio Mineiro Uai em Monte Santo. Venha fazer parte da Criart. O telefone do Espaço Cidadão das Artes é 3591.3269.

Auto JFP - Dicas para manter seu carro sempre novo

Conduza com precaução todos os dias. Ao adotar uma condução defensiva, o condutor zela pelo bem-estar do seu automóvel e este agradece ao não avariar com regularidade.
Compre gasolina em postos de combustíveis confiáveis. Alguns postos de combustíveis não têm filtros de bomba, o que faz com que a gasolina seja mais suja. O condutor deve encontrar uma estação de serviço de confiança e manter-se fiel a ela, nem que o preço do combustível seja mais elevado.
Proteja o automóvel durante uma longa parada. Se não for utilizar o seu carro por mais de um mês, o certo é deixar o carro estacionado de modo a prevenir eventuais estragos. Você deve também encher o tanque de combustível, para que o mesmo não ganhe ferrugem no tanque; desligar os cabos da bateria para que esta não fique descarregada; e lavar e encerar o carro para proteger o desgaste do exterior.
Substitua as borrachas de vedação que estão gastas. Se as borrachas de vedação do seu automóvel estão gastas e deixam que a água das chuvas entrem no interior do seu veículo, a melhor solução será substituí-las o quanto antes.
Proteja a tinta do carro dos raios ultravioletas e estacione o automóvel à sombra. A tinta de um automóvel é a primeira linha de defesa contra as adversidades meteorológicas e protege o veículo do aparecimento da ferrugem. Dessa forma, deve ter muito cuidado com os raios ultravioletas, pois estes desgastam e corroem a tinta de um carro. Sempre que possível, deixe o veículo estacionado à sombra, numa garagem ou parque de estacionamento de forma a evitar a exposição prolongada ao sol.
Atenção com a bateria do carro. Deve verificar regularmente o estado da bateria de modo a aumentar a sua vida útil e evitar que a mesma descarregue, geralmente, quando uma pessoa mais precisa. O condutor deve apenas manter a bateria limpa, limpar os parafusos da mesma e ver se está danificada.
Conserte os arranhões existentes no para-brisas do carro. Quando o automóvel apresenta uma fenda no para-brisa, você deve levar imediatamente a uma oficina de reparação de para-brisas. Ao fazê-lo, está a impedir a substituição total do para-brisas e com isso, além de não correr nenhum risco com uma possível quebra, irá economizar dinheiro. Estas são apenas algumas orientações para você manter seu carro em bom estado. Na próxima edição daremos mais dicas.

Concurso Público transcorreu em clima de tranquilidade

Candidatos na E. E. Cel. Lucas Magalhães checando
a listagem do concurso

Verônica Vasconcelos da empresa que organizou o concurso público da Prefeitura de Arceburgo



Arceburgo: O processo seletivo para preenchimento de 86 vagas para provimento do quadro de servidores da Prefeitura Municipal transcorreu em clima de tranquilidade. Entrevistada por nossa “Folha”, Verônica Vasconcelos, diretora do SEAP/BH (Consultoria e Concursos Públicos), organizadora e realizadora do processo seletivo, informou que “são 583 candidatos inscritos, as listas com os nomes e sala estão afixadas na E. E. Coronel Lucas Magalhães e E. M. Coronel Cândido de Souza Dias, onde os inscritos foram distribuídos”. 
          As provas foram iniciadas às 09h00, com abertura dos portões às 08h30. No sábado, dia 8 de outubro, 49 candidatos concorreram a 2 vagas para Agente Sanitário; 3 para Agente Comunitário de Saúde; 1 para Enfermeiro Padrão, 3 para Auxiliar de Enfermagem e 3 para Médico, perfazendo um total de 12 vagas oferecidas. No domingo, 9 de outubro, no mesmo horário do dia anterior, 534 candidatos disputaram os 26 cargos/funções, totalizando 74 vagas oferecidas. A maioria dos candidatos avaliou o nível de dificuldade das provas como médio. As placas dos carros estacionados nas imediações dos locais das provas revelavam a origem dos inscritos: São Paulo, Mococa, Campinas, Caconde, Tapiratiba, Pirassununga, Casa Branca, Bariri no lado paulista, e Belo Horizonte, Passos, Alfenas, Guaxupé, Guaranésia, Muzambinho no Estado mineiro. Havia um carro de Bento Gonçalves/RS, onde um casal de gaúchos, sentados em cadeiras de praia, saboreava o tradicional chimarrão, enquanto aguardava uma pessoa da mesma família que realizava a prova. 
           Não houve qualquer tipo de ocorrência durante a realização do concurso, os horários de abertura dos portões e da prova foram cumpridos conforme planejamento prévio da equipe que organizou e realizou todas as etapas do processo seletivo. O resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de novembro. Mais informações no site da SEAP www.seapcursos.com.br ou pelo telefone (31) 3261-1194.

IMA faz alerta para grave doença que ataca os citros

Na foto vemos os representantes do IMA: engenheiro agrônomo Walderi A. Leite e Geraldo Faria de Oliveira, gerente regional de Educação Sanitária


Arceburgo: Foi nas dependências da Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 13 de outubro, que representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão ligado ao governo do Estado de Minas Gerais, alertaram os vereadores e o público presente sobre grave doença que vem causando enormes prejuízos aos citricultores, a chamada “Greening”, considerada a pior doença dos citros no mundo, também chamada de “Huanglongbing” (HLB).  
A doença foi detectada em 2004, em pomares das regiões centro sul do Estado de São Paulo. As plantas contaminadas produzem menos frutos, ficam menores, com menor quantidade de sólidos solúveis por caixa, maior acidez, menor ratio e queda percentual do suco. O sintoma inicial do Greening aparece geralmente em ramo que se destaca pela presença de folhas amareladas em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados.
O agrônomo Walderi A. Leite, do IMA, alertou que com a evolução da doença há intensa desfolha dos ramos afetados, e os sintomas começam a aparecer em outros ramos da planta e contamina toda a copa, inclusive com o surgimento de seca e morte de ponteiros. Aparecem também acentuados sintomas de deficiência de zinco nas folhas dos ramos afetados. Segundo o agrônomo, o agente causador da doença é a bactéria chamada “Candidatus Liberibacter SSP”, que vive e se desenvolve no floema das plantas. Nos pomares paulistas, em plantas cítricas com sintomas da doença, foi constatada a forma asiática “Candidatus Liberibacter Asiaticus”, e uma nova forma desconhecida de bactéria somente encontrada no Brasil. As duas espécies de bactérias, bastante agressivas, também foram encontradas na planta ornamental conhecida como murta, falsa murta ou murta de cheiro (Dama da Noite), hospedeira do vetor da bactéria. Segundo decisão do Ministério da Agricultura, o citricultor é a pessoa mais indicada para enfrentar o Greening, o seu olhar atento é que manterá seu pomar livre da doença.
A Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento determina que o produtor é quem deve fazer as inspeções da doença em seu pomar. Toda a planta com sintoma deve ser imediatamente eliminada. O IMA está distribuindo uma cartilha completa sobre o Greening juntamente com a Portaria 1133, de 13 de abril de 2011, que estabelece procedimentos complementares e delimita as áreas para adoção de medidas de prevenção e erradicação do Greening em Minas Gerais. Mais informações no site: www.ima.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3522-4036 / 4073.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 

Jesus Salva - Edição 493

Arceburgo: Muitas igrejas estão lotadas, as pessoas passam anos na igreja que prega e vive a palavra de Deus, e não tem o menor contato com o Senhor Jesus. Em Apocalipse 3 vc 20 (Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo”. O próprio Senhor Jesus fez esta declaração. Ele está próximo, na porta para poder entrar. Mas muitos não a abrem, muitos não abrem o coração para que a palavra de Deus seja acolhida. Portanto, mesmo estando na igreja não são abençoados, curados, libertos, transformados, pois não abriram o coração e deixaram Deus entrar. É a partir da entrega pessoal, sem restrições, de forma plena e incondicional para o Senhor Jesus, que a pessoa toma posse dos benefícios da fé. Em João 10 vc 10, o Senhor Jesus disse “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Para que você tenha a vida abundante, é necessário que você deixe Deus entrar na sua vida, ou seja, quando você permitir que o Espírito Santo reine dentro do seu coração. Graça e paz a todos!

Famílias reclamam a falta de calçamento e problemas apresentado nas casas populares do Conjunto Habitacional Dona Mariúcha

Na reunião o secretário Jairinho explicou e relatou com precisão os problemas e a situação dos mutuários   


Monte Santo: Algumas famílias que receberam suas casas no Conjunto Habitacional Dona Mariúcha, que foi entregue recentemente para 50 famílias de baixa renda, procuraram vereadores para reclamarem sobre a falta de calçamento nas ruas do Conjunto, além de problemas que suas casas tem apresentados. De acordo com essas famílias a falta do calçamento com as chuvas a lama e o barro tomam conta de toda a localidade e, no período de seca, é a poeira que incomoda. Detalhes como encanamento e goteiras também tem sido os “vilões” na insatisfação dessas famílias. 
Reunião com o secretário de Assistência Social
Atendendo pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio da Silva Santos, o Flavinho, o secretário Municipal de Assistência Social, Jairo Jerônimo, compareceu na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira passada, 18, onde com um diálogo franco, aberto e democrático esclareceu aos vereadores e as famílias presentes o posicionamento da Prefeitura Municipal. De posse da documentação exigida pela COHAB/MG quando da contratação de cada imóvel do Conjunto Habitacional pelos mutuários, demonstrou que a Prefeitura é uma parceira da Cohab, mas que a responsabilidade pelas casas é da instituição estadual que mantém, inclusive, uma linha de seguro que cobre os casos extremos que possam acontecer com o imóvel. Explicou ainda, que cada mutuário ao receber o seu imóvel assinou um documento atestando que a moradia se encontrava em perfeito estado e que outras benfeitorias que qualquer mutuário execute em sua casa não serão cobertas pela linha de seguro existente. Jairinho disse isso devido aos dois muros que foram construídos pelos mutuários e que caíram devido às águas das chuvas que se avolumaram na localidade. 
Jairinho fez questão de dizer que “a responsabilidade é da Cohab, mas a Prefeitura está pronta para colaborar com cada morador do Conjunto Habitacional Dona Mariúcha”. Em relação ao calçamento das ruas do Conjunto, explicou que a Prefeitura encaminhou pedido a Cohab para efetuar o calçamento das ruas com bloquetes ao invés de paralelepípedos. “O nosso pedido já foi aceito pelo setor de obras da Cohab, mas está parado no setor jurídico que precisa acatar o nosso pedido. O prefeito Militão tem uma audiência com o presidente da Cohab nesta quinta-feira próxima, quando deverá solucionar este problema”, anunciou.
Outro pedido dos mutuários se refere ao aquecedor solar, prometido pela Companhia Luz e Força de Mococa quando da inauguração do Conjunto. Jairinho explicou que a instalação de aquecedores solares em casas populares se trata de um programa social do governo federal, que foi repassado para as companhias que mantém a concessão da distribuição de energia elétrica, “portanto será preciso entrar em contato com a Companhia Luz e Força de Mococa para conhecer todo o procedimento. Podemos ajudar no cadastramento e efetuar o pedido”, frisou. Antes do encerramento da reunião, o secretário Municipal de Assistência Social anunciou que a Prefeitura irá fazer a doação dos blocos para as duas famílias, que tiveram os muros de suas casas derrubados pelas águas da chuva. Além de Jairinho, das famílias mutuarias e do presidente Flavinho, também participaram da reunião os vereadores Paulo Márcio Secundo dos Santos, Osvaldo de Paula, Diomar Mariotti Filho, Ronaldo Bernardo, Sebastião Pereira, Antonio Nunes Machado e José Francisco Leandro, como também Dr. Armando Cruz Júnior, assessor jurídico do Legislativo.  

1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP - foi um show de interação e conhecimento de alunos de agropecuária do Brasil


A OBAP organizada e realizada pelo IFSULDEMINAS foi direcionada à estudantes do ensino médio integrado/concomitante e subsequente com o curso técnico em agropecuária, com o objetivo de integrar, incentivar e discutir os ensino técnico em agropecuária no país. Se inscreveram mais de 350 equipes de 25 Estados da Federação, que realizaram 3  etapas virtuais, através de avaliações de múltipla escolha.
Classificaram para a 4ª fase (presencial) que aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro, na cidade de Pouso Alegre, 50 equipes do ensino médio integrado/concomitante ao técnico e 8 equipes subsequente de 20 instituições do Brasil. As melhores equipes de cada Região da União (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) e as cinco equipes que obtiverem melhor pontuação geral nas 3 fases iniciais, tiveram suas despesas custeadas pelo IFSULDEMINAS e CNPq.
Os membros das melhores equipes do subsequente (5) e do ensino médio integrado/concomitante (15) receberam medalhas e a melhor equipe do ensino subsequente, assim como, a equipe que apresentou o melhor estudo de caso e as 5 melhores equipes do ensino médio e a melhor do equipe do subsequente receberam netbooks e troféus.
O resultado final do subsequente teve como equipe campeã a representante do IFSC campus Camboriú e como 2o, 3o, 4o e 5o colocados, as equipes do IF Catarinense campus Videira, IF Rondonia campus Cacoal, IF Acre campus Cruzeiro do Sul, respectivamente. No ensino médio integrado/concomitante a equipe campeã foi a equipe IF Agripec do IF Triângulo Mineiro campus Uberlândia que representará o Brasil na  International Earth Science Olympiad (IESO), competição anual de Ciências da Terra que acontecerá na Argentina em 2012, seguido pelas equipes Elite do IF do Espírito Santo campus Itapina, Triangulinos do IF Tirangulo Mineiro campus Uberlândia, Agiul do IF Fluminense campus Bom Jesus e  Agricolinos de Sertão do IF Rio Grande do Sul campus Sertão. Um ponto alto da cerimônia foi a entrega dos troféus e netbook aos melhores alunos da OBAP.
Compuseram a mesa de honra do evento o reitor substituto do IFSULDEMINAS, Renato Ferreira de Oliveira, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Marcelo Bregagnoli, o diretor geral do campus Inconfidentes, o diretor de pesquisa e inovação Éder José da Costa Sacconi, o coordenador geral do campus Pouso Alegre, Elias Paranhos da Silva e contou com a participação da Orquestra de Violões do campus Inconfidentes. Segundo o pró-reitor professor Marcelo Bregagnoli, houve uma interação saudável e muito oportuna entre os diversos estudantes do país da área e o evento colocou o a área agrária como uma das 11 Olimpíadas estudantis do Brasil. Para o ano de 2012, o IFSULDEMINAS submeterá novamente a proposta ao CNPq, mas a realização da fase presencial ficará a cargo de outra Instituição.

Arceburguense lança coleção de livros infantis

O secretário Municipal do Meio Ambiente de Arceburgo, Ademir Carosia, à esquerda, foi levar seu abraço ao autor João Cili, durante o lançamento da Coleção Roquito 


Arceburgo: A mega Livraria Paraler no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto/SP, ficou pequena para receber as mais de 500 pessoas que foram prestigiar João Cili, conhecido carinhosamente por Dione, no lançamento da coleção de três livros infantis, a Coleção Roquito. Na bonita tarde de sábado, 8 de outubro, o autor recebeu amigos, familiares, um ônibus com quase 50 pessoas saiu de Arceburgo para acompanhar o lançamento do “O Sonho de Roquito”, “As Dúvidas de Roquito” e “As Viagens de Roquito”, a trilogia conta com ilustrações de Semíramis Paterno. 
Em meio a abraços, dedicatórias, saudações, num pequeno lapso de tempo o autor disse para Estevam Ziwian, da nossa “Folha” em Arceburgo, que “este é um projeto que coloquei toda a dedicação. A inspiração para compor as estórias de Roquito veio do meu filho João Luiz, com 8 anos, estou num momento de plena realização”, salientou, em clima de comemoração. 
O autor – João Baptista Cili Filho nasceu em Guaxupé/MG, viveu sua infância e adolescência em Arceburgo, e cedo se mudou para a capital paulista para estudar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP). Sonhador e criativo, participou de movimentos sociais e atividades culturais como a música, poesia e agora em estórias infantis. Foi servidor da Justiça do Trabalho desde os 20 anos e ingressou na magistratura aos 26. Saiu de São Paulo para trabalhar no interior, próximo aos familiares. Casou com uma jardinopolense, Alessandra Miranda, e atualmente reside em Jardinópolis/SP. Os três livros infantis serão comercializados pelo Rotary Club de Jardinópolis e pela Editora Coruja, através do site: www.editoracoruja.com.br, vale lembrar que toda a renda da coleção será doada para a APAE de Jardinópolis.

Observando... O educador

“A comunidade tem de entender que a escola é o bem mais precioso que ela tem”, Linda Goulart (MEC).
E agora... onde está o bem mais valioso da escola? No aluno – claro, mas, e porque não também no professor? Profissão considerada insuportável pela maioria que a critica da boca para fora em opiniões aleatórias ao que pensa a verdadeira consciência. Ser professor é ter um dom a mais no contexto da vida, é saber fazer acontecer em qualquer espaço e se envolver com mentes e captar o DNA do Universo para ser o orientador. É ser imprescindível já que o Universo precisa tanto dele, para fazer o entendimento, organizar a sequência, a lógica e conectar a ligação entre o espaço e os seres. É muita importância, tão grande que é uma expressão que dura toda a vida imortal do ser humano. Muito amor, tanto amor que provoca um certo mal estar quando ocorre a critica sobre salário, postura, posição social e participação social.
Neste tempo quanto mais investimos em robótica, quanto mais Steve(s) Jobs(s) aparecerem não precisando da escola ou dom professor mais teremos que aprender para entender o mundo e a humanidade e daí voltamos a estaca inicial: o professor, aquele que ensina as letras com os quais digitamos os IPAD(s), IPOD(s)... para promover a comunicação entre os homens e através da qual eles se envolvem e visualizam o divino. Professor é algo aparente? Sim! Você consegue visualizá-lo assim que o encontra ou vê!
Obs.: Parabéns de aniversário: da Cristina, do Sebastião, da Daniela – três sobrinhos e seres muito amados.
Cida Heluany cidadã monte-santense

Braz e Belém - como tudo recomeçou

Era o ano de 1971!  Eu era professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no “Américo de Paiva”. E como fazíamos em todos os anos, para motivar a criatividade e a socialização entre os alunos, e ainda incentivar a pesquisa da cultura local, realizamos uma gincana. De repente, com o entusiasmo dos estudantes, houve uma repercussão na cidade toda. E, portanto, resolvemos apresentar a realização das tarefas no Minas Clube, porque assim acomodaria bastante gente - alunos, pais, convidados. 
Nessa época, os blocos de carnaval Braz e Belém eram coisas do passado, da década 1930. E só os mais velhos relembravam. Mas a cidade já era dividida nos dois bairros por pura tradição, nada oficial. Aliás, nem podem ser chamados de bairro atualmente, pois fazem parte do centro da cidade. Mas, enfim, a gincana “mexeu” com os mais idosos, e à noite o salão do Minas Clube lotou. E isso porque uma das provas da gincana era a apresentação dos antigos blocos Braz e Belém. 
Não foi fácil realizar a prova porque naquela época ninguém tinha fantasias de carnaval. Foi preciso improvisar, ou buscar em cidades vizinhas, como São Sebastião do Paraíso e Guaxupé. Foi realizada uma pesquisa, perguntando aos mais idosos, para descobrir como eram os estandartes das escolas de samba Braz e Belém.  Nada de errado poderia passar, pois tudo valia ponto para a equipe. Mas houve um “erro fatal”!
O “erro” aconteceu na escolha da porta-bandeira. Escolhemos a Tânia Donnabella por ser alta, bonita para ser a porta-bandeira do bloco do Braz. E o Sr. Alfredo Donnabella, já idoso nessa época, mas fanático pelo Belém, foi assistir à gincana apenas para ver essa prova. Mas a decepção dele, ao ver a neta entrar com o estandarte do Braz foi tão grande, que imediatamente ele se retirou, indignadíssimo. É lógico que ele não entendia que era apenas uma prova e que o Braz e o Belém eram da mesma equipe.
 No dia seguinte, o comentário no colégio era justamente esse: o carnaval do Braz e Belém morreu, mas o amor aos blocos continua vivo. E foi aí, a partir dessa gincana, que tivemos a ideia de “ressuscitar” o carnaval de rua com os dois blocos. E desde o ano de 1972 para cá, a tradição se mantém.  No bloco do Braz, ficamos na liderança: Cida Heluany, Paulinho Veloso e eu. E no Belém, Marlene Pucci, Cidinha Paulino e a Zélia P. de Melo.
Fomos para a cidade de Americana, nas fábricas de tecido. Escolhemos um tecido que lembrava a “estampa de zebra” para o Braz. Minha mãe desocupou um quarto para armazenar os pacotes com o tecido. E a costureira do Braz era a Vilma Paiva.
Dessa data para cá, a tradição se mantém. E eu sinto um orgulho imenso de fazer parte dessa história.
Professora Nilzinha

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vitrine - Edição 493

1 – Sábado 15 de outubro, aconteceu o enlace matrimonial de Luiz Henrique e Meire. Na foto vemos o novo casal acompanhando de Wilson Cintra e sua esposa Cristina


2 - Numa tarde quente da Primavera vemos num dos aparelhos da Academia ao Ar Livre, o advogado da Câmara Municipal Guaranésia, Dr. Donizete, e seu pai João Ribeiro

3 - Antes da partida entre o Máster de Guaranésia contra o Máster do Corinthians, o vereador Gilberto Mattos não perdeu a oportunidade de posar para uma foto ao lado de seu ídolo Ezequiel

4 - Na festa de confraternização dos 16 anos da Escola de Futsal Daniel, o professor Daniel David e sua esposa receberam pais...

5 - ... e mães de alunos que foram participar da alegria e do convívio salutar que seus filhos desfrutam na Escola de Futsal Daniel

6 – Fazendo curso de estética e pintura de cabelos em Campinas, Maria Inês Militão no momento em que foi clicada por nossa câmera


7 – Sempre irradiando alegria e simpatia, dona Alzira Baticioto numa pausa para foto


8 – O gerente da Agência dos Correios e Banco Postal de Arceburgo, Jamil Maffud Perucello, no instante em que foi fotografado


9 – Fernando e Laura num momento da comemoração da nova loja da Móveis Bassani, em 8 de outubro


10 – O carismático palhaço Pirulito comandou a festa com muita música e alegria, contagiando adultos e crianças durante a comemoração
dos 100 anos da Loja de Móveis Bassani