segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Primeiros Jogos Estudantis Uma lição de como o esporte faz a diferença

A vibração da torcida foi destaque nesses 1ºs Jogos

A interação atletas e público foi a tônica principal da competição

A torcida pelos atletas de suas escolas deu clima de festa no poliesportivo

Lance de uma partida de handebol



Monte Santo: Realmente a equipe do Departamento Municipal de Esporte, Lazer e Turismo teve muito trabalho nesse mês de outubro. Mal tinha desmontado a estrutura da Corrida de Mountain Bike realizada no dia 02 de outubro o DME, departamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal já dava início na manhã de segunda feira, dia 03, a enorme maratona dos 1os Jogos Estudantis de Monte Santo de Minas. Os Jogos contaram com a participação, nunca antes vista na história de nossa comunidade, de todas as sete escolas de Monte Santo e Milagre: E.E. Américo de Paiva, E.E. Dr. Wenceslau Braz, Centro Educacional Alcides de Paula Braga, E.M. Florianita de Paiva Gomes (Milagre), E.E. de Milagre, Escola Degraus, Escola Nova Criança e Cia.  
Nesta primeira edição a competição limitou-se a 4 modalidades: futsal, handebol, vôlei e atletismo, uma vez que não são todas as escolas que possuem equipes de outras modalidades. As metas e desafios dos Jogos Estudantis são basicamente estes: estimular o gosto pela formação esportiva e incentivar a implantação de uma diversidade de treinamentos dentro da escola buscando a excelência do atleta e todos os ganhos positivos que isso trás, tirando o jovem da rua e diminuindo os índices sociais venenosos como criminalidade infantil e consumo de entorpecentes, captar novos atletas, formar cidadãos e as nossas tão esperadas seleções de Monte Santo em pelo menos oito modalidades. “Nosso objetivo é um dia assistir nossos alunos saírem das salas de aula após o sinal, almoçar adequadamente, descansar e freqüentar as quadras, campos e piscinas de nossa cidade. Assim, nunca mais os perderemos para as ruas”, diz André Oliveira, diretor do DME. O Professor Celinho e os membros da equipe do DME e Comissão Organizadora dos Jogos, contam que não acreditaram quando viram logo pela manhã de segunda, bem cedinho, o Poliesportivo Giovani Tortorelli quase todo tomado por crianças e jovens de nossa cidade, além dos professores e diretores das sete escolas participantes. “Dá sentido estudar presenciando uma coisa dessas”, disse Murilo Albertin, estagiário da Prefeitura e formando em Educação Física. Apesar da abertura oficial estar marcada para às 19:00h desse mesmo dia, o diretor André Barbosa de Oliveira e todos os presentes fizeram uma prece em conjunto e cantaram o Hino Nacional. 
A Abertura Oficial, contou com a presença das mais diversas autoridades. Compuseram a mesa de honra o Prefeito Municipal, Militão Paulino de Paiva, a Secretária de Educação, Maria Ângela Dias Flauzino (Lilinha) e todas as Diretoras das sete escolas participantes. Nas arquibancadas, lotadas, um número imenso de estudantes, muitas famílias e pais orgulhosos.  Fizeram-se representadas por suas delegações, da mesma forma, todas as escolas competidoras. As delegações desfilaram magnificamente pela quadra do poliesportivo e logo após o Hino Nacional o Prefeito Municipal, a Secretária de Educação e o Diretor de Esportes falaram aos atletas. Em seguida, a atleta paradesportiva Paola Agda Rocha Santos e o ciclista Medalha no Pan e atual Campeão Nacional Rubens Donizete Valeriano desfilaram juntos com a tocha acesa pela quadra, levando o poli ao delírio. Os dois atletas ilustres, visivelmente emocionados, subiram as escadarias do poliesportivo e acenderam a Pira Olímpica. Estavam oficialmente abertos os 1os Jogos Estudantis de Monte Santo de Minas. Por fim, cada escola apresentou um número cultural, organizado pela professora Juliana Duarte, que diz que nunca assistiu em Monte Santo um evento esportivo desse porte. Para finalizar com chave de ouro, os presentes puderam assistir ao clássico de Futsal, Monte Santo x Itamogi.
Os Jogos transcorreram dos dias 03 a 08 de outubro durante todos os períodos do dia. Foram 6 dias de amizade, igualdade, tolerância e companheirismo, aquilo que se espera também, para fora das quadras. Foram 74 disputas esportivas com muito festejo, torcida e alegria. Na quinta pela manhã foram realizadas as provas de atletismo na Avenida Vital Paulino da Costa que foi interditada pela Polícia Militar, em toda sua extensão, para a passagem dos atletas. A Organização estima que nesses 6 dias mais de 4000 pessoas passaram pelo Poliesportivo Giovani Tortorelli. A Organização dos Jogos apresentaram uma atitude rigorosa diante da falta de desporto, indisciplina e violência, punindo com rigor os faltosos. A arbitragem esteve sob o comando do árbitro da F.P.F. Hércules Paulino. Na noite de sábado houve o encerramento oficial e a premiação aos atletas e suas equipes. Além disso, o Centro Educacional Alcides de Paula Braga recebeu o troféu de torcida mais animada. Coube a E.M. Florianita de Paiva Gomes, o título de equipe mais disciplinada. E.E. Dr. Wenceslau Braz sagrou-se a Campeã dos Jogos Estudantis, obtendo o maior número de vitórias. A Organização dos Jogos, composta pelo Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Turismo e todos os educadores físicos das escolas participantes, garante que em 2012 teremos o 2º Jogos Estudantis e que se depender da atual gestão ele nunca mais acabará. 
Futebol de salão foi uma das principais atrações do evento

ma jogada na porta do gol no futebol de salão

Atletas participando de prova nesses 1ºs Jogos Estudantis de Monte Santo de Minas

0 comentários:

Postar um comentário