quarta-feira, 19 de outubro de 2011

IMA faz alerta para grave doença que ataca os citros

Na foto vemos os representantes do IMA: engenheiro agrônomo Walderi A. Leite e Geraldo Faria de Oliveira, gerente regional de Educação Sanitária


Arceburgo: Foi nas dependências da Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 13 de outubro, que representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão ligado ao governo do Estado de Minas Gerais, alertaram os vereadores e o público presente sobre grave doença que vem causando enormes prejuízos aos citricultores, a chamada “Greening”, considerada a pior doença dos citros no mundo, também chamada de “Huanglongbing” (HLB).  
A doença foi detectada em 2004, em pomares das regiões centro sul do Estado de São Paulo. As plantas contaminadas produzem menos frutos, ficam menores, com menor quantidade de sólidos solúveis por caixa, maior acidez, menor ratio e queda percentual do suco. O sintoma inicial do Greening aparece geralmente em ramo que se destaca pela presença de folhas amareladas em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados.
O agrônomo Walderi A. Leite, do IMA, alertou que com a evolução da doença há intensa desfolha dos ramos afetados, e os sintomas começam a aparecer em outros ramos da planta e contamina toda a copa, inclusive com o surgimento de seca e morte de ponteiros. Aparecem também acentuados sintomas de deficiência de zinco nas folhas dos ramos afetados. Segundo o agrônomo, o agente causador da doença é a bactéria chamada “Candidatus Liberibacter SSP”, que vive e se desenvolve no floema das plantas. Nos pomares paulistas, em plantas cítricas com sintomas da doença, foi constatada a forma asiática “Candidatus Liberibacter Asiaticus”, e uma nova forma desconhecida de bactéria somente encontrada no Brasil. As duas espécies de bactérias, bastante agressivas, também foram encontradas na planta ornamental conhecida como murta, falsa murta ou murta de cheiro (Dama da Noite), hospedeira do vetor da bactéria. Segundo decisão do Ministério da Agricultura, o citricultor é a pessoa mais indicada para enfrentar o Greening, o seu olhar atento é que manterá seu pomar livre da doença.
A Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento determina que o produtor é quem deve fazer as inspeções da doença em seu pomar. Toda a planta com sintoma deve ser imediatamente eliminada. O IMA está distribuindo uma cartilha completa sobre o Greening juntamente com a Portaria 1133, de 13 de abril de 2011, que estabelece procedimentos complementares e delimita as áreas para adoção de medidas de prevenção e erradicação do Greening em Minas Gerais. Mais informações no site: www.ima.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3522-4036 / 4073.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 

0 comentários:

Postar um comentário