segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Este herói: o professor!

Todo professor deve sua educação a outros professores. Todo médico foi aluno de vários professores. Presidente da República, governadores, senadores, deputados, prefeitos, enfim todo aquele que ocupa um cargo honorável, só o conseguiu porque vários professores contribuíram, cada um com sua parcela, para esse profissional ocupar esse espaço na sociedade. Mas será que esses profissionais ou governantes se lembram de seus professores? Será que realmente consideram o professor uma pessoa importante na sua vida? Ou nem se lembram mais quais foram seus professores? Isso é o mais provável!
Por que será que essa pessoa_ o professor_ que cumpre sua missão, sim MISSÃO, porque é muito mais que uma simples profissão, é muito mais que colaborar na formação de um profissional, bem sucedido ou não, é um verdadeiro missionário (Missionário: “aquele que recebeu ou assumiu a incumbência de realizar determinada tarefa ou promover a sua concretização” _ Dicionário Houaiss). E por que então este profissional não recebe o devido respeito por parte da sociedade? Por que são pagos altíssimos salários a deputados que gozam de mordomias à custa do povo, à custa dos cidadãos que pagam seus impostos, mas nem sempre sabem para onde vai seu suado dinheirinho?  Mas o professor, ou mestre, que é parte do contexto histórico-social de qualquer   sociedade letrada, consciente e organizada, sobrevive, isso mesmo, sobrevive, com um salário que mal dá para pagar as despesas do mês. Que triste ironia! 
Mas, pensando bem, para que professor em um país em que se pode chegar à Presidência da República sem ter um diploma? Ou pior ainda, um país onde  um  palhaço analfabeto (Tiririca)  é o deputado mais votado? Quer mais?


Professora Nilzinha


0 comentários:

Postar um comentário