quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Monte Santo de Minas finalmente entra para o Balaio Mineiro

Apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem sido fundamental para o desenvolvimento do artesanato monte-santense

Lilinha, secretária Municipal de Educação e Cultura, observando as peças de artesanato no stand da Criart    


Monte Santo: E foi em São Sebastião do Paraíso que os artesãos monte-santenses puderam provar o gosto doce do fruto do trabalho bem feito, da possibilidade da geração de renda e do crescimento sustentável através de sua arte. De 8 a 12 de outubro Paraíso recebeu uma edição do Balaio Mineiro na Praça do Fórum (ou Praça da Fonte). Desta vez Monte Santo de Minas, através da CRIART – Associação dos Artesãos de Monte Santo de Minas era uma das orgulhosas expositoras, com seu próprio stand e direito a faixa. “É uma conquista memorável para o produtor artesanal e servirá como ferramenta poderosa para a geração de renda e fomento do artesanato, cultura e turismo em nossa Monte Santo de Minas”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Ângela Dias Flauzino (Lilinha), toda orgulhosa e satisfeita durante visita ao Balaio nessa segunda-feira, dia 10 de outubro, juntamente com o Diretor do Departamento de Esporte, Lazer e Turismo, André Barbosa de Oliveira. “Assistir os artesãos de Monte Santo trabalhando de forma associativa, coordenada, irmanados por um objetivo maior e numa feira deste porte é uma benção e dá sentido a criação do Cidadão das Artes”, diz André Oliveira. No stand de Monte Santo estavam a Sra. Maria Celeste Marcelino, contratada da Secretaria de Assistência Social e uma das mentoras do processo todo, e artesãs monte-santenses, membros da Associação. 
                  A Presidenta da Criart, Rosa Pelicer, chama a atenção para a importância da participação no Balaio e acredita que a Associação, apesar do potencial imenso, ainda tem muito a caminhar: “As artesãs devem entender o tamanho do compromisso assumido e da necessidade de garantir uma produção vendável e de qualidade, já que de 25 em 25 dias temos a obrigação da participação em uma feira vultuosa e com grande público”. Monte Santo fez muito bonito entre as suas colegas de Balaio, uma vez que nossa cidade possui peculiaridades não encontradas em outras comunidades. O bordado refinado e criativo de nossas artesãs dificilmente é visto em outros stands. Mas não será só com o bordado que Monte Santo pretende enriquecer o Balaio. Teremos artesanatos em fibras naturais, em madeira, em bambu, obras de artistas plásticos, esculturas em gesso, etc. 
                  O Balaio Mineiro Uai é uma federação de associações de artesãos e produtos caseiros do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.  Os municípios participam de maneira itinerante com exposições de uma grande gama de produtos. O projeto está mudando a vida de muitos trabalhadores do ramo. A Associação de Artesãos de Monte Santo participará daqui para frente de todas as feiras do Balaio. As artesãs e artesãos se reúnem todas as segundas e sextas-feiras no Espaço Cidadão das Artes, sob orientação de Maria Celeste. As meninas já estão produzindo em ritmo acelerado, já de olho nas próximas exposições.  A Secretária Lilinha garante que em breve teremos uma edição do Balaio Mineiro Uai em Monte Santo. Venha fazer parte da Criart. O telefone do Espaço Cidadão das Artes é 3591.3269.

0 comentários:

Postar um comentário