segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PSF Dona Mariúcha lança Programa de Controle de Hipertensos em sua área




No dia 22 de setembro de 2011 teve início o Programa de Controle de Hipertensos do PSF Dona Mariúcha. Já em execução pelo PSF, o programa de controle de Hipertensão Arterial e Diabetes faz parte das obrigações do PSF e do pacto municipal de saúde. 
A diferença deste momento criado pelo PSF é que tem o objetivo de controlar essa população específica, traçando estratégias individuais e coletivas para a redução do risco cardiovascular da mesma. Assim quantificando as necessidades desta população específica ficará mais coerente seu acompanhamento e o oferecimento de atendimento diferenciado. 
Lembramos que hoje estudos demonstram que não é o suficiente apenas o controle da pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica) e do açúcar alto no sangue (Diabetes Mellitus) para reduzir os riscos de infarto e derrame. É necessário parar de fumar, manter o peso, praticar atividade física e ter uma alimentação saudável. Seguindo esses “conselhos”, provavelmente nossa população não apenas evitará o infarto e o derrame, mas aqueles que ainda não têm doença, não desenvolverão nem hipertensão arterial, nem diabetes.
Desta forma nosso Programa de Controle de Hipertensos não é apenas um programa de controle de doença. É principalmente um Programa de Promoção da Saúde.






0 comentários:

Postar um comentário