segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Audiência Pública debate implantação do Plano Municipal de Habitação em Monte Santo

Da esquerda para a direita: Jairo Jerônimo, Lilinha, Dr. Júlio,
prefeito Militão e João Romeu



Monte Santo: Foi realizada na segunda-feira última, 26, às 10h00, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT -, a primeira Audiência Pública Para Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS -, que foi coordenada pela empresa Objetiva Administração de Negócios Ltda., com sede na cidade de Iracemápolis/SP., devidamente contratada para a elaboração e planejamento do PLHIS em Monte Santo de Minas. O evento contou com a participação do prefeito Militão Paulino de Paiva, dos secretários Municipais João Romeu, Maria Ângela Dias Flausino (Lilinha), Jairo Jerônimo, do Procurador do Município Dr. Júlio César Prates, da advogada Municipal Dra. Patrícia Lodi Chagas, do pároco da Igreja Matriz São Francisco de Paulo padre Elias Zago, do presidente da Associação Comercial de Monte Santo João Saulo Fernandes, de presidentes de Associações de Bairros e de populares. Pela empresa Objetiva estiveram presentes Godofredo Bulhões de Carvalho Brazzalotto, o arquiteto Thiago Medeiros Daister e a assistente social Roberta Montanheri. De acordo com os dirigentes da Objetiva, o PLHIS será implantado em Monte Santo após cumprir três etapas: 1ª) Proposta Metodológica; 2ª) Diagnóstico da Situação Habitacional e 3ª) Plano Estratégico. 
Godofredo Bulhões, que dirigiu a audiência, disse que o evento faz parte da 1ª etapa da elaboração do PLHIS em Monte Santo de Minas, que pretende identificar o déficit habitacional no município, realizando ainda mais uma previsão para os próximos 12 anos na área. Segundo ele, 2023 será o ano da saturação habitacional no país. “Precisamos identificar qual é o déficit habitacional em Monte Santo de Minas, discutir e elaborar o Plano Municipal de Habitação com diversos atores sociais e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo”, explicou, salientando que o município tem até o mês de dezembro para complementar o serviço com o cumprimento de mais duas etapas dos trabalhos. Em sua fala durante a audiência, Godofredo fez explicações sobre a Lei 11.124 de junho de 2005, aprovada durante o governo do ex-presidente Lula, que criou o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, que tem como objetivo possibilitar aos municípios brasileiros a implantação do PLHIS e, com isso, alavancar projetos de habitação popular no sentido de diminuir o déficit habitacional em cada município. Disse ainda, que em Monte Santo já foi criada uma Comissão constituída por profissionais da área e de funcionários da Prefeitura, para acompanhamento dos trabalhos junto ao Conselho Gestor. Também deixou clara a importância da participação popular, uma vez que o programa beneficiará principalmente as famílias de baixa renda. 
Falando para a nossa “Folha”, o prefeito Militão disse que “o problema habitacional de Monte Santo é grande, precisamos de um programa como este para solucioná-lo”, salientando em seguida que “a presença da população é fundamental, uma vez que o plano deve ser elaborado com a participação popular. Nesse sentido, serão feitas mais duas audiências públicas, sendo que na última serão apresentados os resultados dos trabalhos”, frisou. Já o secretário de Assistência Social, Jairo Jerônimo, cuja secretaria deverá se constituir no “carro chefe” do PLHIS, disse que o Plano, além de ser um instrumento que vai identificar o quadro de habitação no município, deixará a Prefeitura apta a firmar convênios com o Governo Federal na área de habitação social. “Uma necessidade, além de ser uma exigência, pois teremos até o final deste ano para realizar todos os enquadramentos exigidos para a nossa participação no PLHIS”, completou. 
Na foto os representantes da Objetiva Administração de Negócios:
Godofredo, Thiago e Roberta  

0 comentários:

Postar um comentário