quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP - foi um show de interação e conhecimento de alunos de agropecuária do Brasil


A OBAP organizada e realizada pelo IFSULDEMINAS foi direcionada à estudantes do ensino médio integrado/concomitante e subsequente com o curso técnico em agropecuária, com o objetivo de integrar, incentivar e discutir os ensino técnico em agropecuária no país. Se inscreveram mais de 350 equipes de 25 Estados da Federação, que realizaram 3  etapas virtuais, através de avaliações de múltipla escolha.
Classificaram para a 4ª fase (presencial) que aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro, na cidade de Pouso Alegre, 50 equipes do ensino médio integrado/concomitante ao técnico e 8 equipes subsequente de 20 instituições do Brasil. As melhores equipes de cada Região da União (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) e as cinco equipes que obtiverem melhor pontuação geral nas 3 fases iniciais, tiveram suas despesas custeadas pelo IFSULDEMINAS e CNPq.
Os membros das melhores equipes do subsequente (5) e do ensino médio integrado/concomitante (15) receberam medalhas e a melhor equipe do ensino subsequente, assim como, a equipe que apresentou o melhor estudo de caso e as 5 melhores equipes do ensino médio e a melhor do equipe do subsequente receberam netbooks e troféus.
O resultado final do subsequente teve como equipe campeã a representante do IFSC campus Camboriú e como 2o, 3o, 4o e 5o colocados, as equipes do IF Catarinense campus Videira, IF Rondonia campus Cacoal, IF Acre campus Cruzeiro do Sul, respectivamente. No ensino médio integrado/concomitante a equipe campeã foi a equipe IF Agripec do IF Triângulo Mineiro campus Uberlândia que representará o Brasil na  International Earth Science Olympiad (IESO), competição anual de Ciências da Terra que acontecerá na Argentina em 2012, seguido pelas equipes Elite do IF do Espírito Santo campus Itapina, Triangulinos do IF Tirangulo Mineiro campus Uberlândia, Agiul do IF Fluminense campus Bom Jesus e  Agricolinos de Sertão do IF Rio Grande do Sul campus Sertão. Um ponto alto da cerimônia foi a entrega dos troféus e netbook aos melhores alunos da OBAP.
Compuseram a mesa de honra do evento o reitor substituto do IFSULDEMINAS, Renato Ferreira de Oliveira, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Marcelo Bregagnoli, o diretor geral do campus Inconfidentes, o diretor de pesquisa e inovação Éder José da Costa Sacconi, o coordenador geral do campus Pouso Alegre, Elias Paranhos da Silva e contou com a participação da Orquestra de Violões do campus Inconfidentes. Segundo o pró-reitor professor Marcelo Bregagnoli, houve uma interação saudável e muito oportuna entre os diversos estudantes do país da área e o evento colocou o a área agrária como uma das 11 Olimpíadas estudantis do Brasil. Para o ano de 2012, o IFSULDEMINAS submeterá novamente a proposta ao CNPq, mas a realização da fase presencial ficará a cargo de outra Instituição.

0 comentários:

Postar um comentário