terça-feira, 22 de maio de 2012

TRIBUTO AOS 80 ANOS DO AMÉRICO DE PAIVA

5ª Avenida

        Simplesmente, AMÉRICO DE PAIVA, o jovem Educandário completa seus 80 anos de ensino neste 16 de maio de 2012.

Sete horas da manhã de uma segunda feira qualquer. Vejo professores e alunos alinhados, mãos postas no peito, frente ao pavilhão do Brasil, entoando o Hino Nacional. Respeito, civismo... era mesmo assim, lindo!
Com tamanha saudade vou percorrendo aqueles corredores e ao abrir cada porta me deparo com meus antigos e diletos professores. Então, peço licença para entrar e neste instante toda a classe de alunos se levanta para me receber. Era mesmo assim...lindo! 
Dona Tosca Tavares de Lima pediria, então, que todos se levantasse, orfeonicamente, ela lecionava o Canto e a Música; Dona Fúlvia Carvalhaes de Freitas, a mestra inesquecível que nos ensinou a amar a nossa maravilhosa Língua Portuguesa; Dr. Antonio Ernesto Coelho, o temido mestre da Matemática; Dona Maristela Ernesto Espósito que nos atraia para a História da Humanidade; Dona Aparecida Thercilia Zaghini Piccinini que conseguia a proeza de nos fazer entender a complicada Matemática; Dona Selma Silva Stracieri que nos levava a conhecer o mundo, suas capitais, seus rios e relevos ensinando-nos a Geografia; Dona Mariquita Mafra que ora nos chamava de anjos e ora nos mantinha ocupados com os Trabalhos Manuais;Prof. Jairo Palacini jogando o giz para o alto e promovendo o ensino das declinações do terrível Latim; Dona Jandira Goulart, com seus incontáveis “ nés “, ia nos guiando pela Literatura afora; Dr .Aristides Cunha em suas aulas de Biologia, cruzando os cromossomos e nos dando uma noção exata da genética; Dr. Tito Lívio Lages da Silva Pontes, o ilustre mestre da Pedagogia; Dona Jacy Lima nos exercitando com 1000 abdominais às cinco da matina, para justificar a Educação Física; Dona Santuza Vieira Mazzaro com toda sua gentileza nos levava à Pintura; Prof. Wilson José Parisi e Dr. Brasiliano Santana, nossos diretores, a eles o meu respeito. Já que falo de saudades, as lembranças me remetem até José Antônio de Paula Braga, o severo secretário de nossas notas e boletins; senhor Caetano Leone que não permitia a nossa entrada de blusa transparte e nem a falta da gravata; Vicente Pereira Lima, o Major, como carinhosamente o tratávamos; a figura simpática de Júlinho Santana nos vigiando nos recreios; a pontual Petronilha Paulino da Costa, simplesmente, Pedra, que badalava o sino, anunciando o início das aulas e para nosso alívio, também, sinalizava o final delas; a figura única do Pierrô e a sua misteriosa cafua. Eles partiram, habitam outras dimensões mas entre nós ficou a palavra e o aprendizado destes tempos.
As lembranças agora se voltam para aqueles que, também, escreveram esta história e estão por aqui para contar : Dr. Lysias Paulino Luz na Geometria nos habilitava o uso do compasso e do esquadro;Dona Diva Vilas Boas, pacientemente, nos levava à pintura e Desenho; Dona Selma Buffoni que nos exercitava nas experiências do laboratório das Ciências Naturais; Dona Maria Edna Angeli Arruda, a rigorosa professora daAdmissão;Dona Elza Faria com seu alto astral e nos falando de Psicologia; Dr. Sadi, o charme em pessoa, a nos introduzir o ubiquol Inglês; Pitucha e Valderes Aschar  chamando a nossa atenção para o biquinho do entojado Francês; Dona Maria Aparecida Esteves com seus gráficos da pesada Estatística;Dona Marlene Felix Pucci Palacini que nos fascinava com suas aulas de Didática e nos fez apaixonar pelo Pequeno Príncipe, ainda que ninguem tenha se candidatado a miss. 
Agora, ouço um forte apito, rufar de um tarol, a fanfarra está a postos, comandada por Dr. Humberto Falbo e começa o grandioso desfile para a comemoração de mais um 16 de maio, data cívica da comemoração do Aniversário do Américo de Paiva.
E, assim conto a minha história, vivida neste Educandário, do qual me ufano e quem quiser que conte outra.

Wandaeleusa

0 comentários:

Postar um comentário