terça-feira, 22 de maio de 2012

Cachoeira e Demóstenes

Conforme hábito, estava eu lendo a bíblia, no evangelho de Mateus, capitulo 23, versículo 27 - 28, onde se diz:” Ai de vos, escribas e Fariseus hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia! Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” E por incrível que pareça minutos depois recebo a revista Veja com letras caprichadas “ NAS AGUAS DO CACHOEIRA”. Ao ler o conteúdo da revista, lembrei-me das aulas de Historia da querida Dona Maria Estela Ernesto Espósito quando ensinava sobre Demóstenes, orador grego que viveu de 384 – 322 A.C. e seu nome significa “ A FORÇA DO POVO”. Ele era gago e corrigiu sua dificuldade de prosódia, colocando pedrinhas na boca e se esforçava para falar discursando enquanto corria nas praias de sua terra, falando com firmeza e de forma muito convincente, conseguiu corrigir a gaguez. 
Demóstenes seguiu os passos de outro grande orador de seu tempo que se chamava Calístrato e orador naquele tempo corresponde a advogado hoje. Demóstenes, o grego, provou que a educação de um homem se faz pelo ensino, pelo esforço e pelo exemplo. O grande mérito de Demóstenes foi ter defendido Atenas das garras de Felipe e seu filho Alexandre o Grande. Mesmo assim, depois de algum tempo, Atenas capitulou, ficando sob o domínio de Felipe.
Já o Senador da República Demóstenes L. X. Torre que há tempo defendia a moral, ficha limpa, decoro e  honestidade destacou-se como integrante de uma quadrilha habilitada em explorar jogos ilegais e levantar contratos para empreiteiras na administração pública. Demóstenes foi apanhadonaquilo que mais condenava em público, portanto, um hipócrita e interiormente um Sepulcro Caiado como já foi citado. E como estamos cheios de cemitérios com políticos – sepulcros caiados. Bem, é que esses ossos antes de se tornarem pó, estão sendo exumados, revelando a falsa moralidade caiada por fora. Enxovalhadas pelas águas do Cachoeira (Carlos Augusto Ramos) que mantinha relações próximas com políticos de vários partidos, entre eles o PSDB e PT. A máfia deste chefão além dos jogos ilegais tinha um contato que cuidava de contratos com poder público. Quero ver como os ilustres causídicos contratados por eles por altíssima soma de dinheiro vão defendê-los e livra-los desta pintura a cal tão branquinha, sinal de paz e pureza de intenções. Notável observar é o fato de que as cachoeiras se originam por dois motivos fundamentais quais sejam pela pouca resistência das rochas pela erosão por onde corre uma grande massa líquida e pelas falhas nos relevos que se seccionam dando origem às quedas de água. O destino das cachoeiras é regredir, voltando rio acima se transformando em corredeiras, devido ao procedimento erosivo causado pela água. Vamos olhar a coincidência ao contrário nos significados dos nomes dos contraventores: Demóstenes, senador terá força do povo para junto com Cachoeira voltar rio acima, às origens, e quem sabe, para um dia, começarem de novo procedendo como o defensor Demóstenes, o grego, defendendo a pátria sem cachoeiras poluídas de bichos e tentáculos cujos meios de que a ambição e astúcia se valem para alcançar e apreender aquilo que os tenta em todas as direções e cuja bolsa de tinta como a dos polvos serve para turvar as águas e facilitar-lhes a fuga. Acharam eles, que os brasileiros eram um deserto árido sem Deus, ar, luz e sem racionalidade. Demóstenes quis carregar tanta coisa e acabou se afogando nas aguas barrentas do Cachoeira.


Professor Adhemar

0 comentários:

Postar um comentário