sexta-feira, 11 de maio de 2012

Logo oficial da Copa América de Basquete Masculino sub-18 é apresentada em São Sebastião do Paraíso

Atletas da seleção também se apresentam


Apresentação da seleção sub-18 que disputará a Copa América
S.S.do Paraíso: Programada para o mês de junho, a Copa América de Basquete Masculino categoria sub-18 anos teve apresentada oficialmente sua logomarca no último domingo, 06 de maio, na Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso, MG, local da disputa da competição. O evento também foi marcado pela apresentação dos atletas e da comissão técnica da seleção brasileira da categoria que disputará o campeonato, seleção esta que iniciou no mesmo dia sua preparação em busca do título da Copa América e uma das 4 vagas para o Campeonato Mundial sub-19, a ser disputado em 2013.
       Estiveram presentes à apresentação o diretor de seleções da Confederação Brasileira de Basketball-CBB, Vanderlei Mazzuchinni, o subsecretário de esportes do Estado de Minas Gerais, Adenilson Idalino de Sousa, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, o vice-prefeito Márcio da Silveira, o secretário de esportes do município, Mariano Bícego, o vereador e presidente da Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso, Aílton Sillos e o vereador Walker Américo. 
Inicialmente os jogadores da seleção sub-18 se apresentaram e impressionaram os presentes pelo porte físico e condição atlética, passando um impressão positiva a todos. A seguir o secretário Mariano Bícego deu as boas vindas aos atletas e comissão técnica, ressaltando a parceria da cidade com a Confederação Brasileira e com o Governo de Minas, que tornaram possível a vinda da competição para o município. O diretor de seleções Vanderlei Mazzuchinni agradeceu a parceria com a cidade e o estado mineiro, destacando a importância da Copa América no cenário esportivo internacional e o fato do Brasil não sediar uma competição masculina da Federação Internacional de Basquete-FIBA há mais de 10 anos, desejando boa sorte aos atletas. O representante do governo mineiro, subsecretário Adenilson Sousa, mostrou em sua fala o que a competição pode representar para o estado já que atrairá pessoas e recursos para a região, divulgará o município e Minas Gerais no cenário internacional e incentivará os jovens talentos de Minas e do Brasil, reafirmando a parceria com a cidade e com a CBB. Finalizando, o prefeito Mauro Zanin agradeceu a confiança da CBB e da FIBA para a realização da competição em Paraíso, destacando a parceria com o governo de Minas não só na Copa América mas na conclusão da Arena Olímpica e em programas de esporte oferecidos aos jovens paraisenses.
         A seguir, Vanderlei Mazzuchinni e Adenilson Sousa decerraram a logo do evento, apresentando-a aos presentes. A logo tem um design onde se misturam a bandeira do Brasil e de Minas Gerais e uma bola de basquete estilizada, acompanhadas do logotipo da FIBA Américas.
Encerrada a cerimônia, Vanderlei falou com os atletas e comissão da seleção sub-18, que se apresentaram no domingo. 27 jogadoras foram convocados pelo técnico Demétrius Ferraciú e vão ficar treinando até o início de junho, quando ele e os demais componentes da Comissão Técnica irão decidir quais os 12 jogadores formarão a equipe para defender a invencibilidade brasileira, já que estes atletas vem de uma campanha invicta no sul-americano de 2011.
A Copa América dá quatro vagas para o Campeonato Mundial Sub-19, que será disputado no ano que vem na República Tcheca. O Brasil vem de uma campanha invicta no Campeonato Sul-Americano Sub-17 e vai mostrar uma geração muito alta, forte e com um potencial técnico muito bom. O técnico Demétrius, por exemplo, não esquece de fazer elogios ao grupo e a campanha que realizou na Copa América: “Realmente é uma geração de muito futuro e que a CBB vem dando uma atenção muito grande”, disse o treinador.
A Seleção Brasileira está no Grupo A, ao lado dos Estados Unidos, México e Ilhas Virgens, enquanto que na Chave B ficaram a Argentina, Canadá, Porto Rico e Colômbia. O sistema de disputa do campeonato é simples, com as seleções jogando na primeira fase no mesmo grupo, classificando os dois primeiros para as semifinais. Além da classificação, os quatro que saem para as semifinais, já estão garantidos no Mundial do ano que vem.
A estreia do Brasil será no dia 16 de junho, às 18 horas, contra a seleção do México.
Na apresentação deste domingo, não houve treino. Os jogadores começaram a preparação na segunda-feira (07/05), quando iniciaram exames médicos e testes físicos. Demétrius Ferraciú pretende fazer uma etapa muito boa de treinamentos para avaliar os jogadores e fazer o primeiro corte. “Ainda falta confirmar, mas existe a possibilidade de realizar um torneio com as equipes do outro grupo. Isso seria ótimo para avaliarmos cada jogador que estiverem no grupo”, disse o treinador. 

0 comentários:

Postar um comentário