sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ford já produziu 2 milhões de veículos em Camaçari

Com capacidade para 250 mil veículos anuais, fábrica baiana alcança marca em 10 anos e meio
Depois de alcançar a marca de 800 mil unidades do Fiesta Rocam hatch produzidas em Camaçari, entre 2002 e 2012, a Ford atinge agora 2 milhões de veículos fabricados em seu complexo industrial na Bahia, inaugurado há 10 anos e meio. Além da variante dois volumes, a fábrica inaugurada em outubro de 2001 produz a versão sedã do modelo e o utilitário compacto EcoSport. A segunda geração do jipinho, aliás, foi desenvolvida no Centro de Engenharia da montadora na América do Sul – um dos oito espalhados pelo mundo –, também localizado no polo de Camaçari. 
Divisor de águas na história da Ford no país, o complexo de Camaçari se consagrou com o Amazon, no início dos anos 2000, quando a marca norte-americana decidiu estrear uma nova família de modelos compactos que acabou dando origem ao Fiesta e sua derivação SUV. A marca do oval azul investirá R$ 4,5 bilhões até 2015 para alcançar o ritmo de 300 mil carros por ano. O foco agora está nos projetos globais. Além do novo EcoSport, que será produzido em outros países e vendido em mais de 100 mercados diferentes, a fábrica de Camaçari deve ficar responsável pela produção nacional do New Fiesta, que atualmente é importado do México.
Atualmente, a unidade produz 250 mil veículos por ano – 912 veículos por dia e 1 veículo a cada 80 segundos. Além disso, a Ford construirá uma fábrica de motores na cidade baiana, com capacidade para 210 mil unidades por ano e investimentos totais de R$ 400 milhões. A nova unidade, que complementará a produção de propulsores da fábrica de Tatuí, no interior de São Paulo, ficará a cargo de um projeto global, ainda não confirmado pela montadora. O complexo industrial de Camaçari, situado a 3 km do Polo Petroquímico e a 50 km da capital Salvador, tem 4,7 milhões m² de área total e 1,6 milhão m² de área construída, e já abriga 28 fornecedores da marca no Brasil.
Fonte: motordream.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário