terça-feira, 22 de maio de 2012

Guaranésia participa do Encontro Ambiental sobre Bacias Hidrográficas



Guaranésia:  Aconteceu nos dias 9 e 10 de maio de 2012, na cidade de Poços de Caldas, a tão esperada reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas dos afluentes Mineiros dos Rios Mogi Guaçu e Pardo (CBH, Mogi/ Pardo), no qual as palestras no primeiro dia trataram de gerencia de integração com as políticas ambientais, gerencia de apoio aos comitês de monitoramento de efluentes, resíduos sólidos urbanos, zoneamento ambiental, estudos de projetos, criação do Codema legislação e política de meio ambiente, dentre várias palestras.  
Guaranésia participou com cinco representantes, sendo: Nadia Cristina representando o setor do Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Helena Pereira Dias, representando o setor de Educação, Paulo Roberto Gomes, representando a Copasa, André Luiz, Analista Ambiental da SIAC, Fernando Marceline, representando o Grupo Tece Bem. Estas pessoas representarão o município de Guaranésia juntamente com o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, na busca de melhorias para a sociedade na questão ambiental, montando projetos para que se alcance bons resultados. 
No evento foi possível interagir com os demais municípios presentes, realizando dinâmicas e levantar os pontos principais que devem ser levados em considerações na questão ambiental. No grupo que estava Guaranésia também estiveram Muzambinho, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Arceburgo. Os principais pontos levantados por estas cidades foram: tratamento de esgoto, resíduos sólidos (desde a coleta até a destinação final do lixo), mata ciliar, recuperação de nascentes e educação ambiental. Estes itens foram levantados para serem destinados ao Comitê CBH Mogi/ Pardo e também para ser apresentado aos órgãos estaduais competentes, buscando a qualidade de vida ambiental de nossa região. Deste grupo ficou como representante dentro do Comitê o diretor de Meio Ambiente de Guaxupé Mozart Faria, de Guaranésia Nadia Cristina, de Arceburgo Ademir. Estas pessoas serão responsáveis pelo monitoramento e apresentar as necessidades de nossa região, bem como buscar os recursos e soluções. Os palestrantes foram os órgãos da FEAM, IGAM, SUPRAM, SEMAD, professora da PUC de Poços de Caldas e o designer Pedro Brandão da cidade de Andradas.

0 comentários:

Postar um comentário