segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prestação de contas - Prefeitura de Monte Santo encerra o 1º quadrimestre do ano com mais de R$ 5 milhões em caixa

Prefeito Militão ao lado de Carla Adriana fazendo sua prestação de contas


Monte Santo: Nesta quinta-feira passada, 14, em seu gabinete o prefeito Militão Paulino de Paiva, ao lado da diretora do Departamento de Contabilidade Carla Adriana Piccinini Giacomelli, efetuou a prestação de contas do 1º quadrimestre do exercício de 2011. A prestação de contas contou com as presenças dos vereadores Flávio da Silva Santos, presidente da Câmara, Osvaldo de Paula e Maria Isabel Viana dos Santos, dos secretários Municipais João Romeu, de Administração, Jairo Jerônimo, de Assistência Social, José Maurício Lima Rezende, de Saúde, Maria Ângela Dias Flausino (Lilinha), de Educação, Mário Luz Neto, de Transportes e Obras Públicas, do Procurador do Município Dr. Júlio César Prado, da diretora do Departamento de Finanças Adriana Farres, e de Régis Moretti, assessor do Prefeito.
Secretários e vereadores examinando as contas
da Prefeitura no 1º quadrimestre



O prefeito Militão iniciou a prestação de contas com o seu semblante transmitindo muita alegria, pois os números que eram explanados pela diretora do Departamento de Contabilidade, Carla Adriana, e conferidos pelos vereadores e demais presentes, eram tão expressivos que soavam como uma bela música pelos quatro cantos do gabinete.
Números expressivos
O destaque ficou por conta dos investimentos na área de Saúde, que já superou o percentual a ser aplicado durante todo o exercício de 2011 e que é exigido por Lei. A aplicação em despesas com a Saúde tem um percentual mínimo de 15% e que no 1º quadrimestre do ano já atingia 15,92%. Também na Educação os números são bem expressivos, pois do percentual mínimo obrigatório de 25% a ser aplicado anualmente neste setor, a secretária Lilinha comemorava junto com o prefeito Militão a aplicação de 22,71% de janeiro a abril deste ano. Ainda na área de Educação, o Fundeb também se sobressaia com 53,52% aplicados no 1º quadrimestre, sendo que o percentual exigido por Lei é de 60% no ano. 
Mas, o anúncio mais comemorado foi o demonstrativo da situação financeira da Prefeitura, que apresentou um valor de R$5.721.996,14 (cinco milhões, setecentos e vinte e um mil, novecentos e noventa e seis reais, quatorze centavos) em caixa neste 1º quadrimestre de 2011. A folha de pagamento da Prefeitura fechou o quadrimestre com um percentual de 48,17%, bem abaixo do limite legal que é de 54% da receita corrente líquida. 
Cobrança
A rejeição do CREAS, Projeto de Lei de grande alcance social, que os vereadores da base oposicionista rejeitaram por 5 votos contra 4, e as diversas correções exigidas por esses mesmos vereadores para votarem o Orçamento da Prefeitura para 2012, foram alvos de muitas reclamações do prefeito e de seu secretariado para o presidente do Legislativo, vereador Flávio da Silva Santos. Militão falou em “bom senso”, uma vez que a rejeição do CREAS “não me prejudica, mas sim a nossa população mais necessitada”, asseverou o prefeito. Também solicitou para que na Câmara tenha “menos política”, pois de acordo com o prefeito a Mesa Diretora do Legislativo tem segurado alguns Projetos de Lei. “Estão fazendo política e com isso prejudicam a população”, frisou. Quanto ao Orçamento da Prefeitura para 2012, Militão lembrou que estão usando de “dois pesos e duas medidas”, isso porque “os itens do nosso Orçamento é o mesmo que vocês (vereadores) aprovaram em 2009 (governo de Sandra Cecílio) para 2010”. Flavinho argumentou que os cursos que ele e outros vereadores têm participado, mostraram que é preciso efetuar as correções no Orçamento. Disse ainda, que tem trabalhado para a “harmonia entre os poderes”, mas que tem encontrado algumas dificuldades pelo trauma causado pela cassação da ex-prefeita Sandra Cecílio. 
Depois deste momento de “bate-papo” paralelo, a prestação de contas foi encerrada com o prefeito Militão agradecendo ao seu secretariado e a todos os funcionários da Prefeitura que, segundo ele, ajudaram na conquista desses números positivos pela a atual administração.      

0 comentários:

Postar um comentário