segunda-feira, 25 de julho de 2011

Paraatleta monte-santense tem conquistado várias medalhas em competições nacionais

Monte Santo: A jovem paraatleta Paola Agda Rocha e Santos, foto, de 17 anos, que na verdade nasceu em Ribeirão Preto/SP, mas radicada em Monte Santo de Minas, tem se tornado especial nos meios desportivos monte-santenses pela sua performance de conquistas nas competições que participou. Portadora de deficiência física pela sua estatura tem 1,09 metros de altura, mas com o apoio de seus familiares deu uma “guinada” em sua vida e se tornou uma paraatleta de sucesso e, com certeza, terá um futuro brilhante se continuar a se dedicar como vem fazendo. 
De acordo com seu tio Marinho, “Paola viveu um período triste e de incertezas, mas a família se uniu e procurou incentivá-la para o esporte. Mudamos esta realidade quando conhecemos os coordenadores da APP – Associação Paradesportiva Paulistana -, com sede em Santa Cruz das Palmeiras, que tem como presidente Denis e sua esposa Gilmara, aos quais devemos nossos agradecimentos. A APP tem como objetivo inserir as pessoas portadoras de deficiência nas práticas esportivas, levando-as a ter uma vida digna, ativa e mais feliz. Após nosso contato, recebemos o convite para levar a Paola para a AFA- Academia de Força Aérea - em Pirassununga/SP, local onde várias pessoas com deficiência física, visual e mental, participam de treinamentos de Atletismo e Natação. O objetivo disso tudo é levar  uma melhor qualidade de vida, promover e incentivar a prática de atividades esportivas, culturais e oficinas terapêuticas, visando à habilitação, a reabilitação e a inclusão social  e também á inserção destes á participarem dos diversos eventos, torneios e competições regionais e nacionais que vão acontecendo durante o ano. Com a integração entre várias pessoas convivendo com as diversas deficiência, elas passam a sentirem-se úteis, vivas, ou seja se sentem gente normal. Foi o que aconteceu com a Paola, sua vida melhorou e muito, agora ela passa a aceitar sua realidade, sua deficiência com mais alegria. O que queríamos para a Paola era exatamente isso, porém ela conseguiu mais”, disse com satisfação.
 Paola, com sua dedicação e talento, através do projeto “Nadando para Vencer” da APP, conseguiu os seguintes resultados: Troféu Amigos da Natação: 1º lugar em todas as modalidades que disputou (50 metros borboleta,; 50 metros livre e 50 metros peito), ela participou em 3 cidades diferentes: São Sebastião da Grama, Pirassununga e Mococa. No dia 10 de junho último participou, juntamente com o técnico da seleção mineira, da seletiva em Poços de Caldas “Paraolimpíadas Escolares do Estado de Minas Gerais”, onde conseguiu índices para a etapa de Uberlândia. Na seletiva em Uberlândia “Paraolimpíadas Escolares do Estado de Minas Gerais”, que foi disputada nos dias 08 e 09 de julho, Paola conseguiu os índices que possibilitaram sua convocação pelo técnico da seleção mineira, professor Gustavo Portugal, para integrar a equipe que vai representar o estado de Minas Gerais no nacional, que será realizado em São Paulo, nos dias 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de agosto próximo. Lá estarão todos os estados brasileiros representados. Paola competirá nas seguintes modalidades: 50 metros livre; 100 metros livre; 400 metros livre e 50 metros borboleta. No Circuito Nacional Loterias Caixa Etapa Campinas/SP, que foi disputado nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho passado, a paraatleta monte-santense conseguiu duas medalhas de bronze e um 4.º lugar e também foi selecionada para disputar a próxima etapa em São Paulo, aonde competirão os melhores atletas paraolímpicos do Brasil. Esta etapa será realizada nos dias 05, 06 e 07 de agosto próximo. Ao encerrar, Marinho disse para a nossa “Folha” que “aqui estaremos torcendo para que ela consiga bater os índices necessários para ser chamada para a Seleção Brasileira Paraolímpica”. Em seguida salientou que “estamos muito felizes, e agradecemos a equipe da APP Dênis e Gilmara, ao Plínio da Academia que está cedendo a piscina para os treinamentos da Paola aqui em Monte Santo e a Prefeitura (André /Jairinho/Lilinha e o prefeito Militão), que está nos apoiando nas viagens para os treinamentos de final de semana e nas competições”.

0 comentários:

Postar um comentário