sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prefeitura de Monte Santo inaugura o Espaço “Cidadão das Artes”

Os produtos dos artesãos foram expostos para o público

Prefeito Militão quando inaugurava o “cidadão das Artes”

André de Oliveira o idealizador deste importante projeto

Rosa Pelicer presidente da Associação de Artesãos de Monte Santo

O grande público que compareceu elogiou a iniciativa


Monte Santo:- Na noite desta quinta-feira última, 7, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço “Cidadão das Artes”, idealizado por André de Oliveira, diretor do Departamento Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, que contou com a presença do prefeito Militão Paulino de Paiva, de secretários municipais, vereadores, artistas plásticos, artesãos e artesãs, profissionais da área de Educação e de um grande número de pessoas da sociedade monte-santense.
O evento foi aberto com mensagens ecumênicas proferidas por Norma Silva (Centro Espírita Amor e Caridade) e pelo pastor Luiz Henrique (Igreja Presbiteriana). Em seguida várias autoridades fizeram uso da palavra, todas enaltecendo e valorizando este novo espaço da arte de Monte Santo de Minas, ressaltando a iniciativa de André de Oliveira que teve esta brilhante idéia de criar um espaço, onde os artesãos e artesãs poderão expor e comercializar seus produtos e, com isso, gerando mais renda familiar.
Rosa Pelicer, presidente da Associação de Artesãos de Monte Santo, destacou em sua fala que “a criação de um espaço específico para o fomento de iniciativas que visem à expansão da arte e da cultura, nos leva a crer que o poder público volta seu olhar para este campo tão rico da atividade humana”.
Já André de Oliveira, o idealizador deste espaço, salientou que “este espaço simples, rústico e caseiro, será pioneiro na região e se permitirá ser valente. Será um espaço de resgate sociocultural. Acolherá as maravilhas artístico-artesanais desse povo criativo que já tem no sangue essa tradição da manufatura da arte e a produz desde antes da nossa fundação. Essa arte que não se mostra. É grande, porém acanhada. Vem de uma tradição que se passa de mães para filhas, de pais para filhos ou que simplesmente brota sem pedir licença das mentes desses nossos jovens artistas contemporâneos, vindo não se sabe de onde, indo não se sabe para que lugar. Entretanto, esse espaço também resgatará as nossas principais virtudes ao incentivar a amizade e a tolerância, o respeito às diferenças e as peculiaridades de cada um e o culto a natural beleza da humildade e da simplicidade nas expressões e ações humanas, quando imbuídas de sentimentos de amor e do bem e desprovidas de orgulho e vaidade...”. André fez questão de salientar que o Espaço “Cidadão das Artes” “é apolítico, o Cidadão das Artes será um espaço de culto a todas as manifestações das artes: do teatro a literatura, das artes plásticas ao artesanato com fibra naturais, da confeitaria artística a culinária artesanal, etc. O Cidadão das Artes terá um café-bar, com doces e salgados típicos, sucos naturais e o nosso famoso café. Por fim, seremos um espaço de entretenimento e convivência, de mostras e exposições, de sarais, de apresentações musicais e teatrais, um espaço de encontro, bate-papo e de formação de opinião”.
 Ao discursar o prefeito Militão, emocionado, agradeceu a todos que colaboraram para que este projeto tenha se concretizado. Depois, o prefeito descerrou a fita na entrada do Espaço “Cidadão das Artes”, inaugurando, assim, um importante espaço cultural para Monte Santo de Minas. Em seguida, André de Oliveira convidou a todos para entrarem, conhecerem as artes expostas e participar de um coquetel.

0 comentários:

Postar um comentário