sexta-feira, 1 de julho de 2011

Encontro de Companhias de Reis encerra com chave de ouro as festividades de aniversário de Monte Santo





Além das Companhias de Reis no encontro teve também
Terno de Congo e Grupo de Pastores

Monte Santo:  A cidade de Monte Santo de Minas acordou neste domingo passado, 26 de junho, ao som do canto e no ritmo das Companhias de Reis, que se apresentavam no 1º Encontro de Companhia de Reis do Coreto do Jardim Velho, evento que encerrou as festividades de aniversário da cidade. A Praça Joaquim Bernardes, popularmente conhecida como Jardim Velho, desde as 09h00min da manhã recebia um grande público, na maioria devotos dos três Santos Reis, para assistir as apresentações das Companhias de Reis de diversas cidades da região, neste 1º Encontro de Companhia de Reis do Coreto do Jardim Velho, promovido pela Prefeitura Municipal e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Uma equipe coordenada pelo Cabo Juvenil tratou da preparação do evento, inclusive na efetivação dos convites as 27 Companhias de Reis que se apresentaram neste Encontro. Arceburgo, Guaranésia, Muzambinho, Guaxupé, Conceição Aparecida, Jacui, Itaú de Minas, Mococa, São Sebastião do Paraíso, Santa Cruz da Esperança, entre outras cidades que compareceram. Foi um domingo onde a tradição cultural e religiosa foi marcada pela crença dos devotos dos três Santos Reis, crença esta que em Monte Santo de Minas encontra um grande número de fiéis. Também é bom destacar, que além dos devotos uma parcela significativa do público presente ao Jardim Velho era composta por pessoas adeptas a tradição do folclore e essas pessoas vêem na Companhia de Reis uma tradição da cultura popular trazida pelos portugueses, logo após o descobrimento do Brasil.
Daniel Camilo, experiente apresentador deste tipo de festa, abriu o evento agradecendo a presença do grande público chamando, em seguida, o padre Tadeu dos Reis Ávila, do Seminário São Camilo, para abençoar a festa, e o prefeito Militão Paulino de Paiva para a abertura oficial do evento. Por sua vez, Militão que é fervoroso devoto dos três Santos Reis, pediu o amparo, proteção e as bênçãos dos três Santos Reis para toda a população monte-santense e depois de receber a Bandeira da Companhia de Reis do distrito de Milagre, deu por aberto este 1º Encontro de Companhia de Reis do Coreto do Jardim Velho. Uma a uma das Companhias foram se apresentando e dentre estas apresentações tivemos dois Ternos de Congo e um Grupo de Pastores, sendo este da cidade de Carvalhópolis. O apresentador Daniel Camilo, que faz parte da associação que rege as normas das Companhias de Reis de todo o sudoeste de Minas, a todo instante ressaltava a importância do fervor aos três Santos Reis, mas a par das tradições cristãs, também enaltecia a importância da tradição folclórica, cultural e artística das Companhias de Reis. O apresentador fez questão de frisar, que o almoço oferecido pela Prefeitura aos componentes das Companhias de Reis foi estendido para todos aqueles que quisessem comparecer. “Monte Santo está muito bem dirigida, este prefeito é um homem simples e cristão, por isso suas ações são sempre voltadas para o povo. Prova disso é esta magnífica festa, que estamos participando neste dia tão abençoado”, salientou. 
Para a nossa “Folha”, o prefeito Militão, ainda carregando a Bandeira da Companhia de Reis, ressaltou a importância de manter viva e forte esta tradição em Monte Santo. “Ouvindo a cantoria pensei em como são poucas as cidades que podem afirmar que têm uma Folia de Reis. Somos Monte Santo de Minas, por isso temos que perpetuar as tradições de fé, culturais e artísticas da nossa cidade”, afirmou o prefeito, arrematando que “estamos fechando com chave de ouro as comemorações destes 191 anos de nossa querida Monte Santo de Minas”. Jairo Jerônimo, secretário Municipal de Assistência Social, um dos organizadores da festa, disse que “o que estamos fazendo aqui hoje é de grande importância religiosa, de tradição e cultural. Temos de nos orgulhar muito da nossa cidade, das nossas festas porque somos de uma cidade que perpetua tradições, mas que não estavam encontrando apoio e que de agora em diante serão resgatadas pelo governo do Militão”. A festa foi encerrada com uma apresentação brilhante do Grupo de Congada de Nova Resende, com o congadeiro João Cirineu puxando um verso atrás do outro enaltecendo o povo e a cidade de Monte Santo, além de enveredar também pelos versos religiosos. Foi um encerramento apoteótico, com o público aplaudindo entusiasticamente a performance do congadeiro e de seu batalhão. Logo após a apresentação desta congada, aconteceu a queima de fogos pirotécnicos com cascatas e aparição das imagens dos três Santos Reis e de Nossa Senhora Aparecida.


1 comentários:

ola muito bom saber que estão preservando as cia de reis e louvor a santos reis mais nois de Tapiratiba - sp não estamos recebendo mais convite para participarmos do encontro de vcs.

Postar um comentário