sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prefeitura realiza magnífico desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade



A organização coube à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e contou com todas as escolas do município, além de fanfarras e banda marcial de cidades convidadas

Monte Santo: A população monte-santense ficou atônita e procurava adjetivos para qualificar a beleza do desfile cívico, que acabara de presenciar na manhã de quinta-feira, 23 de junho. O desfile, que fez parte dos eventos realizados em comemoração aos 191 anos da cidade, teve como local de concentração a Praça Joaquim Bernardes (Jardim Velho) e depois percorreu a Rua Dr. Pedro Paulino da Costa e contou com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município, além da Fanfarra Municipal de Capetinga, Fanfarra São Gabriel de Cássia e da Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho/SP. “Foi um show!”, exclamou uma senhora que assistiu ao desfile. E ela tinha razão, pois jamais foi visto na história de Monte Santo um desfile cívico tão bonito, bem elaborado, alegre e acima de tudo criativo. A secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Ângela Dias Flausino (Lilinha), disse que “contando com a brilhante participação de todas as escolas municipais, estaduais e particulares, além das fanfarras e banda marcial convidadas, apresentamos este desfile para homenagear e expressar o imenso amor que todos nós sentimos por nossa cidade”.
Desfile
A Escola Estadual de Educação Especial Padre Pascoal Berardo foi a primeira a desfilar e apresentou o tema “Direito da pessoa com deficiência”, enfatizando a importância deste trabalho realizado em nosso município. Em seguida se apresentou a Pré-Escola Municipal Maria José Grassano juntamente com os Centros Municipais de Educação Infantil e representaram no desfile a tradição das festas populares, trazendo o carnaval (Braz e Belém), a Folia de Reis e também a Cavalgada. A primeira fanfarra a desfilar foi a Fanfarra Municipal de Capetinga, que com seus acordes abriu espaço para a entrada do Centro Educacional Alcides de Paula Braga, que de acordo com o tema apresentado cumprimentava a todos os cidadãos pelo compromisso que durante toda a história do município tem transparecido na valorização da educação. “Monte Santo, o Centro Educacional te saúda na figura destes pequenos e vigorosos alunos!”. O distrito de Milagre se fez presente com a Escola Municipal Florianita de Paiva Gomes, que desfilou saudando os profissionais da área de saúde: Especialistas, serviços e campanhas que a área de saúde e Assistência Social promovem na cidade e no distrito de Milagre. Também do distrito a Escola Estadual de Milagre desfilou com um tema demonstrando a importância da agricultura no município, representada pelo cultivo do café e da cana de açúcar. O som de mais uma fanfarra abrilhantava ainda mais o desfile e recebia muitos aplausos do grande público presente em toda a extensão da Pedro Paulino. A Fanfarra São Gabriel de Cássia, com muitas evoluções saudava Monte Santo por mais um aniversário. A Escola Degraus foi a primeira escola particular a se apresentar e veio homenageando os imigrantes que fizeram de Monte Santo sua terra natal. Os alunos da escola representaram a contribuição dos imigrantes na formação do povo monte-santense. O esporte, a cultura e a ciência foi o tema da Escola Estadual Dr. Wenceslau Braz, que pelos eventos e projetos desenvolvidos como formadores de cidadãos e construtores desta história representados pelo esporte, teatro, pela gincana, feira cultural e cientifica. A escola particular Escola Nova “Criança & Cia” apresentou o tema: “Parabéns Monte Santo de Minas – Sua história, seu povo e seu futuro...”. Arrancando muitos aplausos do público a Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho/SP evoluiu pela Pedro Paulino tocando músicas populares e com evoluções muito bem sincronizadas. Em seguida desfilaram os alunos do programa Projovem, da Assistência Social da Prefeitura de Monte Santo, com as seguintes oficinas: Teatro, Dança, Taekwondo. Futsal e futebol de campo. Encerrando o desfile a Escola Estadual Américo de Paiva apresentou o tema: “Feliz aniversário Monte Santo - Alunos e funcionários comemoram e festejam com alegria os 191 anos de nossa cidade”. Com a ala “Quem ama, cuida”, a escola quis destacar a idéia de preservação, respeito e cuidado que deve ser dispensado a nossa Terra.               
Carros alegóricos e fantasias
Surpreendente, foi o termo usado pelo prefeito Militão Paulino de Paiva, que no local onde se concentravam as autoridades assistiu ao desfile ao lado da 1ª Dama, dona Cláudia. A secretária Municipal de Educação e Cultura, Lilinha, ao descrever o evento salientou que o planejamento deste desfile contou com a colaboração de representantes das escolas e entidades envolvidas que participaram desde a escolha do tema até a confecção de carros alegóricos e fantasias. “Carros alegóricos maravilhosos, bem elaborados e de muito bom gosto, as fantasias das alas obedecendo ao tema proposto pela escola ou instituição. Creio que foi um desfile magnífico!”, exclamou a secretária. 
Antes dessa administração, há muito tempo a cidade não presenciava um desfile de tamanha magnitude. Militão elogiou também a qualidade dos carros alegóricos e lembrou a importância da participação conjunta entre governo municipal, escolas (professores e equipe), alunos e também os pais e, até mesmo, a comunidade que ajudou na confecção dos carros, apontando isso como um belo exemplo que a população proporciona às crianças de valorizar sua história e de seu povo. Ele agradeceu o apoio da Polícia Militar, das fanfarras e banda de outras cidades, o departamento de transporte e todos os setores da Prefeitura envolvidos. “Esse foi um dos melhores desfiles realizados em Monte Santo”, concluiu Militão. Além do prefeito, da 1ª Dama, e da secretária Municipal de Educação e Cultura, também estiveram presentes as seguintes autoridades: subprefeito do distrito de Milagre Juvenil José Coelho e esposa, José Maurício Lima Rezende secretário Municipal de Saúde, Mário Luz Neto secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Jairo Jerônimo secretário Municipal de Assistência Social, João Romeu secretário Municipal de Administração, Régis Moretti assessor do prefeito, Plínio Pereira Quinetti presidente do Programa Bem Viver, vereadora Maria Isabel Viana dos Santos, vereador Ronaldo Bernardo (Bernardão), Padre Elias Zago, pároco da Igreja Matriz de São Francisco de Paulo, além de diretores escolares e profissionais de educação.


   

0 comentários:

Postar um comentário