segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estoque de suco brasileiro é o menor em 20 anos, relata CitrusBR

Volume reflete a queda de produção tanto no Brasil quanto na Flórida (EUA)



Os estoques globais de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) brasileiro atingiram em 30 de junho o menor nível em duas décadas, somando 214,369 mil toneladas. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos - CitrusBR, o volume - 53% menor que o registrado em junho de 2008 - corresponde a apenas sete semanas de consumo do produto no mercado mundial e reflete a queda de produção no último ciclo tanto no Brasil quanto na Flórida (EUA), além de um maior consumo entre os americanos no ano passado.
Para Christian Lohbauer, presidente executivo da CitrusBR, os números devem segurar a pressão que a safra 2011/2012 exercerá sobre os preços, já que o Brasil começa a colher uma produção estimada em 387 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja e os Estados Unidos produziram outras 139 milhões de caixas. 
– Por sorte temos um estoque baixo ou seria um desastre completo para os preços – diz o executivo.
 Na Bolsa de Nova York os preços do suco de laranja fecharam com alta nesta segunda, dia 18. Segundo Lohbauer, há influência do estoque baixo, mas o dado é apenas um dos fatores que o mercado considera, lembrando que a bolsa movimenta não mais que 15% do volume de suco produzido.
 Para ele, os preços futuros seguirão acompanhando a perspectiva de safra grande no Brasil, mas também as doenças que ameaçam os laranjais nacionais e os da Flórida, como o greening. A CitrusBR informa que os dados têm como base levantamento realizado por auditorias em cada uma das empresas associadas, e depois consolidado por auditoria independente.
Fonte Agência Estado


0 comentários:

Postar um comentário