segunda-feira, 25 de julho de 2011

AUTO JFP - Embreagem



O que prejudica sua embreagem? Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem:


- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes;
- nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio; esse hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo;
- não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma;
- não acione e desacione bruscamente a embreagem para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível;
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas;
- nunca saia com o veículo em segunda marcha;
- evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.
Pedal duro e ruídos
Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que se desgastam simultaneamente e, portanto, não devem ser esquecidos. 
Problemas de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo, estão relacionados a componentes que formam o sistema de acionamento da embreagem. Por esse motivo o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário.
Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem dura e ruídos de acionamento: 
- Desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa) – o desgaste do tubo poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruídos;
- desgaste nas hastes do garfo de acionamento – num garfo em boas condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar arredondada.
Fonte: http://www.webmotors.com.br

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