segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prefeitura de Passos penaliza usuários do SAAE

Passos: O deputado Cássio Soares recebeu a visita em seu gabinete do Diretor-Geral da Arsae-MG - Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais, Antônio A. Caram Filho, para esclarecimentos sobre a revisão tarifária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - Passos. Em janeiro de 2011, o Município de Passos assinou convênio com a ARSAE. Em seguida recebeu pedido do SAAE de Passos para um reajuste tarifário para recomposição do nível de receita devido à inflação ocorrida desde o último reajuste de maio de 2009, de 29,53%. Ou seja, há dois anos houve um aumento bem acima da inflação do período, como justificativa a manutenção do nível de receita para possibilitar a continuação do plano de investimento, principalmente em estações de tratamento de água e de esgoto.
           A ARSAE em seu relatório conclui que “como a aplicação do reajuste tarifário parte do pressuposto que a prestadora esteja em equilíbrio econômico-financeiro, optamos por antecipar a Revisão Tarifária devido AOS ALTOS INVESTIMENTOS RECENTES, OS EMPRÉSTIMOS CONTRAÍDOS JUNTO À CAIXA FEDEREAL, O FISAN E O ELEVADO REAJUSTE DE 2009 (grifo nosso), observados no SAAE de Passos. “O que precisa ficar claro para a população é que não podemos abrir mão de investimentos no SAAE, mas a Prefeitura Municipal tem grande responsabilidade nesse alto reajuste para as contas dos usuários ao optar por não contribuir no pagamento de seu próprio consumo”, afirma Cássio Soares.
O impacto nas contas da Prefeitura é mínimo em relação à sua arrecadação: aproximadamente 88 mil reais por mês. Nesse caso o reajuste para o consumidor seria de apenas 0,84%. Mas, não é isso o que pode acontecer. O consumidor passense, pela total falta de planejamento da Prefeitura de Passos pode ter sua conta reajustada em 8,83%.

0 comentários:

Postar um comentário