sexta-feira, 1 de julho de 2011

AUTO JFP - Aquaplanagem


Você já deve ter ouvido falar em aquaplanagem, mas sabe o que isso realmente significa, que conseqüências pode trazer, os riscos que você corre? Bom, vamos tentar falar um pouquinho sobre esse assunto.
A aquaplanagem, nada mais é do que um fenômeno que acontece com seu carro quando, você passa por uma “lâmina” de água, e os pneus acabam perdendo o contato direto com o solo, pois ele não consegue fazer a drenagem dessa água que está na pista pelos sulcos do pneu.
Observa-se que esse fenômeno ocorre com mais facilidade em rodovias planas e bem pavimentadas, e quando o veículo encontra-se em alta velocidade.
Se você alguma vez se deparar com essa situação, procure não se desesperar, e sim manter a direção firme, e procure não frear e nem mesmo mudar o volante bruscamente de direção, vá soltando o pé do acelerador e logo perceberá que o carro voltará ao seu controle.
Fique atento também ao estado de seus pneus, afinal, pneus lisos ou que não estejam em boas condições, irão aumentar suas chances de passar por esse problema, já que quase não existem sulcos em pneus nesse estado, e são os sulcos que escoam a água na banda de rodagem, e evitam que o efeito da aquaplanagem ocorra.
Lavar o motor do seu carro pode trazer problemas para o seu desempenho
Essa é uma prática que pode danificar seu motor. Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Contudo, hoje em dia, a invasão da eletrônica nos veículos trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Afinal, muito mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô, por isso, muitos postos nem oferecem mais este tipo de serviço, pois não estão aptos a prestarem tal serviço.
Para manter o motor brilhando, a alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
Descansar o pé no pedal da embreagem.
O ideal é que você não deixe o pé no pedal da embreagem, pois, mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Além do problema no carro, você evitará sua reprovação na prova pra tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Lembre-se, você deve apoiar sua perna esquerda no assoalho, ao lado do pedal.

0 comentários:

Postar um comentário