sexta-feira, 20 de abril de 2012

Saúde pública com qualidade exige infraestrutura adequada, em Arceburgo tem.















Arceburgo: A nossa “Folha” tem acompanhado de perto a atuação do governo de Antonio Roberto da Costa, o Toninho da Bolsa, na administração do município. É inegável que em todas as áreas da administração, o prefeito arceburguense tem demonstrado muita competência no gerenciamento do dinheiro público. Ganha com isso a população de Arceburgo por ter um gestor dinâmico, competente e acima de tudo transparente, no comando da Prefeitura. O setor da saúde, por exemplo, tem sido notável no desempenho de suas inúmeras funções, isso porque, além do planejamento de governo de Toninho da Bolsa, tem como secretária Municipal de Saúde a Dra. Luciana Ribeira da Costa Cili, que tem desempenhado um papel fundamental para que o setor de saúde do município preste, cada vez mais, uma atenção qualificada à população. 
      A saúde pública depende do envolvimento das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), porém a dedicação dos prefeitos é de fundamental importância, pois os investimentos de Arceburgo na área da saúde representam 80% dos recursos totais gastos na saúde. Portanto saúde pública de qualidade se faz com dedicação dos gestores e prefeitos, instalação física adequada, material de consumo de qualidade e acima de tudo dedicação dos profissionais e envolvimento da população.
     Arceburgo conta hoje com uma infraestrutura em saúde adequada, tendo em vista que todos os prédios públicos foram construídos e ou reformados nos últimos 06 anos, como se pode observar abaixo:
- Reforma do 1º pavimento do Hospital Municipal, reinaugurado em 30/08/2006;
- Construção do Complexo de Saúde Dr. Nickson Russo inaugurado em 22/06/2007, onde oferece serviço de fisioterapia, exames laboratoriais e serviços de secretaria de saúde;
- Reforma do Pronto Atendimento e 2º pavimento do Hospital Municipal, reinaugurado em 24/06/2008 com serviços de urgência e emergência 24 horas, internação e maternidade “Dona Zé”.
- Construção da Unidade da Rede Farmácia de Minas - Farmácia Básica, inaugurada em 12/02/2009; 
- Construção do PSF Sátyro Coelho de Moraes 3º PSF, inaugurado em 12/02/2009;
- Reforma e Ampliação do Centro de Saúde, reinaugurado em 01/05/2010, prédio que abriga vigilância em saúde (epidemiologia e vigilância sanitária); 
- Reforma e Ampliação do PSF São Sebastião, reinaugurado em 01/12/2010; 
- Construção da sede própria para o PSF Dr. Nickson Russo, reinaugurado em 24/06/2011.
     A Secretaria Municipal de Saúde conta com 140 funcionários, sendo 90% servidores efetivos. Falando para a nossa “Folha” a secretaria Luciana Ribeiro da Costa disse que “como gestora me orgulho de ver na prática o resultado de planejamento orçamentário, capacitação das equipes, aprimoramento online, estabilidade de trabalho, criação de coordenadorias, e envolvimento das diversas secretarias (educação, assistência social, infra-estrutura, administração, assessoria técnica e meio-ambiente), que junto ao bom relacionamento com a população nos permitiu desenvolver atividades de promoção, prevenção e recuperação da saúde”. O prefeito Toninho da Bolsa salientou que “aproximando o Dia do Trabalho gostaria como prefeito parabenizar o trabalho dos funcionários da saúde pela dedicação e envolvimento nas ações efetuadas no município, é visível o envolvimento da população e a melhora na qualidade de vida. E como cidadão arceburguense gostaria de agradecer o atendimento, a eficácia e a qualidade do serviço. Graças a vocês pude ter raízes nessa cidade, pois foi aqui que meu neto Gustavo da Costa Cili, 116º bebê arceburguense, com muito orgulho, nascido na Maternidade “Dona Zé”, reinaugurada no dia 24/06/2008”, enfatizou. 

0 comentários:

Postar um comentário