quarta-feira, 11 de abril de 2012

Proteja-se dos resfriados e alergias no outono

Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença quando se trata da sua saúde

No outono, estação cheia de variações de temperatura e de tempo, com manhãs frescas e tardes quentes e ensolaradas, é comum que os resfriados e também as gripes ataquem quem não está com a imunidade bem reforçada.
Além disso, essa é uma época em que a umidade do ar geralmente fica mais baixa, o que pode facilitar o desencadeamento de alergias. Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados para se proteger desses males que podem afetar a saúde durante o outono.
Felizmente, é possível se proteger e proteger sua família dos resfriados comuns desta época do ano tomando algumas precauções. Confira a seguir o que você deve fazer para diminuir as chances de sofrer com esses possíveis problemas.
Os cuidados devem começar com você e com os filhos, se você tiver. Mantenham a higiene em dia, lavando sempre as mãos para evitar contaminação de vírus da gripe. Também se deve evitar ficar em lugares fechados com muitas pessoas, como salas de aula pequenas e abafadas, shoppings ou ônibus muito lotados.
Para se proteger ainda mais, o ideal é investir em boa alimentação para que o sistema imunológico esteja em pleno funcionamento e consiga combater os resfriados e alergias. Recomenda-se também manter o corpo hidratado, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia, especialmente nos dias quentes e secos.
Sugere-se também aplicar soro fisiológico nas narinas entre três a quatro vezes ao dia para evitar que a mucosa fique ressecada ou ainda que haja congestionamento nasal. Recomenda-se, ainda, evitar ao máximo as bruscas mudanças de temperatura, como sair de um ambiente refrigerado e se expor às altas temperaturas ao sol.
Quanto aos cuidados relacionados à sua casa, uma das dicas é investir em um bom umidificador de ar para combater a baixa umidade. Porém, este deve ser sempre higienizado e verificado para evitar a proliferação de fungos devido à extrema umidade dentro do aparelho.
Em relação ao ar condicionado, seu uso deve ser evitado, pois ele diminui a umidade do ar e pode desencadear crises alérgicas se não estiver higienizado apropriadamente.
Ao fazer a faxina na casa, evite usar vassouras, pois elas levantam a poeira. Em vez disso, prefira usar um aspirador de pó seguido de um pano úmido para remover totalmente a poeira sem espalhá-la no ar. Não deixe objetos empilhados pela casa, eles podem acumular sujeira e dificultar a limpeza total dos ambientes.
A roupa de cama deve ser trocada entre uma e duas vezes por semana. Se você tem tapetes, cortinas e muitas almofadas pela casa, o ideal é remover esses objetos ou mantê-los sempre limpos, livres de poeira e de ácaros. Entretanto, o ideal é não ter esse tipo de decoração em casa, afinal esses objetos facilitam o acúmulo de poeira e as crises de alergia.
Outra dica é manter os ambientes sempre bem arejados, para evitar o surgimento de ácaros e fungos. Verifique sempre as áreas que podem ter mofo, como o banheiro e a bancada da pia na cozinha.
Tome os cuidados recomendados e mantenha sua casa e sua vida livres de desencadeadores dos resfriados, alergias e também do vírus da gripe durante os meses que compreendem o outono. Assim, você pode aproveitar o que esta estação tem de melhor a oferecer sem sofrer com problemas de saúde.
Fonte: www.dicasdemulher.com.br

0 comentários:

Postar um comentário