quarta-feira, 11 de abril de 2012

População aprova ações de Toninho da Bolsa na área de saúde


SAÚDE NO BAIRRO- VILA PROGRESSO 


GRUPO DE GESTANTES 

GRUPO QUALIDADE DE VIDA(HIPERTENSO E DIABÉTICOS)

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NO MUNICÍPIO

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NO MUNICÍPIO

SAÚDE NAS EMPRESASSUPORT REI

SAÚDE NAS EMPRESASPERDIGÃO

SAÚDE DA MULHER

SAÚDE BUCAL 

CINE PIPOCA – ADOLESCENTES

Atividades no Parque Ambiental(incentivo ao esporte e prática de atividade física)

Atividades no Parque Ambiental(incentivo ao esporte e prática de atividade física)

SAÚDE NAS ESCOLAS 

Reunião na comunidade sobre os benefícios da alimentação saudável e sobre a linhaça 

Atividades referentes ao dia mundial de combate à AIDS 


Arceburgo: O município de Arceburgo ganhou destaque em toda região por ter no setor de saúde um exemplo de gestão pública. Entre as principais estruturas mantidas pela administração do prefeito Antonio Roberto da Costa, o Toninho da Bolsa, estão o Hospital Municipal, a Unidade Básica de Saúde e os PSFs. Além destas estruturas, o setor que é dirigido pela Dra. Luciana da Costa Cili, vem implementando várias ações e serviços de saúde melhorando a qualidade de vida da população. “Estamos aos poucos construindo um verdadeiro complexo de saúde que não deixará nada a desejar a nenhum município de grande porte”, comentou o prefeito
Toninho da Bolsa. 
       Contando com cobertura de 100% na Atenção Básica, com 3 PSFs em ótimas condições físicas que oferecem atendimento médico de clínicas básicas, pediátrica, ginecológica e psiquiátrica, atendimento odontológico de tratamento, prevenção e informação, além de atendimento de enfermagem, psicólogo, nutricionista e de educador físico, conta também com visitas mensais de toda a população pelo Agente Comunitário de Saúde e o Agente Sanitário de Endemias (SUCAN). O Programa Saúde da Família tem seu trabalho pautado na informação, prevenção e agravos de patologias, portanto estes profissionais oferecem atendimento tanto individualizado como coletivo, dentro e fora das unidades. Atendem todos os ciclos da vida: gestante, criança, adolescente, homens, mulheres e idosos. “A nossa proximidade com as pessoas é grande e passamos a conhecer individualmente a situação de cada família; fazemos amigos e estamos sendo reconhecidos pelo profissionalismo e humanização dos serviços”, salientou Dra. Luciana.
         Como serviço de apoio no município o SUS atende cardiologia, ortopedia e fisioterapia, além do apoio diagnóstico laboratorial e de imagem (ultrassom, e Raio X). Foram realizados no município em 2011 86.800 procedimentos na área da saúde, tanto na atenção básica quanto na especializada. O Pronto Atendimento conta com médico plantonista 24 horas, serviço de enfermagem, farmácia, apoio diagnóstico laboratorial e de imagem alem motoristas. Realizou 122 transferências de pacientes graves através do SUS FÁCIL em 2011. 
     O Hospital Municipal é mantido exclusivamente por recursos oriundos da Prefeitura Municipal, por não ser a política federal abrir novos pequenos hospitais. O hospital conta com 12 leitos nas clínicas básicas, ginecológica, obstetrícia e pediátrica, realizando no ano de 2011 60 internações em clínicas básicas, e 61 internações em obstetrícia, “o que mostra um quadro de 61 novos ARCEBURGUENSES que vieram ao mundo em nossa cidade”, frisou Dra. Luciana, e ainda foram internados 121 pessoas no Hospital Municipal no ano de 2011. Além de encaminhar os pacientes diariamente para cerca de 12 cidades de Minas e São Paulo em consultas agendadas pelo SUS, o município contrata serviços de 2 consórcios intermunicipais o CISLAGOS (Consórcio Intermunicipal da Região dos Lagos) e o CONDERG (Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista). Serviços realizados em 2011: 9.362 procedimentos realizados pelo SUS, via Secretaria de Saúde; 1.960 procedimentos realizados pelo prestador CISLAGOS; 611 procedimentos realizados pelo prestador CONDERG.
A melhor nota do setor de saúde do estado
       A saúde de Arceburgo vem cumprindo sua meta de oferecer serviços de qualidade priorizando o paciente, investindo tanto na questão básica (vacinas, medicação, PSFs...) quanto na especializada (consultas especializadas, internação hospitalar, partos...) é o que mostra o IDSUS, índice federal que mede a qualidade dos serviços SUS, onde Arceburgo pontuou com 6,16; sendo a nota maior recebida pelo estado de Minas Gerais e acima da média do BRASIL (5,47), com índice de 5,87 – numa escala de 0 a 10 – Minas é o estado melhor colocado do Sudeste e o 4º melhor entre as 27 unidades da Federação, atrás de Santa Catarina (6,29; Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,90).
“Recebemos este resultado como um estímulo, pois demonstra que estamos no caminho certo, propiciando que o cidadão arceburguense tenha uma vida de qualidade e produtividade. Encontramos muitos desafios no SUS, pois é um sistema complexo e de apenas 24 anos, com uma enorme rede de serviços e contratos. Sabemos que nós gestores e cidadãos somos parte fundamental para o controle e crescimento do SUS. A Prefeitura Municipal de Arceburgo em breve entregará ao cidadão Arceburguense um manual da saúde municipal, que mostra onde cada um será atendido”, pontuou o prefeito Toninho da Bolsa ao encerrar.

0 comentários:

Postar um comentário