quarta-feira, 11 de abril de 2012

Arantes reitera importância de cooperativas participarem de processos licitatórios em reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo



Deputado Antônio Carlos na reunião da Cecoop e reiterou a importância de as cooperativas participarem dos processos licitatórios.


“Precisamos comemorar a ação do presidente do Tribunal de Contas de Estado, conselheiro Antônio Carlos Andrade, em revisar o parecer de consulta, (439.155, do ano de 1997), que impedia às cooperativas de participarem de licitações e certames públicos.” Com esta frase o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes (PSC) iniciou sua participação na segunda reunião ordinária com os conselheiros do Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP – MG), convocada pelo presidente da associação, Marco Antônio Rodrigues da Cunha e realizada recentemente. Arantes que considerou a reunião produtiva, disse ver avanços nos trabalhos, frutos da parceria entre a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) e a CECOOP. Como exemplo citou a liberação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) e da Prefeitura de Betim em permitir que as cooperativas participem dos processos licitatórios. O parlamentar lembrou que a Organização das Nações Unidades (ONU) declarou 2012 como ano do cooperativismo. E anunciou seu anseio em comemorar esta definição com uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para que as cooperativas e órgãos empenhados apresentem números do setor e proponham medidas e mais melhorias. 

Festa para o cooperativismo
No mesmo caminho, o presidente da OCEMG, Ronaldo Scucato, noticiou a realização de um evento já agendado para 26 de julho, com o intuito de comemorar a iniciativa da ONU em homenagear as cooperativas. O evento será no Buffet Catarina e logo na abertura terá a apresentação do Corpo de Dança do Sesi Minas. “Vamos fazer uma festa para entrar na história”, afirmou.  
Desburocratização 
Ao longo da reunião, foi discutida a necessidade de desburocratização dos processos que engessam o funcionamento do setor, da economia e do país.  Como contratações, e liberações de obras e cooperativas no estado. A seguir, foram apresentados e discutidos projetos para melhorias das cooperativas e do estado em geral. A regulamentação e cadastro das cooperativas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) esteve entre eles. Na semana posterior ao feriado de Páscoa será agendada uma reunião em que os conselheiros, munidos de carta da base do cooperativismo, irão ao TCU requer medidas de adequação ao registro e taxas específicas às cooperativas. O próximo encontro do CECCOP está previsto para a primeira semana de junho.  

0 comentários:

Postar um comentário